Conteúdo principal

Desperdício De Alimentos

Segundo a Embrapa, no Brasil, o desperdício de alimentos ultrapassa a marca de 26 milhões de toneladas por ano, considerando o que é perdido ou jogado fora na produção rural, na indústria, nos supermercados, nas feiras livres, nos restaurantes e nas casas. 

Os números são assustadores, especialmente porque há milhões de pessoas em situação de extrema pobreza no país. E o que mais chama atenção é o fato de que, segundo estimativas, a maior parte do desperdício ocorre no comércio e no varejo de alimentos.

Para tentar mudar esse quadro, a Nutricionista Laura Alonso, especialista em gestão de qualidade, controle higiênico de alimentos, meio ambiente e responsabilidade social, presta consultoria para negócios de alimentação. 

Ela é fundadora da Cultiva Eco e atua com foco na sustentabilidade a partir de práticas ligadas à gestão de qualidade, implantação e implementação de normas sanitárias. 

“As estratégias e as ações de sustentabilidade são aplicáveis a todos os negócios, formatos e tamanhos. Por meio de fluxos enxutos, é possível demonstrar que esse olhar para a sustentabilidade pode trazer ganhos financeiros ao empreendedor”, afirma a especialista. 

Em outras palavras, práticas sustentáveis são vantajosas para o planeta e para a contabilidade dos negócios. De acordo com Laura, repensar a maneira como nos relacionamos com os alimentos é uma demanda urgente.

Sustentabilidade no dia a dia da cozinha

Laura conta que existe uma série de práticas, voltadas à sustentabilidade, capazes de proporcionar mudanças positivas nos negócios. Essas práticas também causam impactos na comunidade, além de atrair clientes que as valorizam cada vez mais e inspirar outros modelos de negócio. 

 

Vejamos algumas práticas sustentáveis sugeridas pela especialista e que podem ser adotadas em todos os negócios de alimentação:

  • Controle de estoque e armazenamento 

É essencial ter uma boa gestão de compras a fim de evitar a deterioração dos ingredientes, o vencimento e quaisquer outros problemas que possam inviabilizar seu uso. 

  • Escolha da matéria-prima 

Construa uma boa relação com os fornecedores e avalie o produto além da estética. Legumes e frutas considerados “feios” são tão nutritivos quanto aqueles mais apresentáveis. 

  • Sazonalidade 

Utilizar os alimentos da estação significa aproveitar todo o potencial daquele produto em seu ciclo natural. Além disso, geralmente os preços são mais em conta. Escolha legumes e frutas da época produzidos de forma orgânica na sua região.

  • Aproveitamento integral dos alimentos 

Estude! Com criatividade, é possível obter receitas deliciosas a partir de cascas, talos, sementes e flores – todas as partes têm nutrientes importantes, mas muita coisa é simplesmente desperdiçada. Se possível, dê preferência aos alimentos orgânicos, que estão livres de substâncias que prejudicam a saúde e o ambiente.

  • Compostagem 

Se todo o potencial do alimento foi explorado, mas ainda assim houver resíduos orgânicos, é possível pensar na compostagem. O composto gerado nesse processo é usado em hortas e jardins ou vai para os fornecedores locais. Informe-se sobre o método mais adequado para o seu negócio.

 

“Na natureza, não existe lixo. Lixo é uma criação humana. É preciso desconstruir esse olhar de algumas partes dos alimentos não tão nobres. Nobre é não desperdiçar” - Laura Alonso, Nutricionista


O CICLO SUSTENTÁVEL DO ALIMENTO 

Produzir, Consumir e Reciclar 

  • Produção orgânica 

Produzir sem agrotóxicos conserva a qualidade do solo, não polui o meio ambiente, preserva o bem-estar animal e promove a biodiversidade.

  • Consumo consciente

Além de usar integralmente cada alimento e dar preferência para legumes e frutas da época e da região, vale avaliar o tamanho das porções para que não haja sobras.

