Conteúdo principal

EMPREENDEDORISMO COMUNITÁRIO MUDA A REALIDADE

Conheça os dois jovens brasileiros premiados no "Oscar" da gastronomia por revolucionarem o mundo com seus projetos na área de alimentação.

Eles nasceram na periferia de grandes centros urbanos, são da mesma geração e criaram projetos de empreendedorismo comunitário considerados capazes de mudar o mundo por meio da alimentação. Por isso, foram indicados como jovens do futuro em um prêmio internacional, o “50 Next”, algo como um “Oscar” das boas ideias envolvendo gastronomia. Promovido por uma revista britânica, que há 19 anos classifica os melhores restaurantes e os mais destacados chefs de cozinha do mundo (“The World’s 50 Best”), o prêmio “50 Next” reuniu mais de 700 inscritos de 34 países nesta que foi sua primeira edição.

Mariana Aleixo tem 33 anos e nasceu na Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Formada em gastronomia, é mestra e doutora em engenharia de produção; Thiago Vinícius de Paula da Silva tem 32 anos, é nascido na zona Sul de São Paulo, no Capão Redondo, e desde os 15 anos atua com conscientização e desenvolvimento econômico e social na sua comunidade. Ambos vêm transformando a vida das pessoas com ideias inovadoras.

Parceria

Embora a lista “50 Next” aponte diretamente Mariana e Thiago como premiados, os dois afirmam que os projetos que eles lideram só existem porque são feitos de forma coletiva. Estão sempre buscando atender às necessidades que os próprios moradores indicam, pensando na transformação das suas comunidades.

Essas mudanças, reforçam, vêm da união de todos.

“Acho que o futuro vai ser feito desses modelos de negócios, em que as pessoas se importem com todas, não só com quem pode pagar” Thiago.

Mariana: numa das maiores favelas do Rio, a transformação se dá pela educação

10

Maré de Sabores

Mariana Aleixo é coordenadora da “Maré de Sabores”, iniciativa ligada à Rede das Marés, que existe desde 2010 no maior complexo de favelas do Rio de Janeiro. Listado na categoria Educação, do prêmio “50 Next”, o projeto já formou mais de 800 mulheres da comunidade em técnicas de cozinha.

Só em 2020, o restaurante comandado por elas serviu 65 mil refeições locais. Com 24 mulheres que se dividem entre os trabalhos de formação teórica e prática na cozinha, o restaurante do projeto serviu 65 mil refeições locais ao longo de 2020, na pandemia.

Mais do que pensar na qualificação técnica das mulheres da Maré, o projeto quer prepará-las para enfrentar juntas questões que vão além da cozinha. Por isso, durante a formação, elas aprendem sobre empreendedorismo, questões de raça, gênero, de sociedade e formas de trabalho.

“A gastronomia tem essa força de reunir as mulheres nesse lugar do fazer, de aprender”, diz Mariana. 

“Pensar na melhoria da qualidade de vida das mulheres da Maré é pensar estruturalmente na melhoria da qualidade de vida da cidade do Rio de Janeiro. Se a mulher da Maré melhorou, a cidade toda melhorou.”

Thiago criou um modelo de negócios que estimula o empreendedorismo comunitário

10

Agência Solano Trindade

Thiago Vinícius de Paula da Silva é o criador da Agência Popular Solano Trindade, no Capão Redondo, região de Campo Limpo, que concentra o maior número de favelas de São Paulo. Fundada em 2012, a agência funciona como um guarda-chuva que atua em rede, na comunidade, para promover pequenos negócios, incluindo iniciativas voltadas à cultura, à sustentabilidade e à alimentação. Desde que surgiu, a agência já apoiou mais de 300 negócios locais com microcrédito e capacitação profissional.

