Conteúdo principal

CAPITAL DE GIRO É FUNDAMENTAL, MOSTRA ESPECIALISTA

Entenda a importância e como fazer uma reserva financeira para pagar sem sustos suas contas do mês.

Sabe aquele dinheiro que todo dono de negócio precisa ter em mãos para pagar as contas do mês quando elas vencem? Esse recurso é chamado de “capital de giro” e é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, especialmente em períodos de vendas baixas.

É importante ter esse dinheiro “em caixa”, mas nem sempre o empreendedor sabe do que se trata ou entende como ele funciona. Nesta entrevista, a analista Adriana Pereira, do Sebrae/Bahia, que é especialista em pequenos negócios, dá dicas e explica o melhor caminho para se evitar surpresas indesejadas.

O que é capital de giro?

Adriana Pereira

Em linguagem financeira prática, é o valor que a empresa precisa ter em caixa para pagar todas as despesas do mês, como conta de telefone, compra de mercadorias, reposição de matéria-prima e salário de funcionários.

Em que situações o capital de giro é um problema para o pequeno empreendedor?

Adriana Pereira

O principal problema é a falta de controle, de anotações. É importante ter disciplina para anotar tudo que entra e sai de dinheiro nas respectivas datas. Isso pode ser feito em um caderno, no celular ou em planilha no computador. Assim, é possível verificar em que períodos do mês há mais gastos e em quais entram mais dinheiro. Com isso, pode-se até mudar o vencimento de algumas contas, como de telefone ou energia, para outros períodos mais confortáveis de pagar. Isso evita que todas as contas vençam num dia só, como o quinto dia do mês, o que nem sempre é a melhor estratégia

O primeiro passo, então, é cuidar do fluxo de caixa, certo?

Adriana Pereira

Sim, essas anotações nada mais são do que o controle desse fluxo, e não há motivo para se assustar. É uma conta de mais e de menos: o que entra menos o que sai.

Quanto é indicado reservar todo mês para ter capital de giro suficiente?

Adriana Pereira

O mais importante é o empreendedor saber exatamente quais as despesas fixas que são pagas no mês e quanto gasta nas compras que faz. Com essa informação confiável, o ideal é ter uma reserva para três meses de despesas. Quem está começando precisa levar em conta o quanto gastou com estoque e somar todas as despesas previstas no período.

Quais são as armadilhas mais comuns para os pequenos negócios?

Adriana Pereira

Comprar demais e ficar com a mercadoria parada, seja por má gestão de venda ou preço ruim. Outra questão é o desencontro entre os prazos de pagamento e de recebimento. Se ele dá prazo de 60 dias para o cliente, mas paga as compras à vista ou em 30 dias, vai ter que ter dinheiro antes de receber o que vendeu. E se vende no cartão e faz antecipação do valor, precisa cuidar muito para não ver o lucro ir embora, consumido na taxa cobrada pelo cartão.

Há um caminho seguro para manter um bom capital de giro?

Adriana Pereira

É preciso ter produtos vendáveis, de boa saída, ter reposição rápida e saber quais produtos têm melhor margem de venda. Por isso, é importante não ficar no achismo. Anote tudo, mesmo que tenha noção de quanto vai entrar. Esse controle vale tanto para o comércio ambulante como para negócios maiores. Se precisar de suporte, o Sebrae ou outras instituições podem ajudar a entender os dados e fazer ajustes.

Vale a pena pedir dinheiro emprestado para capital de giro?

Adriana Pereira

O ideal é que só busque um empréstimo em caso de emergência e com longo prazo para pagar. Nos bancos, pesquise opções de linhas de capital de giro pura. Evite entrar no limite do cheque especial ou deixar de pagar a fatura do cartão de crédito. Assim a dívida só aumenta.

“Capital de giro não é complexo, mas exige disciplina com o controle de contas” Adriana Pereira, especialista em Pequenos Negócios, Sebrae/BA

10

Como calcular?

