Conteúdo principal

Descobrir Um Oceano Azul

Parece conteúdo restrito à aula de marketing, mas a teoria do Oceano Azul e do Oceano Vermelho permanece atual e pode ajudar a encontrar novas oportunidades de negócio. 

Os dois termos foram criados pelos professores Chan Kim e Renée Mauborgne, em 2005, para descrever a competição entre empresas no mercado de livre concorrência. 
 

Oceano Vermelho

Engloba o mercado conhecido, no qual a concorrência é acirrada e todos brigam pelo mesmo mercado, cada um atendendo a uma parcela de clientes. O surgimento de novas empresas no segmento provoca a redução da parcela de clientes de cada participante e, consequentemente, dos seus lucros. 

Por causa dessa "guerra sangrenta", surgiu o termo Oceano Vermelho


Oceano Azul

Representa o mercado desconhecido, onde não há concorrência e, por isso, não existe competição. A demanda é criada pelo novo negócio, que desenvolve um mercado sem concorrentes, proporcionando crescimento e lucro abundante frente a um Oceano Azul de clientes "vasto, profundo e inexplorado".

 

Ainda existem oceanos azuis?

Sim, e sempre existirão! Engana-se quem acha que precisa desenvolver algo totalmente novo para conseguir atender a uma demanda nova no mercado. Atuar dentro do seu próprio negócio pode ser uma forma de encontrar novos oceanos azuis e atender a necessidades ainda não descobertas pelo mercado. 

De acordo com o Consultor do Sebrae (MG), Junio Enes, o próprio empreendedor não só pode, como deve criar seus oceanos azuis para manter-se no mercado. Isso é possível pela constante busca de transformação, excelência e novidades, garantindo acesso a novas oportunidades. 

“A empresa pode identificar um novo oceano através da observação do mercado. Buscas, pesquisas, informações e dados do negócio e do segmento de atuação precisam ser analisados em um primeiro momento”, esclarece Enes.

Um oceano azul pouco explorado pode trazer também o desafio de se fazer entender. Uma inovação, nova forma de fazer, tudo isso precisa ser pensado e validado antes de ser colocado em prática, então, ter o cuidado de ouvir o cliente ou a parte interessada é uma excelente forma de identificar se a nova oportunidade pensada fará sentido para o negócio. 

 

"Que tal começar pelo mais simples? Um atendimento diferenciado e personalizado. Entendendo que atendimento é um oceano vermelho; personalizar, se diferenciar e ser humanizado é oceano azul”

Junio Enes, Consultor do Sebrae (MG)

 

Procure problemas que precisem de soluções

As oportunidades estão na identificação de valor em pequenas ações e problemas que temos no dia a dia. Entendendo que tipo de problema nós, os seres humanos, desejamos que sejam resolvidos ou que ainda nem conhecemos. 

“Capturar valor significa pesquisar em profundidade soluções que afetam a vida de muitas pessoas, a ponto de elas deixarem de consumir com uma empresa conhecida ou de uma forma instituída no mercado para consumir de outra empresa ou forma que não é tão conhecida, mas que entrega exatamente o que elas necessitam ou desejam”, explica a coordenadora de soluções do Senac (RJ), Mirella Marchito Condé. 

As ferramentas da inovação são de domínio público e podem ser aplicadas para produzir pequenas ou grandes transformações, pois o ponto de partida é sempre o problema identificado. O empresário definirá o tamanho da transformação com base nos recursos de que dispõe. 

 

OBSERVE Comece observando o que o seu mercado tem e o que não tem na atualidade.

COMPARE – Identifique seus concorrentes e descubra como se diferenciar. 

ESTUDE – Utilize metodologias disponíveis no mercado para identificar melhorias, como o Design Thinking com seu conjunto de ferramentas de observação, pesquisa, cocriação e ideação, em busca de inovar. 

Sorvetes De Sabores Inusitados

Sorveteiros do Brasil estão descobrindo que sabores inusitados podem funcionar como um "empurrãozinho" para vender até no frio
Leia mais +

Nestlé Professional: perfeito para seu negócio

A marca traz tudo que você precisa para deixar as suas sobremesas ainda melhores
Leia mais +

Atum Gomes da Costa faz matchs perfeitos

Fique por dentro de uma receita especial de Macarrão ao Alho e Óleo com Atum Gomes da Costa  
Leia mais +

Vinagre de maçã Castelo: mais saúde e sabor

Veja como o produto traz benefícios e pode ser um grande aliado do seu bem-estar
Leia mais +

Linha Blesser® Aurora: seu Natal mais especial

SUCULENTO E DELICIOSO, JÁ VEM TEMPERADO! 
Leia mais +

Biscoitos Decorados E Planejados

Foi depois de comprar biscoitos decorados para o seu aniversário, em 2019, que a ex-agente de turismo Carol Gouveia decidiu estudar sobre esses quitutes que, al
Leia mais +

Dívidas sob controle

Saiba quais são os primeiros passos para organizar seu negócio e sair da inadimplência
Leia mais +

Ceia De Natal Com Produtos Regionais

Ela decidiu investir num hobby e acabou fazendo sucesso em Manaus com as ceias de Natal de sabores regionais
Leia mais +

Tapiocaria, Um Bom Negócio!

Tapiocarias são boa aposta para quem quer vender um produto versátil, de baixo investimento inicial e consumo rápido
Leia mais +

Tailândia: Igual, Mas Diferente

Praias tropicais, palácios, ruínas antigas, templos budistas e comidas refrescantes e picantes
Leia mais +

Celular No Trabalho, Pode?

Por mais que o celular centralize a maior parte das utilidades de que precisamos no dia a dia, acessar esses aplicativos durante o horário de trabalho para questões pessoais pod
Leia mais +

Apelidos No Local De Trabalho?

Todo mundo conhece alguém que é mais famoso pelo apelido do que pelo próprio nome, não é mesmo?! No entanto, nem sempre a brincadeira pode c
Leia mais +

Desperdício De Alimentos

Nutricionista ensina práticas que podem ser adotadas nos negócios de alimentação para evitar o desperdício e preservar o meio ambiente
Leia mais +

Quanto Custa Abrir Uma Franquia?

Conheça as regras do setor e saiba como escolher o melhor negócio para o seu perfil
Leia mais +

Quando a vida deu um bolo…

Investindo menos de R$ 400 em cursos e usando utensílios da própria cozinha, a confeiteira goiana Iris Silva deu a volta por cima
Leia mais +

Novas unidades do Assaí perto de você

O Assaí prevê forte expansão em todo o Brasil, com a meta de alcançar 300 lojas até 2023
Leia mais +

Destaques do Prêmio Academia Assaí 2022

Premiação de mais de R$ 850 mil contemplou 1.500 donos de micro e pequenos negócios de alimentação
Leia mais +

Óleos E Azeites Do Brasil

Conheça mais sobre as características de alguns dos principais óleos vegetais usados na culinária e explore seus benefícios e sabores
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!