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REGRAS PARA DELIVERY GARANTEM SEGURANÇA ALIMENTAR

Não importa o tamanho do seu negócio, as regras para delivery − higiene, acondicionamento e transporte dos alimentos − valem para todos.

Domésticos ou profissionais; pequenos, informais ou de grande porte… Todo empreendimento que manipula e fornece alimentos precisa seguir as regras para delivery – em motos, bicicletas ou outro veículo –para garantir qualidade e segurança de ponta a ponta, desde a produção até o cliente final.

As regras são as mesmas para todos, previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Chamadas de Boas Práticas, as orientações tratam dos cuidados que vão do preparo à entrega na casa do consumidor.

“Nos serviços de entrega, o responsável pelo transporte do alimento também é considerado um manipulador do produto”, esclarece Salesia Prodócimo Moscardi, da Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, da Secretaria de Saúde do Paraná. Segundo ela “são procedimentos básicos de higiene imprescindíveis, que devem ser adotados em todo o processo, desde o preparo até o cozimento e a montagem da refeição". 

Cuidados e fiscalização

Mesmo que o negócio tenha se iniciado de forma doméstica, a Vigilância Sanitária poderá realizar a fiscalização a qualquer momento para verificar as condições do local.

“Os procedimentos de entrega de alimentos são tão importantes quanto os definidos para o atendimento presencial, já que em ambos os casos a finalidade é oferecer produtos de qualidade e seguros ao consumo”, explica Salesia.

Nesse caso, também são importantes os cuidados e a higienização do entregador, o modo e o local de guardar e conservar os produtos, o controle de temperatura e umidade e a separação dos alimentos crus e cozidos, por exemplo.

A organização e a higiene do meio de transporte, como caixas ou sacolas térmicas, também fazem parte dos cuidados. Todos estão sujeitos a multas que vão de R$ 2 mil, para infrações leves, a mais de R$ 200 mil, em casos gravíssimos.

Primeiros passos para seguir as regras para o delivery

  • Fazer o Licenciamento Sanitário (disponível no portal do cidadão da sua cidade)
  • Adquirir matérias-primas e insumos de origem segura e procedência legal
  • Ter local adequado para receber e higienizar os produtos, incluindo folhas, frutas, carnes, itens secos e embalados
  • Fazer treinamento de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos

Exigências no local de trabalho

  • Área com piso, paredes e teto bem conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos ou descascamentos, incluindo janelas com telas 
  • Local bem iluminado, ventilado, com área de higienização, pias e banheiros separados e ligados à rede de esgoto
  • Superfícies como bancadas e mesas mantidas em bom estado, sem rachaduras, trincas e outros defeitos

Áreas separadas para armazenagem de produtos de limpeza e de alimentos perecíveis e não perecíveis, incluindo área exclusiva para lixo

Cuidados na manipulação dos alimentos

  • Cabelos sempre presos e cobertos com redes ou toucas
  • Não usar brincos, pulseiras, anéis, aliança, colares, relógio, maquiagem
  • Usar as unhas curtas e sem esmalte; homens devem trabalhar sem barba
  • Uso de uniforme exclusivo na área de preparo dos alimentos, trocado diariamente
  • Mãos sempre bem lavadas antes e depois do manuseio dos alimentos, em pias separadas daquelas destinadas à lavagem de louça
  • Não fumar, comer, tossir, espirrar ou falar muito enquanto prepara os alimentos, e sempre usar máscara
  • Em caso de doença ou de cortes e feridas nas mãos, não manipular os alimentos

*Fontes: Anvisa e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Pronto para a entrega, e agora?

  • Entregadores sempre orientados sobre manuseio das embalagens.
  • Produtos sempre armazenados em embalagens adequadas, íntegras e limpas com rótulo, informação de consumo imediato ou de aquecimento e lacres de segurança
  • Agilidade entre o tempo de produção e de entrega para não comprometer a integridade do produto
  • Entregador com mãos sempre higienizadas antes do preparo e na saída para a entrega, com uso obrigatório de máscara facial, cobrindo boca e nariz
  • Antes e depois da entrega no cliente, higienizar as mãos com álcool 70%, manter a distância mínima de 1,5 m e optar por local aberto e arejado no processo
  •  Não colocar os produtos da entrega no chão

Solicitar ao cliente para inserir o cartão na máquina, evitando manuseio 

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