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EMPREENDEDORISMO COMUNITÁRIO MUDA A REALIDADE

Conheça os dois jovens brasileiros premiados no "Oscar" da gastronomia por revolucionarem o mundo com seus projetos na área de alimentação.

Eles nasceram na periferia de grandes centros urbanos, são da mesma geração e criaram projetos de empreendedorismo comunitário considerados capazes de mudar o mundo por meio da alimentação. Por isso, foram indicados como jovens do futuro em um prêmio internacional, o “50 Next”, algo como um “Oscar” das boas ideias envolvendo gastronomia. Promovido por uma revista britânica, que há 19 anos classifica os melhores restaurantes e os mais destacados chefs de cozinha do mundo (“The World’s 50 Best”), o prêmio “50 Next” reuniu mais de 700 inscritos de 34 países nesta que foi sua primeira edição.

Mariana Aleixo tem 33 anos e nasceu na Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Formada em gastronomia, é mestra e doutora em engenharia de produção; Thiago Vinícius de Paula da Silva tem 32 anos, é nascido na zona Sul de São Paulo, no Capão Redondo, e desde os 15 anos atua com conscientização e desenvolvimento econômico e social na sua comunidade. Ambos vêm transformando a vida das pessoas com ideias inovadoras.

Parceria

Embora a lista “50 Next” aponte diretamente Mariana e Thiago como premiados, os dois afirmam que os projetos que eles lideram só existem porque são feitos de forma coletiva. Estão sempre buscando atender às necessidades que os próprios moradores indicam, pensando na transformação das suas comunidades.

Essas mudanças, reforçam, vêm da união de todos.

“Acho que o futuro vai ser feito desses modelos de negócios, em que as pessoas se importem com todas, não só com quem pode pagar” Thiago.

Mariana: numa das maiores favelas do Rio, a transformação se dá pela educação

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Maré de Sabores

Mariana Aleixo é coordenadora da “Maré de Sabores”, iniciativa ligada à Rede das Marés, que existe desde 2010 no maior complexo de favelas do Rio de Janeiro. Listado na categoria Educação, do prêmio “50 Next”, o projeto já formou mais de 800 mulheres da comunidade em técnicas de cozinha.

Só em 2020, o restaurante comandado por elas serviu 65 mil refeições locais. Com 24 mulheres que se dividem entre os trabalhos de formação teórica e prática na cozinha, o restaurante do projeto serviu 65 mil refeições locais ao longo de 2020, na pandemia.

Mais do que pensar na qualificação técnica das mulheres da Maré, o projeto quer prepará-las para enfrentar juntas questões que vão além da cozinha. Por isso, durante a formação, elas aprendem sobre empreendedorismo, questões de raça, gênero, de sociedade e formas de trabalho.

“A gastronomia tem essa força de reunir as mulheres nesse lugar do fazer, de aprender”, diz Mariana. 

“Pensar na melhoria da qualidade de vida das mulheres da Maré é pensar estruturalmente na melhoria da qualidade de vida da cidade do Rio de Janeiro. Se a mulher da Maré melhorou, a cidade toda melhorou.”

Thiago criou um modelo de negócios que estimula o empreendedorismo comunitário

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Agência Solano Trindade

Thiago Vinícius de Paula da Silva é o criador da Agência Popular Solano Trindade, no Capão Redondo, região de Campo Limpo, que concentra o maior número de favelas de São Paulo. Fundada em 2012, a agência funciona como um guarda-chuva que atua em rede, na comunidade, para promover pequenos negócios, incluindo iniciativas voltadas à cultura, à sustentabilidade e à alimentação. Desde que surgiu, a agência já apoiou mais de 300 negócios locais com microcrédito e capacitação profissional.

No prêmio “50 Next” deste ano, Thiago foi listado na categoria Empreendedorismo Criativo como jovem do futuro, especialmente por desenvolver negócios na área de alimentos, como o Organicamente Armazém, que vende produtos orgânicos no bairro a preços acessíveis, e o restaurante Organicamente Rango, que recebe o excedente do armazém para produzir refeições saudáveis, saborosas e de valor reduzido.

No armazém, que conta com oito colaboradores, são feitas em média 2 mil entregas de orgânicos por mês. Já no restaurante, comandado por dona Nice de Paula, mãe de Thiago, são vendidas refeições e encomendas, além de marmitas produzidas e doadas para a comunidade. No primeiro ano de pandemia, o restaurante doou mais de 35 mil marmitas.

O prêmio “50 Next” que deu visibilidade ao empreendedorismo comunitário

  • 1º ano de premiação
  • Mais de 700 projetos de 34 países participaram
  • Objetivo é destacar jovens que estão mudando o mundo com a gastronomia
  • Sete categorias premiadas: produção, tecnologia, educação, empreendedorismo criativo, ciência, hospitalidade e ativismo

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