  • Reuso e reaproveitamento 

Reciclar alimentos não é apenas sobre compostagem. Sobrou arroz? Faça bolinhos fritos ou assados. Sobrou pão? Torre e faça sua própria farinha de rosca.

 

CULTIVA ECO PROJETOS SOCIAIS

Uma vez por ano, a Cultiva Eco seleciona e adota um projeto social ligado à alimentação. “O critério é ter relação com o nosso propósito e com questões de sustentabilidade”, revela Laura. 

O objetivo da iniciativa é empoderar pessoas e comunidades, auxiliando no processo de transformação e oferecendo consultoria para gerar mudanças significativas, sempre com foco na sustentabilidade e na responsabilidade social.

Saiba mais: http://www.cultiva.eco.br/social

@cultiva_eco

 

Tapiocaria, Um Bom Negócio!

Tapiocarias são boa aposta para quem quer vender um produto versátil, de baixo investimento inicial e consumo rápido
Leia mais +

Nestlé Professional: perfeito para seu negócio

A marca traz tudo que você precisa para deixar as suas sobremesas ainda melhores
Leia mais +

Atum Gomes da Costa faz matchs perfeitos

Fique por dentro de uma receita especial de Macarrão ao Alho e Óleo com Atum Gomes da Costa  
Leia mais +

Vinagre de maçã Castelo: mais saúde e sabor

Veja como o produto traz benefícios e pode ser um grande aliado do seu bem-estar
Leia mais +

Linha Blesser® Aurora: seu Natal mais especial

SUCULENTO E DELICIOSO, JÁ VEM TEMPERADO! 
Leia mais +

Descobrir Um Oceano Azul

Veja como descobrir oportunidades e se diferenciar no mercado
Leia mais +

Biscoitos Decorados E Planejados

Foi depois de comprar biscoitos decorados para o seu aniversário, em 2019, que a ex-agente de turismo Carol Gouveia decidiu estudar sobre esses quitutes que, al
Leia mais +

Dívidas sob controle

Saiba quais são os primeiros passos para organizar seu negócio e sair da inadimplência
Leia mais +

Ceia De Natal Com Produtos Regionais

Ela decidiu investir num hobby e acabou fazendo sucesso em Manaus com as ceias de Natal de sabores regionais
Leia mais +

Tailândia: Igual, Mas Diferente

Praias tropicais, palácios, ruínas antigas, templos budistas e comidas refrescantes e picantes
Leia mais +

Sorvetes De Sabores Inusitados

Sorveteiros do Brasil estão descobrindo que sabores inusitados podem funcionar como um "empurrãozinho" para vender até no frio
Leia mais +

Celular No Trabalho, Pode?

Por mais que o celular centralize a maior parte das utilidades de que precisamos no dia a dia, acessar esses aplicativos durante o horário de trabalho para questões pessoais pod
Leia mais +

Apelidos No Local De Trabalho?

Todo mundo conhece alguém que é mais famoso pelo apelido do que pelo próprio nome, não é mesmo?! No entanto, nem sempre a brincadeira pode c
Leia mais +

Quanto Custa Abrir Uma Franquia?

Conheça as regras do setor e saiba como escolher o melhor negócio para o seu perfil
Leia mais +

Quando a vida deu um bolo…

Investindo menos de R$ 400 em cursos e usando utensílios da própria cozinha, a confeiteira goiana Iris Silva deu a volta por cima
Leia mais +

Novas unidades do Assaí perto de você

O Assaí prevê forte expansão em todo o Brasil, com a meta de alcançar 300 lojas até 2023
Leia mais +

Destaques do Prêmio Academia Assaí 2022

Premiação de mais de R$ 850 mil contemplou 1.500 donos de micro e pequenos negócios de alimentação
Leia mais +

Óleos E Azeites Do Brasil

Conheça mais sobre as características de alguns dos principais óleos vegetais usados na culinária e explore seus benefícios e sabores
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!