SE REINVENTAR NA CRISE INVESTINDO EM NOVO SEGMENTO
AGOSTO / SETEMBRO 2021 EDIÇÃO 46
Jessica Krieger e Pricilla Back
Quem empreende sabe que planejamento e informação são essenciais para o sucesso do negócio. Mas, desde que a pandemia começou, foi preciso se reinventar na crise para superar as dificuldades. Com a empresária Bruna Castelo Branco, de 28 anos, não foi diferente.
Desde 2018 à frente da loja Mahalo, de moda feminina, em Teresina (PI), no ano passado ela se via sem saída com as restrições e os constantes fechamentos. As vendas despencaram mais de 70%, sua renda caiu drasticamente e a reserva de emergência quase chegou ao fim.
A dificuldade a levou a abrir um novo negócio: a Trufas de Verdade, com atendimento on-line e delivery por toda a cidade. “Queria algo que dependesse apenas de mim. Peguei R$ 50, pesquisei vídeos na internet e comecei a produzir bombons de chocolate”, conta Bruna.
A ideia inicial era vender no condomínio onde mora, mas o negócio cresceu rápido e, em menos de um mês, ela já tinha clientes espalhados em várias regiões.
“Eu sempre primei por usar bons produtos para conquistar meu público. Com dois meses de negócio, vendi um total de R$ 6 mil e, no mês seguinte, R$ 4 mil. Nesse período, foram os doces que pagaram minhas contas e me sustentaram.”
Negócios variados
Além da loja Mahalo e da Trufas de Verdade, Bruna abriu mais um negócio. Ela, que é triatleta, percebeu que seus posts pessoais com roupas esportivas, nas redes sociais, geravam muito engajamento. Assim, surgiu a Meus Acessórios, que ganhou espaço na loja para a venda de artigos esportivos.
“Eu desanimei algumas vezes nesse período... É uma montanha-russa. Hoje está bem, amanhã não. Com o tempo, aprendi que sempre vai ter alguém disposto a comprar alguma coisa, e a forma como você oferece o seu produto faz muita diferença. Seja a propaganda, a embalagem, a criatividade... Você sempre vai conquistar alguém que se identifica com você. Eu procuro sempre mostrar a cara, humanizar o negócio para que as pessoas vejam quem está por trás do empreendimento.”
Receita de sucesso da Bruna
- Pesquisa de receitas na internet e adaptação das opções
- Curso de brownies para diversificar os produtos
- Produção dos doces na cozinha de casa
- Foco no atendimento on-line, via aplicativo
- Dois modos de entrega: retirada na loja e delivery
- Adiou a contratação de funcionário na instabilidade
Oferecer frete grátis
Para entrega em locais mais próximos ou na compra a partir de um determinado valor.
“Sempre utilizo essa estratégia porque é uma forma de fidelizar o cliente e ainda incentivá-lo a comprar por aquele valor que você estipulou.”
Trabalhar com combos
Oferecer, por exemplo, uma fatia de bolo + 5 bombons com valor promocional. Também vale a pena investir em kits presenteáveis para datas especiais.
Investir na divulgação em redes sociais
Fazer vídeos dos produtos, mostrar os itens que receberam elogios dos clientes.
“Toda semana, mostre um produto diferente, abra a embalagem, prove. As pessoas 'comem com olhos', isso ajuda muito na tomada de decisão do cliente”.
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