Conteúdo principal

FEIJÃO MARAVILHA!

O feijão é um dos principais alimentos da cozinha Brasil afora. E suas combinações vão muito além do arroz.

Existem mais de uma dezena de espécies desses grãos, com grande variedade de tamanhos, formatos e cores. O feijão é uma fonte de diversas vitaminas e minerais e seu consumo está muito ligado a características regionais, histórias locais e influências estrangeiras tão ricas quanto seus diferentes sabores.

Conheça alguns tipos de feijão e os principais pratos nos quais eles aparecem – embora as variações e as combinações estejam livres à criação e à adaptação dos brasileiros desde os primeiros registros de que se tem notícias no país.

10

TROPEIROS

Veio das caravanas de comerciantes, que percorriam a cavalo ou em mulas longos caminhos entre Minas Gerais e São Paulo, o nome feijão tropeiro. A mistura de feijão preto com farinha, couve e guarnições (linguiça, torresmo ou toucinho), que conhecemos, era o alimento rotineiro das tropas itinerantes, nos séculos 17 ao 20. Era fácil de transportar e conservar. Hoje, a receita pode ser feita com os tipos vermelho, fradinho e carioca.

VIRADOS OU REVIRADOS

É da época do Brasil ainda colônia de Portugal, a origem de outro prato típico. Surgiu com os bandeirantes - grupos de paulistas exploradores de novas terras, riquezas minerais e escravos. Eles transportavam, para comer no caminho, o feijão carioquinha com caldo, farinha de milho, carne-seca e toucinho. O chacoalhar nas andanças mexia, virava e revirava tudo. Daí o nome virado à paulista.

10

TERRAS DISTANTES

O feijão branco, tão usado em sopas, saladas e cozidos, é servido com dobradinha (ou buchada) e mocotó, receitas que chegaram ao Brasil vindas da tradição portuguesa. Consumidos em diferentes regiões, os dois pratos são iguarias que aproveitam partes menos nobres do boi – o bucho ou estômago e o pé -, e que ganham riqueza de sabor com temperos e o feijão como coadjuvante.

00

NORDESTE

No Nordeste, é comum o consumo dos feijões de corda (também conhecidos como feijão-macaçar ou caupi) e do fradinho. São os favoritos em pratos como arrumadinho, baião de dois e a base para a massa de massa de acarajé. Os grãos desta espécie são chamados "feijão-verde". Há também o típico feijão de coco, feito com o tipo carioquinha, leite de coco e coentro, muito apreciado na Semana Santa.

10

TÍPICO BRASILEIRO?

No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, o feijão preto é o grande preferido do dia a dia, com muito alho. Ele também é a base da feijoada à brasileira, um dos pratos que mais representam nossa cultura. Apesar da versão com feijão preto e carnes bovina e suína ser um dos cartões-postais do nosso país, o prato tem origem no norte de Portugal e são encontradas outras versões em países como Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau.

10

“ME ACOMPANHA?”

O feijão cavalo é servido como acompanhamento em churrascos na região Sul do Brasil. De tamanho grande e coloração marrom-avermelhada, esta variedade não forma muito caldo e se mantém firme quando cozida. Por isso, vai muito bem em saladas.

EXPANSÃO ASSAÍ EM 2021 CHEGA AO INTERIOR DE GOIÁS

Seguindo seus planos de expansão, a rede Assaí Atacadista inaugura sua 187ª loja, em Caldas Novas - Goiás.
Leia mais +

REGRAS PARA DELIVERY GARANTEM SEGURANÇA ALIMENTAR

Não importa o tamanho do seu negócio, as regras para delivery − higiene, acondicionamento e transporte dos alimentos − valem para todos.
Leia mais +

LESÕES NA COLUNA: VEJA COMO EVITAR ESSE MAL

Dedicado e em geral o "faz tudo" do seu próprio negócio, o empreendedor precisa ficar atento e evitar lesões na coluna.
Leia mais +

ESPETINHOS: VEJA O PASSO A PASSO PARA EMPREENDER

Saiba o que é preciso para abrir um negócio de espetinhos e faturar com um produto que caiu no gosto dos brasileiros.
Leia mais +

PARCERIA NOS NEGÓCIOS: HORA CERTA PARA UNIR FORÇAS

O lema "unidos venceremos" pode ser a saída ideal para ampliar as vendas e obter mais lucro.
Leia mais +

APOIO E PARCERIA DA COMUNIDADE: ELA NÃO DESISTE!

Em tempos tão exigentes, empreendedora da zona oeste de São Paulo supera dificuldades com apoio e confiança de dezenas de parceiros.
Leia mais +

YALLAH: VAMOS FALAR DE ESFIHA!

Memórias de infância e receitas de família levam empreendedor a abrir negócio próprio de esfiha, depois de dois anos doente em casa.
Leia mais +

SE REINVENTAR NA CRISE INVESTINDO EM NOVO SEGMENTO

Empresária Bruna Castelo Branco, de Teresina (PI), enxerga oportunidade e investe no segmento de doces para não fechar as portas.
Leia mais +

CAPITAL DE GIRO É FUNDAMENTAL, MOSTRA ESPECIALISTA

Entenda a importância e como fazer uma reserva financeira para pagar sem sustos suas contas do mês.
Leia mais +

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES É O CAMINHO PARA O SUCESSO

Há muitas formas de fidelizar o cliente e algumas das que vamos mostrar aqui vão se encaixar no seu negócio.
Leia mais +

EMPREENDEDORISMO COMUNITÁRIO MUDA A REALIDADE

Conheça os dois jovens brasileiros premiados no "Oscar" da gastronomia por revolucionarem o mundo com seus projetos na área de alimentação.
Leia mais +

PIPOCA GOURMET: NEGÓCIO BOM QUE VENDE MUITO

De baixo investimento inicial e alta aceitação, essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes pela memória afetiva.
Leia mais +

PIZZA: PEDAÇOS DE SABOR QUE SÃO HERANÇA DA ITÁLIA

A tradição de um país resumida em um saboroso pedaço de massa redonda com tomate, queijo e ervas!
Leia mais +

PLATAFORMA LANÇADA PELA NESTLÉ FOCA EM ALIMENTAÇÃO

Fugindo dos conteúdos restritivos e com viés negativo sobre alimentação, a Nestlé, em conjunto com o Google Brasil, lançou um hub com conteúdo voltado para o bem-estar e uma vi
Leia mais +

RETOMADA DO SEU NEGÓCIO: PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ

O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios está de volta para apoiar financeiramente e dar suporte a micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação de todo o Brasil na reto
Leia mais +

CAMPEONATO GANHA STATUS BRASILEIRÃO ASSAÍ 2021

Campanha une interação, informação, prêmios e vantagens em torno de uma das maiores paixões brasileiras: o futebol.
Leia mais +
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!