Conteúdo principal

BOLO ALAGADO É SUCESSO GARANTIDO EM FESTAS E EVENTOS

Se por um lado há quem prefira os bolos simples, sem recheio ou cobertura, por outro, existem pessoas que não dispensam uma versão  bem molhadinha. Para quem faz parte do segundo grupo, uma receita que viralizou nas redes sociais é um verdadeiro deleite: o bolo alagado. 

A delícia, feita dentro de um recipiente com bordas altas e encharcada por uma calda (ou mais), tem potencial para fazer muito sucesso em eventos, como festas de aniversário e outras comemorações.

ORIGENS E VERSÕES

No Brasil, a receita leva o nome de bolo alagado ou afogado, mas a verdade é que a versão nacional é inspirada na torta tres leches, muito consumida em outros países da América Latina, como México, Cuba, Peru, Argentina e Venezuela. 

Por aqui, registros dão conta de que a Nestlé, por volta dos anos 1940, teria sido responsável por popularizar a receita, que vinha impressa nas suas latas de leite condensado. 

O fato é que, apesar de já ser conhecido, o bolo alagado virou febre depois de ganhar as redes sociais com diferentes versões. 

Sabores variados, com ou sem chantilly e frutas, com base de pão de ló ou de bolo comum, quatro leites, de pote, sem farinha de trigo e vegano: a criatividade da confeitaria é capaz de variar o sabor do bolo alagado para agradar aos mais diferentes públicos. 

MONTAGEM - HORA DE ALAGAR!

A montagem do bolo alagado é uma das etapas da receita que mais chamam a atenção. Em primeiro lugar porque, geralmente, o bolo é montado dentro da tampa de uma embalagem plástica. Acontece que o recipiente tem bordas altas, o que impede a cobertura de vazar – por isso a preferência. 

Além disso, a quantidade de calda que alaga o bolo é impressionante. Mas isso é necessário para que ele fique bem molhadinho, como deve ser. 

Outro ponto em relação à montagem que faz toda a diferença é que o bolo deve descansar por 24 horas antes de ser servido. Dessa forma, a massa absorve bem a cobertura – um diferencial para dar sabor e umidade à receita.

MASSA IDEAL

Já que o bolo alagado pede muita cobertura, uma dica é preparar a receita com a clássica e versátil massa de pão de ló. 

Simples, ela é feita basicamente de ovos, farinha, açúcar, fermento e água e, por não levar gordura na composição (nem manteiga, nem óleo), tem uma textura esponjosa – perfeita para absorver bastante cobertura.

Além disso, a neutralidade do sabor faz com que a massa não oculte a cobertura, que é a verdadeira estrela do bolo alagado. O pão de ló tem ainda outra vantagem: é muito fácil de fazer. 

Mas, apesar das vantagens, essa massa não é uma regra para o bolo alagado, até porque existem muitas combinações deliciosas com outros tipos de massa. 

Da Venezuela para o Brasil

O bolo alagado viralizou na internet e acabou ganhando diferentes versões, mas a confeiteira venezuelana Nelarys Lanz, que vive em Curitiba (PR), foi a pioneira da receita por aqui. 

“Outro confeiteiro, famoso no TikTok, falou do meu bolo e aquilo virou uma loucura. Muita gente começou a perguntar e fazer, dando o nome de bolo alagado. Acabei abrindo um curso on-line e já ensinei mais de 150 alunos a fazer o autêntico tres leches”, conta Nela, como é conhecida. 

A confeiteira ressalta que é importante se capacitar e se dedicar para fazer sucesso no setor de alimentação: “Sou confeiteira profissional, mas também aprendi muito aqui no Brasil. Desde que cheguei, em 2018, trabalho na rua, sempre confiando no que eu sei fazer, e continuo trabalhando muito”. 

Nela é cliente Assaí desde que reside na capital paranaense. 

Saiba mais:

@nelascakes_ve

 

RECEITA

Bolo alagado três leites

Ingredientes

Massa de pão de ló

✓ 4 ovos

✓ 1 xícara (chá) de água morna

✓ 2 xícaras (chá) de açúcar

✓ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

✓ 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

✓ 1 lata de leite condensado

✓ A mesma medida de creme de leite fresco

✓ A mesma medida de leite

Modo de preparo

Separe as claras e as gemas. Bata as claras na batedeira até obter o ponto de neve e reserve. Depois, bata as gemas com a água morna até espumar. Acrescente o açúcar e bata até incorporar. 

Adicione a farinha de trigo e mexa com a ajuda de uma espátula antes de acrescentar o fermento. Misture delicadamente. Junte as claras em neve e mexa com delicadeza para não perder a textura. 

Asse em uma fôrma untada e enfarinhada por três minutos em forno preaquecido a 180 °C.

