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25 MIL HAMBÚRGUERES POR DIA: NÚMEROS APONTAM HAMBURGUERIA COMO UM BOM NEGÓCIO

Uma das principais vantagens de uma hamburgueria é o público-alvo: de crianças a idosos, carnívoros ou vegetarianos, pessoas de diferentes classes sociais e de todas as regiões do país – é difícil encontrar quem resista a um bom lanche de hambúrguer. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar em 2023, os brasileiros comem, em média, 25 mil hambúrgueres por dia (ou 174 mil por semana). Outro dado interessante: segundo o iFood, o lanche de hambúrguer foi o segundo prato mais pedido pela plataforma no ano passado, atrás apenas da marmita.

PRIMEIRO PASSO PARA ABRIR UMA HAMBURGUERIA

Apesar dos números animadores, é preciso pesquisar muito antes de investir em ponto comercial, equipamentos e recursos humanos para abrir uma hamburgueria. Isso porque, segundo o Sebrae, fazer uma boa pesquisa de mercado antes de começar a colocar o plano em prática é crucial para o negócio. 

É preciso, ainda, conhecer bem o público e encontrar um bom endereço. Uma dica é escolher bairros bem movimentados e com poucos estabelecimentos desse tipo.

É essencial regularizar o negócio

Além de formalizar o empreendimento junto à Receita Federal, à Junta Comercial e à Prefeitura, é preciso saber que todo e qualquer negócio que produz e comercializa alimentos deve seguir uma série de exigências legais para funcionar, desde o transporte e o armazenamento até a manipulação. 

Por isso, informe-se sobre todas as regulamentações que precisam ser seguidas por uma hamburgueria, como a fiscalização da Vigilância Sanitária e o alvará do Corpo de Bombeiros. 

ESTRUTURA MÍNIMA

O espaço para montar uma hamburgueria não precisa ser grande – há estabelecimentos compactos, com cerca de 50 m². Mas é indispensável ter uma estrutura de funcionamento e atendimento capaz de suprir as necessidades dos funcionários e dos clientes.

  • Cozinha equipada com fogão, chapa, bancada, geladeira e freezer para preparar e armazenar os alimentos;

  • Espaço separado para armazenamento de alimentos que não precisam de refrigeração, preferencialmente próximo à cozinha;

  • Pequeno espaço para montar o caixa e guardar os documentos relacionados à empresa, com gavetas e chaves;

  • Banheiros masculinos e femininos em quantidade suficiente para atender à demanda;

  • Funcionários treinados para atuar na manipulação e no preparo dos alimentos, na limpeza e no atendimento ao público;

  • Salão com mesas, cadeiras, bistrôs, sofás para atender aos clientes e garantir que eles tenham conforto na hora de fazer as refeições.

Uma ideia que ganhou popularidade é a decoração temática. No caso das hamburguerias, é possível explorar diversos temas, como games, estilos musicais, filmes, desenhos animados, personagens, cidades e países.

Capacitação e dedicação: os ingredientes do sucesso

“Estude bastante, trabalhe bastante e tenha muito foco e dedicação”, esse é o conselho do empresário FatzSono, um dos sócios da hamburgueria Fatz Delícias, que fica na capital paulista. 

Segundo ele, abrir uma lanchonete especializada exige muito trabalho. “Tem muita concorrência, então é importante se destacar de alguma forma, seja nos produtos ou na divulgação. Conseguir esse destaque é um dos maiores desafios do setor, por isso nós estamos sempre trabalhando”, revela.

Para começar um negócio pequeno, o empreendedor recomenda cautela: “Uma equipe bem treinada, mas enxuta, é suficiente. Conforme o fluxo de pedidos aumenta, a empresa vai aumentando o número de funcionários. Começar com uma folha de pagamento alta pode ser arriscado”.

Sobre a divulgação da Fatz Delícias, o Instagram é a principal ferramenta usada atualmente. Mas o conteúdo precisa ser relevante. “Não geramos conteúdo à toa. Lanches novos, parcerias, sempre produzimos em cima do que estamos fazendo. A divulgação boca a boca também tem muito valor”, conta. 

Por isso, prestar um bom atendimento e comercializar produtos de qualidade é, sem dúvidas, a melhor estratégia. 

Saiba mais: @fatzdelicias

 

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