Segundo o Instituto Akatu, cada brasileiro gera mais de 1 kg de resíduos sólidos por dia. Isoladamente pode parecer pouco, mas se considerarmos o todo, teremos o suficiente para construir uma muralha de 13 metros de altura e 3,6 metros de largura ao ao longo dos mais de 7.600 km do litoral brasileiro.
Diante desse cenário, o Assaí Atacadista vem ampliando seu programa de coleta de lixo e resíduos. Somente em 2023, foram recolhidas mais de 711 toneladas de materiais, quantidade 49% maior que a do ano anterior.
A ação conta com o apoio dos clientes, que realizam o descarte consciente de plástico, vidro, papelão, metal, pilhas e lâmpadas nos chamados Pontos de Entrega Voluntária (PEV), localizados em 41 lojas Assaí.
SEPARANDO RESÍDUOS
É impossível consumir sem gerar resíduos, mas é importante adotar hábitos de consumo consciente com o objetivo de evitar excessos e desperdícios.
Dito isso, o próximo passo é separar corretamente os resíduos para dar a destinação adequada a cada um. Isso pode (e deve) ser feito em casa, no trabalho, na rua e onde mais houver produção de lixo e resíduos.
A dica do Instituto Akatu, parceiro do Assaí, é utilizar pelo menos três recipientes diferentes para separar:
Resíduos secos (materiais recicláveis, como plástico, vidro, metal e papel), que serão destinados a cooperativas de reciclagem para separação e reutilização e/ou produção de novos itens.
Resíduos orgânicos (restos de alimentos e plantas), que serão destinados a aterros próprios para a decomposição de matéria orgânica e/ou encaminhados para compostagem.
Rejeitos (como papel higiênico, máscaras, absorventes e fraldas descartáveis usados), que serão destinados para tratamento sem contaminar outros tipos de materiais nem oferecer riscos a catadores.
Dicas importantes:
Resíduos de grande porte
Contate o fabricante para solicitar logística reversa ou consulte pontos de coleta através do site ecycle.com.br.Remédios, pilhas e cosméticos
Muitas redes e lojas oferecem coleta gratuita desses itens; verifique na unidade Assaí mais próxima e no comércio local.
Lixo eletrônico
Contate o fabricante para logística reversa ou leve para redes que façam coleta desse tipo de material.
Alimentos
Faça compostagem de resíduos orgânicos para produzir adubo, evitando a emissão de gases poluentes em aterros.
Roupas
Doe para uma ONG, venda em mercados de segunda mão ou leve para estabelecimentos que façam coleta.
Estes são os 5R da sustentabilidade:
Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Colabore
Confira quais são as lojas Assaí Atacadista com Pontos de Entrega Voluntária (PEV):
Amazonas: Manaus Torquato, Manaus Grande Circular e Manaus Efigênio Salles.
Bahia: Cidade Baixa, Paripe, Lauro de Freitas, Golf Club, Mussurunga e Barris.
Ceará: Caucaia, Parangaba, Sobral e Maracanaú.
Goiás: Goiânia Independência.
Maranhão: São Luís Turu.
Mato Grosso do Sul: Cel. Antonino, Acrissul e Campo Grande Aeroporto.
Pará: Belém e Ananindeua.
Piauí: Teresina.
Paraná: Curitiba Atuba.
Rio de Janeiro: Ilha do Governador, Alcântara,Cabo Frio e Duque de Caxias.
São Paulo: Cotia, Barra Funda, Águia de Haia, Giovanni Pirelli, Praia Grande II, Jacu Pêssego,Jaraguá Taipas, Cidade Dutra e Diadema Piraporinha.