Montagem

Em um recipiente, misture bem os ingredientes da calda até obter um líquido homogêneo. Depois que a massa esfriar, acondicione em um recipiente com bordas altas (pode ser a tampa da embalagem plástica usada para bolos) e faça furinhos com a ajuda de um garfo. Jogue toda a calda por cima e leve à geladeira por, pelo menos, 24 horas. Depois, retire da geladeira e decore com chantil, frutas ou coco ralado. 

 

SUÍÇA - MESA PARA ESQUENTAR

Na Suíça, país famoso pelos relógios de luxo e pelo frio, a culinária se distingue pela tradição dos pratos que aquecem
Leia mais +

Conheça a linha Bauducco® Pão Fermentação Natural

Mais leveza, maciez e sabor ao seu pão de todo dia, oferecidos por quem entende de fermentação há 70 anos.
Leia mais +

Sabonete Protex Aveia + Prebiótico: descubra o jeito mais eficaz de cuidar da sua pele

Conheça o sabonete Protex que oferece proteção prolongada de até 12h
Leia mais +

Hersheys Coffee Creations: chocolate para os amantes de café!

Precisa de uma pausa na rotina? Então tá na hora de conhecer o Hershey’s Coffee Creations!
Leia mais +

Mistura Láctea Mococa: receitas para deixar seu arraiá mais saboroso

Aprenda novas receitas para o seu Arraiá com a incrível Mistura Láctea Mococa.
Leia mais +

Elma Chips® Amendoins crocantes: gostoso como São João!

Descubra por que o São João fica mais gostoso com a crocância de Elma Chips® Amendoins.
Leia mais +

Benefícios de usar as toalhas umedecidas Baby Premium da Select Wipes

Seu bebê com o cuidado que ele merece: máximo conforto, maciez e hidratação com essa linha especial
Leia mais +

Limpeza dental eficiente e confortável é com KESS!

Descubra mais sobre a Linha Pro de cuidados com a saúde bucal e todos os seus benefícios
Leia mais +

Participe da promoção “Vire o Jogo com Nescau” e concorra a prêmios imperdíveis

Fique por dentro da promoção de Nescau, que oferece dois prêmios de R$ 100 mil!
Leia mais +

EXPANSÃO MARCA OS 50 ANOS DO ASSAÍ

A história do Assaí começou em 1974 com apenas uma loja; hoje, são mais de 280 unidades, 80 mil colaboradores e 35 milhões de clientes atend
Leia mais +

KATUXA SUPERMERCADO, PADARIA E… RESTAURANTE!

O negócio familiar localizado em Barbosa Ferraz (PR), que foi destaque na primeira edição da revista Assaí Bons Negócios, não para de cresce
Leia mais +

USO DE NOTEBOOKS EM ESPAÇO DE ALIMENTAÇÃO – PODE OU NÃO?

Estabelecimentos destinados à alimentação podem proibir o uso de notebooks e equipamentos similares? Saiba o que diz a lei
Leia mais +

PLAYGROUND: LUCRO CERTO

Depois de criar um espaço kids fechado, climatizado e monitorado por pessoas treinadas, pizzaria de Cuiabá (MT) aumentou o faturamento em 30
Leia mais +

GELEIAS ARTESANAIS = SUSTENTABILIDADE + (RE)CONHECIMENTO

A empreendedora paraense Eliza, proprietária da Geleias e Cia, conta como o Prêmio Academia Assaí alavancou seus planos pessoais e profissio
Leia mais +

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE FESTAS JUNINAS!

Sazonalidade, regionalidade e criatividade são os ingredientes perfeitos para quem quer aproveitar esta época do ano para lucrar
Leia mais +

DELÍCIAS JUNINAS BRASIL AFORA

Do tacacá ao pinhão, a identidade de cada região do país se reflete na culinária presente nas tradicionais festas realizadas nesta época do
Leia mais +

COMO USAR O LINKTREE?

Ferramenta permite adicionar vários links em apenas um para usar nas redes sociais da empresa, facilitando o contato com a clientela
Leia mais +

DECLARAÇÃO ANUAL DO MEI

Todos os microempreendedores individuais do país devem declarar o faturamento anual para manter seus negócios regularizados junto à Receita
Leia mais +

CURSO PADARIAS E CONFEITARIAS É OPORTUNIDADE PARA EMPREENDER

Empreendedores têm a oportunidade de aprender sobre temas relevantes no curso gratuito oferecido pela Academia Assaí
Leia mais +

O QUE FAZER COM CADA RESÍDUO?

Separar os resíduos para dar a destinação adequada a cada tipo é uma atitude simples que pode (e deve) ser adotada no dia a dia
Leia mais +

25 MIL HAMBÚRGUERES POR DIA: NÚMEROS APONTAM HAMBURGUERIA COMO UM BOM NEGÓCIO

Com o alto número de apreciadores espalhados pelo país, abrir uma hamburgueria pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!