  • Anote todas as despesas e custos do mês, com suas datas. Exemplo: aluguel, água, luz, telefone, salários (se houver), impostos, fornecedores, matéria-prima etc.
  • Faça a conta: Some todas as despesas fixas do mês e o custo do estoque inicial. Multiplique por 3; essa é a reserva ideal para quem está começando um negócio.
  • Lembre-se: Quanto mais vendas fizer e mais rápido receber os pagamentos, menos vai precisar recorrer a empréstimos.

ESPETINHOS: VEJA O PASSO A PASSO PARA EMPREENDER

Saiba o que é preciso para abrir um negócio de espetinhos e faturar com um produto que caiu no gosto dos brasileiros.
Leia mais +

PARCERIA NOS NEGÓCIOS: HORA CERTA PARA UNIR FORÇAS

O lema "unidos venceremos" pode ser a saída ideal para ampliar as vendas e obter mais lucro.
Leia mais +

APOIO E PARCERIA DA COMUNIDADE: ELA NÃO DESISTE!

Em tempos tão exigentes, empreendedora da zona oeste de São Paulo supera dificuldades com apoio e confiança de dezenas de parceiros.
Leia mais +

YALLAH: VAMOS FALAR DE ESFIHA!

Memórias de infância e receitas de família levam empreendedor a abrir negócio próprio de esfiha, depois de dois anos doente em casa.
Leia mais +

SE REINVENTAR NA CRISE INVESTINDO EM NOVO SEGMENTO

Empresária Bruna Castelo Branco, de Teresina (PI), enxerga oportunidade e investe no segmento de doces para não fechar as portas.
Leia mais +

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES É O CAMINHO PARA O SUCESSO

Há muitas formas de fidelizar o cliente e algumas das que vamos mostrar aqui vão se encaixar no seu negócio.
Leia mais +

EMPREENDEDORISMO COMUNITÁRIO MUDA A REALIDADE

Conheça os dois jovens brasileiros premiados no "Oscar" da gastronomia por revolucionarem o mundo com seus projetos na área de alimentação.
Leia mais +

PIPOCA GOURMET: NEGÓCIO BOM QUE VENDE MUITO

De baixo investimento inicial e alta aceitação, essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes pela memória afetiva.
Leia mais +

PIZZA: PEDAÇOS DE SABOR QUE SÃO HERANÇA DA ITÁLIA

A tradição de um país resumida em um saboroso pedaço de massa redonda com tomate, queijo e ervas!
Leia mais +

PLATAFORMA LANÇADA PELA NESTLÉ FOCA EM ALIMENTAÇÃO

Fugindo dos conteúdos restritivos e com viés negativo sobre alimentação, a Nestlé, em conjunto com o Google Brasil, lançou um hub com conteúdo voltado para o bem-estar e uma vi
Leia mais +

RETOMADA DO SEU NEGÓCIO: PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ

O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios está de volta para apoiar financeiramente e dar suporte a micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação de todo o Brasil na reto
Leia mais +

CAMPEONATO GANHA STATUS BRASILEIRÃO ASSAÍ 2021

Campanha une interação, informação, prêmios e vantagens em torno de uma das maiores paixões brasileiras: o futebol.
Leia mais +

EXPANSÃO ASSAÍ EM 2021 CHEGA AO INTERIOR DE GOIÁS

Seguindo seus planos de expansão, a rede Assaí Atacadista inaugura sua 187ª loja, em Caldas Novas - Goiás.
Leia mais +

REGRAS PARA DELIVERY GARANTEM SEGURANÇA ALIMENTAR

Não importa o tamanho do seu negócio, as regras para delivery − higiene, acondicionamento e transporte dos alimentos − valem para todos.
Leia mais +

LESÕES NA COLUNA: VEJA COMO EVITAR ESSE MAL

Dedicado e em geral o "faz tudo" do seu próprio negócio, o empreendedor precisa ficar atento e evitar lesões na coluna.
Leia mais +

FEIJÃO MARAVILHA!

O feijão é um dos principais alimentos da cozinha Brasil afora. E suas combinações vão muito além do arroz.
Leia mais +
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?