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Biscoitos Decorados E Planejados

Foi depois de comprar biscoitos decorados para o seu aniversário, em 2019, que a ex-agente de turismo Carol Gouveia decidiu estudar sobre esses quitutes que, além de lindos, são deliciosos. “Quando recebi os biscoitos para a minha festa, foi amor à primeira vista”, conta. 

Logo, procurou um curso para aprender a fazer, mas o primeiro, segundo ela, não foi dos melhores. Mesmo assim, Carol produziu receitas para o Dia dos Professores e para o Natal daquele ano e vendeu tudo! Em dezembro, tomou a decisão de sair da empresa em que trabalhava para empreender. Nascia, então, o “Meu Biscoito by Carol”.

ORGANIZAÇÃO PARA CRESCER

Hoje, mais de três anos depois, Carol vive exclusivamente dos biscoitos recheados: vende pelas redes sociais, envia para outras cidades e ainda ministra cursos para compartilhar o que sabe e incentivar outras pessoas a terem seu próprio negócio. 

Ela é o exemplo de microempreendedora que faz tudo sozinha: faz as compras, a massa, o glacê, a decoração dos biscoitos e das embalagens e a distribuição dos pedidos.

Todo fim de ano é uma correria, afinal, são muitas encomendas. “É nessa época do ano que eu produzo mais, porque atendo também empresas que querem presentear funcionários e clientes no Natal, além de eventos corporativos e festas de família. Em 2021, a primeira encomenda que recebi foi para fazer quatro mil minibiscoitos de uma vez, mas eu também trabalho com caixinhas de presente que vendem bem”, revela.

Para fazer tudo isso sem a ajuda de ninguém, o segredo é organização. Entre o final de outubro e o início de novembro, Carol lança um catálogo com os produtos que estarão disponíveis para o período das festas. 

Ela explica que se organiza com antecedência: “Quando eu lanço o catálogo de fim de ano, a fornecedora de embalagens já está ciente e preparada para me atender. No estoque, eu tenho tudo de que vou precisar para preparar os pedidos, como as fitas e os insumos, que eu compro sempre no Assaí”. 

 

 

Faturamento médio mensal 

Durante o ano, o “Meu Biscoito By Carol” está presente em festas de aniversário, chás revelação e noivados, por exemplo. Mas os biscoitos decorados são produtos sazonais, o que significa que eles são mais vendidos em algumas épocas do ano. A Páscoa é uma dessas datas, mas é no Natal que a Carol fatura mais. Veja: 

  • Quando não há datas comemorativas - faturamento de R$ 5 mil reais 

  • Páscoa - faturamento de R$ 8 mil

  • Natal – faturamento de R$ 15 mil

FATURAMENTO X LUCRO

Vale lembrar que faturamento e lucro são diferentes. Vamos a um exemplo fácil de entender:

Coleção de biscoitos decorados 

(caixa com 12 unidades) - R$ 250

GASTOS

Insumos + embalagem + entrega = R$ 40

Mão de obra + outros custos (variáveis) = R$ 110

Faturamento – R$ 250

Gastos totais – R$ 150

Lucro – R$ 100

 

 

Produtos sazonais

COMO VENDER O ANO TODO?

Além dos biscoitos decorados, outros exemplos de produtos que têm mais saída em períodos específicos são: caldos e sopas, chocolate quente, ovos de Páscoa, sorvetes e panetone. Mas, com criatividade, é possível vender o ano todo. 

 

 “Quando eu lanço o catálogo de fim de ano, a fornecedora de embalagens já está ciente e preparada para me atender. No estoque, eu tenho tudo de que vou precisar para preparar os pedidos, como as fitas e os insumos, que eu compro sempre no Assaí” - Carol Gouveia, especialista em biscoitos decorados com glacê real

 

DICAS PARA VENDER O ANO TODO

  • CONHEÇA O CLIENTE 

Para saber exatamente do que ele gosta e por que prefere seu produto em vez do concorrente. Assim, você pode oferecer opções. A Carol, por exemplo, vende biscoitos temáticos para festas

  • Crie OPÇÕES 

Inclua opções no cardápio. Exemplo: quem faz panetone, pode fazer colomba pascal na Páscoa ou bolo de frutas cristalizadas nos outros meses. Assim, você cria um faturamento recorrente

  • DIVULGUE AS NOVIDADES

Seja pela internet, com panfletos distribuídos pelo bairro ou no boca a boca, quem não é visto não é lembrado. Em outras palavras, é preciso contar por aí o que você oferece fora da sazonalidade

  • Antecipe AS DATAS

Afinal, dá para vender produtos natalinos nos meses que antecedem o Natal, como outubro e novembro, quando a maioria das pessoas já está no clima das festas ou quer garantir os presentes com antecedência

  • FAÇA PROMOÇÕES 

Para atrair clientes nos outros períodos. Quem gosta de caldos, por exemplo, não deixa de gostar porque o tempo esquentou. Se você tiver preços atrativos, pode continuar vendendo nos outros meses. 


SAIBA MAIS @meubiscoitobycarol

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