Quem Somos

Sobre o Assaí

O Assaí Atacadista é uma empresa brasileira de atacado de autosserviço (ou Cash&Carry), pertencente ao Grupo Casino. Trata-se da única empresa do segmento listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sob o ticker ASAI3. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE).

O Assaí une preço baixo, variedade e qualidade para atender os pequenos e médios comerciantes e o cliente final.

Por loja, são comercializados mais de 8 mil itens, entre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, bazar, linha automotiva, linha pet e eletroportáteis, além de embalagens e descartáveis. O cliente tem a opção de fazer sua compra pagando o preço de atacado (ao adquirir volumes maiores de um mesmo item, o que confere desconto ao valor final da compra) e varejo (quando compra pequenas quantidades).

Além de atender os clientes finais em busca de preço baixo e variedade, o Assaí é o ponto ideal para varejistas de alimentos (como restaurantes, pizzarias e lanchonetes), usuários finais (escolas, instituições religiosas, hospitais e hotéis) e varejistas convencionais (mercearias e supermercados locais). A Companhia comercializa seus produtos em lojas físicas, televendas (com retirada na loja) e por aplicativos parceiros de entregas (como a Cornershop by Uber).

Em 2017, o Assaí se tornou ser a maior marca do Grupo Casino mundialmente (em termos de receita bruta), sendo ainda uma das 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2020 pela Interbrand.

Assaí em números

Lojas 212 lojas espalhadas pelo Brasil

Centros de Distribuição 8 centros de Distribuição

Escritórios Regionais 9 Escritórios Regionais

Estados Presença em 24 estados incluíndo Distrito Federal

Clientes 30 milhões de clientes passam pelas lojas
todos os meses

Colaboradores +60 mil colaboradores

Varejista maior varejista do Brasil


1974

1974

A primeira loja do Assaí Atacadista nasce em São Paulo com foco no abastecimentodo pequeno transformador (pastelarias). O nome Assaí foi criado a partir da palavra japonesa ASAHI (pronúncia: assarí), que significa “sol nascente”.

1985

Assaí é reconhecido como maior revendedor de muçarela da região, sendo referência regional de atacado para os comerciantes.

2007

O GPA adquire 60% da companhia, um marco para a entrada no segmento atacado de autosserviço, que apresentava fortes sinais de crescimento no país.

2007
2008

2008

O GPA adquire 60% da companhia, um marco para a entrada no segmento atacado de autosserviço, que apresentava fortes sinais de crescimento no país.

2010

Buscando estruturar e otimizar os processos, o Assaí inaugura seu primeiro Centro de Distribuição, em Osasco/SP.

2011

Modernização das lojas, criando um novo formato caracterizado pela maior quantidade de produtos e melhor ambiente (que inclui estacionamento coberto, Wi-Fi, ar-condicionado e iluminação natural na loja).

2011

2011

O Assaí passa a ser uma subsidiária integral do GPA.


2014

Comemoração de 40 anos no segmento, com o lançamento da Revista Assaí Bons Negócios e a marca Chef, uma linha de produtos para restaurantes, lanchonetes, food trucks e consumidores finais.

2014
2015

2015

Lançamento do aplicativo Assaí.

Lançamento da marca exclusiva Econobom, com foco em itens de bazar, higiene e limpeza.

2017

Assaí inaugura número recorde de lojas, com 20 aberturas, através de um assertivo programa de conversões e inaugurações orgânicas, chegando a um total de 126 unidades.

2017

2017

O GPA adquire 60% da companhia, um marco para a entrada no segmento atacado de autosserviço, que apresentava fortes sinais de crescimento no país.

2019

O Assaí atinge marca superior a R$ 30 bilhões de faturamento. Nesse mesmo ano, a Companhia lança a “Nossa Cultura Ser Assaí é Assim”, com todos os valores e comportamentos que representam a sua cultura organizacional.

2021

Concluído o processo de cisão entre Assaí e GPA. Cada companhia passa a operar de forma independente com reporte direto ao Grupo Casino.

Assaí inicia negociação de suas ações na B3 (São Paulo) com o ticker ASAI3; e na Nyse (Nova York) com a sigla ASAI.

2021

2021

Anunciada a compra de 71 lojas Extra Hiper, que serão convertidas em Assaí, através de uma transação no valor de R$ 5,2 bilhões.

Prêmios

Datafolha 2021

Datafolha 2021

O melhor de
São Paulo Serviços

O Cash and Carry mais lembrado pelos paulistanos pelo 6º ano consecutivo.

