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PIPOCA GOURMET: NEGÓCIO BOM QUE VENDE MUITO

De baixo investimento inicial e alta aceitação, essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes pela memória afetiva.

Inevitável! Não há punhado de pipoca que não remeta à lembrança de diversão, sabor e afeto. Essa referência mágica é um dos motivos que tornam o negócio de pipoca gourmet uma oportunidade com baixo investimento e boas margens de retorno. Outro motivo muito animador é que o Brasil é o segundo país no mundo que mais consome pipoca, atrás dos Estados Unidos.

E mais, a preferência nacional é comer pipoca pronta e, principalmente, na rua. Os dados são de pesquisa de 2018, e as projeções são de crescimento até 2024, feitas pela consultoria internacional Maia Research Analysis.

Trata-se de um mercado que movimenta toneladas do grão e milhões de reais em vendas. E uma parte desse “pacote” pode ser sua, incrementando seu negócio com as versões de pipoca gourmet, de maior valor e atraente para o consumidor.

As festas típicas de outono e inverno costumam elevar o consumo em até quatro vezes e reforçam os motivos para investir no ramo. Veja as vantagens, saiba os diferenciais do negócio e o que fazer para garantir um produto de qualidade, fresquinho e crocante por muito mais tempo.

Pipoca – a rainha do negócio

Importante saber que nem tudo que é milho rende uma boa pipoca. A escolha certa vai ajudar você a ter melhor rendimento e qualidade final. Para o segmento profissional do negócio, podem ser utilizados o mais comum, chamado borboleta (butterfly - 1) e o tipo cogumelo (mushroom - 2) que, ao estourar, forma uma bola. Esta variedade possui um valor bem acima do comum (é até três vezes mais caro), mas é um custo que se converte em mais vendas e fidelização pela qualidade.

Mercado e concorrência

Em qualquer área em que se pense empreender, é importante sempre pesquisar, conhecer e avaliar os concorrentes. Avalie tamanho, especialidade, faixa de preço e público-alvo e identifique como você pode fazer diferente e oferecer algo novo, mais saboroso ou mais atraente. Essas informações permitem uma visão geral e melhor posicionamento.

Considere também que, em qualquer segmento, há concorrentes diretos e indiretos. Os concorrentes diretos são os que trabalham com pipoca em geral, sendo ela gourmet ou tradicional. Os indiretos são os que atendem ao mesmo público que você. Doces, brinquedos, sorvetes, lanches, cachorro-quente, balões, dentre outros, todos são concorrentes de um carrinho de pipoca gourmet porque vão disputar o dinheiro que o cliente destinou para consumo naquele momento e lugar.

Formas de vender pipoca gourmet

A diversidade de meios e formas de venda é outro aspecto que estimula a pensar em ser dono de um negócio de pipoca. É possível:

  • Fornecer para padarias, lanchonetes, mercadinhos etc;
  • Vender diretamente em loja física ou em redes sociais;
  • Como item para brindes, lembranças rápidas e cestas de presentes.

Em carrinho personalizado com a marca:

  • Em eventos abertos ou em parceria com outros negócios;
  • Em festas de empresas, aniversários e congressos;
  • Em parques, praças e parquinhos ou playgrounds compartilhados.
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Dicas para o negócio

Seja qual for o milho escolhido, quem comercializa pipoca gourmet tem que ter como regra não vender pipoca murcha. É, talvez, o principal cuidado a se tomar no negócio. Anote detalhes que vão fazer diferença:

  • Use embalagens resistentes e apropriadas para evitar umidade externa no produto
  • Invista em seladora elétrica para fechar as embalagens, permitindo maior durabilidade
  • Asse a pipoca depois de estourada em forno baixo para eliminar qualquer resíduo de umidade e garantir o crocante por mais tempo
  • Sem umidade e bem embalada na seladora, o tempo de crocância sobe de cinco dias (embalagem comum amarrada) para 10 dias (selada); e em plástico apropriado e resistente, chega até 40 dias
  • Diversifique os sabores e crie opções exclusivas para atrair clientes.

* Dicas: Tábata Romero (confeiteira e youtuber)

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Amor por pipoca vira negócio

O que era “amor por pipoca” se tornou negócio em 2017 para Adriana de Fátima Espinha Veiga. Ela escolheu se aprofundar no ramo, fez cursos em São Paulo com o chef pâtissier Cesar Yukio e outro, em Limeira, com a empreendedora Luciane Miyashiro, enquanto montava um plano de negócios para evitar surpresas e abrir seu PopDri.

“Os cursos realmente me ajudaram a me profissionalizar em um segmento que até então era uma paixão. Até hoje, janto pipoca comum.” 

Com o plano de negócios, optou por entregar em alguns pontos de venda selecionados, incluindo a principal rede de pães da sua região, São José do Rio Preto.

Antes da pandemia, os eventos respondiam por 80% do faturamento, chegando a R$ 6 mil ao mês, com 40 quilos de pipocas vendidas. “As festas juninas eram 'nosso Natal'. Com as restrições, tivemos que investir no marketing digital, com posts pagos, e fazer venda direta, ações que deram resultado. Recuperamos parte do faturamento perdido”, afirma. A comercialização atual, em média, é de 18 quilos/mês e o faturamento de R$ 1,6 mil.

PopDri em números

  • Produto: pipoca gourmet
  • Ano de abertura:  2017
  • Investimento inicial: R$ 3,8 mil
  • Faturamento atual: R$ 1,6 mil /mês
  • Locais de venda: eventos e venda direta
  • Embalagem: stand up pouch
  • Venda por unidade: pacote 80 g | R$ 12,00
  • Variedades: 15 sabores, entre clássicos, como chocolate branco com leite ninho, frutas vermelhas, até gengibre com açúcar mascavo
  • Estrutura: 4 carrinhos de pipoca

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