Conteúdo principal

Dívidas sob controle

Especialmente após a pandemia, organizar as finanças tornou-se algo bem mais desafiador, e muitos empreendedores viram as dívidas crescerem nesse período. A boa notícia é que existem alguns caminhos para controlar a situação, manter as dívidas sob controle e sair da inadimplência, por maior que sua dívida possa parecer. 

"Tomando pé" da situação

De acordo com o Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, planejamento é a palavra-chave. “No primeiro momento, o empreendedor precisa estudar o próprio negócio e se organizar para ter total conhecimento e controle sobre quais são seus gastos fixos, seu fluxo de caixa e quais custos ele consegue cortar sem prejudicar o andamento da empresa”, orienta.

 

Solucionando o problema

Depois de entender a situação da empresa e se organizar, é hora de partir para a negociação. “O melhor caminho para solucionar as dívidas é a negociação com parceiros, fornecedores e outros credores. Também existem linhas de crédito subsidiadas, como o Pronampe, que podem ajudar a evitar a inadimplência”, afirma Genero. 

 

Fuja do rotativo

Um dos grandes vilões da saúde financeira é o crédito rotativo do cartão de crédito. Segundo Sidney Marcelino Quitéria, gerente de negócios do Sicoob Credicopa, de Patos de Minas (MG), a taxa de juros do rotativo está entre as mais altas do mercado e varia, em média, de 4,15% a 20% ao mês. Isso significa um valor acumulado entre 62% e 834% ao ano. 

“Quando a fatura do cartão de crédito não é paga, o cliente passa a acumular juros muito altos em sua dívida, o que pode virar uma bola de neve se não for rapidamente controlado”, explica. 

Se o valor não for quitado em até 30 dias, a instituição financeira gera uma linha de crédito com parcelas e juros menores para o devedor. Quitéria orienta que, com um bom score, o empresário pode negociar condições melhores – menos juros e parcelas que cabem no seu bolso. “O ideal é sempre conversar com seu gerente antes de cair no rotativo, e procurar opções adequadas ao caixa da empresa”, comenta.

Calcular a dívida total e o valor das parcelas é importante para que o empresário não pague um valor muito maior do que a dívida original. 

 

O que é inadimplência?

Ter contas a pagar é algo normal e comum para pessoas físicas e jurídicas. Mas, quando a dívida não é paga, vem a inadimplência. 

Isso afeta o Serasa Score, a pontuação de crédito dos brasileiros, tanto de pessoas como de empresas. Uma nota alta (de 500 a 1000 pontos) indica um bom pagador. E abaixo disso indica problemas na hora de pagar as dívidas em dia e, com isso, as condições de crédito ficam menos vantajosas. 

 

O que é Pronampe?

A sigla quer dizer Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Em 2021, o Pronampe tornou-se permanente. O prazo para pagamento é de 36 meses e a taxa de juros anual é a Selic + 6%.

Terra à vista

Quando você não consegue manter as dívidas sob controle, pode parecer difícil sair dessa situação, mas conhecimento é a melhor ferramenta para a saúde financeira do seu negócio.

  • Avalie todas as dívidas da empresa, os prazos e os juros. Estude também quais são os custos e onde é possível reduzir sem afetar a qualidade do produto ou serviço.

  • Entenda qual é o fluxo de caixa – ou seja, quanto sai e quanto entra de dinheiro. Assim, será mais fácil desenhar um plano para o pagamento das contas.

  • Renegocie dívidas com credores e reduza juros, um caminho mais curto e saudável para sair da inadimplência.

Mapa do tesouro

Gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa é essencial para saber quanto dinheiro está entrando e quais são os custos. O ideal é que sempre entre (vendas) mais dinheiro do que saia (custos e dívidas). 

O plano para sair da inadimplência vai depender de um fluxo de caixa positivo para quitar as dívidas.

 

Para não sair da rota

Veja alguns erros comuns que podem ser evitados:

  • Não tire o planejamento de vista. É ele que vai ajudar a manter as dívidas sob controle e as contas do seu negócio em dia. 

  • Fique de olho nos juros! As linhas de crédito devem ser estudadas antes da aquisição. Confira o valor total a ser pago e não somente a parcela. 

  • Evite usar o crédito rotativo do cartão de crédito. Com uma das taxas de juros mais altas do mercado, é fácil tornar a dívida grande demais. 

  • Conheça seus clientes! Assim como seus fornecedores avaliam seu score e sua saúde financeira, é importante garantir que suas vendas serão honradas para não gerar furos no fluxo de caixa.

Sorvetes De Sabores Inusitados

Sorveteiros do Brasil estão descobrindo que sabores inusitados podem funcionar como um "empurrãozinho" para vender até no frio
Leia mais +

Nestlé Professional: perfeito para seu negócio

A marca traz tudo que você precisa para deixar as suas sobremesas ainda melhores
Leia mais +

Atum Gomes da Costa faz matchs perfeitos

Fique por dentro de uma receita especial de Macarrão ao Alho e Óleo com Atum Gomes da Costa  
Leia mais +

Vinagre de maçã Castelo: mais saúde e sabor

Veja como o produto traz benefícios e pode ser um grande aliado do seu bem-estar
Leia mais +

Linha Blesser® Aurora: seu Natal mais especial

SUCULENTO E DELICIOSO, JÁ VEM TEMPERADO! 
Leia mais +

Descobrir Um Oceano Azul

Veja como descobrir oportunidades e se diferenciar no mercado
Leia mais +

Biscoitos Decorados E Planejados

Foi depois de comprar biscoitos decorados para o seu aniversário, em 2019, que a ex-agente de turismo Carol Gouveia decidiu estudar sobre esses quitutes que, al
Leia mais +

Ceia De Natal Com Produtos Regionais

Ela decidiu investir num hobby e acabou fazendo sucesso em Manaus com as ceias de Natal de sabores regionais
Leia mais +

Tapiocaria, Um Bom Negócio!

Tapiocarias são boa aposta para quem quer vender um produto versátil, de baixo investimento inicial e consumo rápido
Leia mais +

Tailândia: Igual, Mas Diferente

Praias tropicais, palácios, ruínas antigas, templos budistas e comidas refrescantes e picantes
Leia mais +

Celular No Trabalho, Pode?

Por mais que o celular centralize a maior parte das utilidades de que precisamos no dia a dia, acessar esses aplicativos durante o horário de trabalho para questões pessoais pod
Leia mais +

Apelidos No Local De Trabalho?

Todo mundo conhece alguém que é mais famoso pelo apelido do que pelo próprio nome, não é mesmo?! No entanto, nem sempre a brincadeira pode c
Leia mais +

Desperdício De Alimentos

Nutricionista ensina práticas que podem ser adotadas nos negócios de alimentação para evitar o desperdício e preservar o meio ambiente
Leia mais +

Quanto Custa Abrir Uma Franquia?

Conheça as regras do setor e saiba como escolher o melhor negócio para o seu perfil
Leia mais +

Quando a vida deu um bolo…

Investindo menos de R$ 400 em cursos e usando utensílios da própria cozinha, a confeiteira goiana Iris Silva deu a volta por cima
Leia mais +

Novas unidades do Assaí perto de você

O Assaí prevê forte expansão em todo o Brasil, com a meta de alcançar 300 lojas até 2023
Leia mais +

Destaques do Prêmio Academia Assaí 2022

Premiação de mais de R$ 850 mil contemplou 1.500 donos de micro e pequenos negócios de alimentação
Leia mais +

Óleos E Azeites Do Brasil

Conheça mais sobre as características de alguns dos principais óleos vegetais usados na culinária e explore seus benefícios e sabores
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!