Empresa Mais Estadão 2020

Empresa Mais Estadão 2020

Vencedora em 3 Categorias:

• 1º Lugar no Ranking Eficiência no Setor Varejo
• 2º lugar na categoria "Maior impacto Econômico"
• 2º lugar na categoria "Destaque da região Sudeste"

Interbrand 2020

Interbrand 2020
As 25 Marcas Brasileiras mais Valiosas

19ª posição com valor de marca de R$ 580 milhões.

Empresa Mais Estadão 2020

Empresa Mais 2021

Vencedora em 3 Categorias

• 1º lugar no ranking Eficiência no Setor Varejo
• 2º lugar na categoria “Maior Impacto Econômico”
• 2º na categoria “Destaque da Região Sudeste”

Empresa Mais Estadão 2020

NPS Awards

1º lugar como a marca mais recomendada no prêmio realizado pela Revista Exame e SoluCX.

Pilares

Diversidade

O Assaí atua em defesa da diversidade com ações e programas de apoio à valorização da Nossa Gente.

Academia Assaí

Incentivo aos empreendedores de alimentos por meio de um portal completo com notícias, cursos online e oportunidades junto a grandes parceiros. Conheça!

Expansão e Regionalização

Todo processo de expansão do Assaí é liderado por um time experiente que está à frente dos negócios da companhia e analisa criteriosamente os pontos de abertura de lojas. Todo o processo é conduzido da forma mais assertiva possível, resultado no sucesso das inaugurações. Com isso, nos últimos cinco anos, o Assaí vem abrindo em média 18 novas lojas por ano.

Além disso, com estratégia nacional, o modelo de negócio do Assaí é, também, pensado regionalmente, desde o mix de produtos como a estratégia de comunicação. Com isso, a companhia segue com cautela, olhando para as realidades e especificidades locais e o que faz mais sentido naquela região.

ESG

Com um sólido programa em iniciativas de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), o Assaí é referência no setor em diferentes programas para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva. Cliquei aqui e conheça mais!

Nossa Gente

Atualmente, o Assaí é uma das 10 maiores empresas empregadoras do segmento privado no Brasil, com mais de 52 mil colaboradores. A cada inauguração de novas unidades, cerca de 500 novos empregos diretos e indiretos são gerados. Com a cultura organizacional como um dos pilares de sucesso da companhia, o Assaí acredita que o crescimento da empresa precisa significar também o crescimento de seus colaboradores. Por isso, conta com um importante programa de carreira, privilegiando as movimentações internas, dando oportunidade de crescimento e estimulando o sentimento de pertencimento entre os colaboradores.

Incentivo ao esporte

Title sponsor do Campeonato Brasileiro – Brasileirão Assaí;
Atacadista oficial:

• Copa do Nordeste;
• Campeonato Paulista 2021 (masculino e feminino) e do Campeonato Paulista A2;
• Campeonato Origens;

• Supercopa do Brasil;
• Campeonato Brasileiro Série C;
• Campeonato Brasileiro Feminino;
• Vôlei Futuro Araçatuba.

Serviços Financeiros

O Assaí facilita na hora de pagar as suas compras e oferece opções de cartão-presente, cartão cesta-básica e também o Cartão Passaí Itaucard com diversas vantagens.

Veja mais sobre todos os produtos!

Ações Sociais e Doações

Ajudando quem precisa e fazendo o bem com quem acredita. O Assaí está engajado em diversas ações sociais e participa de campanhas de doação o ano todo junto a nossas instituições parceiras.

Clique e saiba mais!

Quem compra no Assaí

Nossos clientes são pequenos e médios empreendedores, empresas que buscam por parcerias duradouras ou clientes finais que procuram por variedade e economia nas compras por atacado ou unidade.

No Assaí Atacadista, os clientes encontram o melhor preço para revender os seus produtos ou para abastecer a sua casa. Clique aqui e confira os depoimentos dos clientes.

Empreendedores

Empreendedores

Dogueiros, food service, lanchonetes, pasteleiros, restaurantes, bombonieres, cantinas, mercearias, minimercados e padarias.

Empresas

Empresas

Academias, clubes esportivos, condomínios, escolas, instituições religiosas, hotéis e microempreendedores.

Cliente Final

Cliente Final

Consumidores que buscam economia nas compras diárias em grandes volumes ou a preço de varejo.