No prêmio “50 Next” deste ano, Thiago foi listado na categoria Empreendedorismo Criativo como jovem do futuro, especialmente por desenvolver negócios na área de alimentos, como o Organicamente Armazém, que vende produtos orgânicos no bairro a preços acessíveis, e o restaurante Organicamente Rango, que recebe o excedente do armazém para produzir refeições saudáveis, saborosas e de valor reduzido.

No armazém, que conta com oito colaboradores, são feitas em média 2 mil entregas de orgânicos por mês. Já no restaurante, comandado por dona Nice de Paula, mãe de Thiago, são vendidas refeições e encomendas, além de marmitas produzidas e doadas para a comunidade. No primeiro ano de pandemia, o restaurante doou mais de 35 mil marmitas.

O prêmio “50 Next” que deu visibilidade ao empreendedorismo comunitário

  • 1º ano de premiação
  • Mais de 700 projetos de 34 países participaram
  • Objetivo é destacar jovens que estão mudando o mundo com a gastronomia
  • Sete categorias premiadas: produção, tecnologia, educação, empreendedorismo criativo, ciência, hospitalidade e ativismo

ESPETINHOS: VEJA O PASSO A PASSO PARA EMPREENDER

Saiba o que é preciso para abrir um negócio de espetinhos e faturar com um produto que caiu no gosto dos brasileiros.
Leia mais +

PARCERIA NOS NEGÓCIOS: HORA CERTA PARA UNIR FORÇAS

O lema "unidos venceremos" pode ser a saída ideal para ampliar as vendas e obter mais lucro.
Leia mais +

APOIO E PARCERIA DA COMUNIDADE: ELA NÃO DESISTE!

Em tempos tão exigentes, empreendedora da zona oeste de São Paulo supera dificuldades com apoio e confiança de dezenas de parceiros.
Leia mais +

YALLAH: VAMOS FALAR DE ESFIHA!

Memórias de infância e receitas de família levam empreendedor a abrir negócio próprio de esfiha, depois de dois anos doente em casa.
Leia mais +

SE REINVENTAR NA CRISE INVESTINDO EM NOVO SEGMENTO

Empresária Bruna Castelo Branco, de Teresina (PI), enxerga oportunidade e investe no segmento de doces para não fechar as portas.
Leia mais +

CAPITAL DE GIRO É FUNDAMENTAL, MOSTRA ESPECIALISTA

Entenda a importância e como fazer uma reserva financeira para pagar sem sustos suas contas do mês.
Leia mais +

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES É O CAMINHO PARA O SUCESSO

Há muitas formas de fidelizar o cliente e algumas das que vamos mostrar aqui vão se encaixar no seu negócio.
Leia mais +

PIPOCA GOURMET: NEGÓCIO BOM QUE VENDE MUITO

De baixo investimento inicial e alta aceitação, essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes pela memória afetiva.
Leia mais +

PIZZA: PEDAÇOS DE SABOR QUE SÃO HERANÇA DA ITÁLIA

A tradição de um país resumida em um saboroso pedaço de massa redonda com tomate, queijo e ervas!
Leia mais +

PLATAFORMA LANÇADA PELA NESTLÉ FOCA EM ALIMENTAÇÃO

Fugindo dos conteúdos restritivos e com viés negativo sobre alimentação, a Nestlé, em conjunto com o Google Brasil, lançou um hub com conteúdo voltado para o bem-estar e uma vi
Leia mais +

RETOMADA DO SEU NEGÓCIO: PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ

O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios está de volta para apoiar financeiramente e dar suporte a micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação de todo o Brasil na reto
Leia mais +

CAMPEONATO GANHA STATUS BRASILEIRÃO ASSAÍ 2021

Campanha une interação, informação, prêmios e vantagens em torno de uma das maiores paixões brasileiras: o futebol.
Leia mais +

EXPANSÃO ASSAÍ EM 2021 CHEGA AO INTERIOR DE GOIÁS

Seguindo seus planos de expansão, a rede Assaí Atacadista inaugura sua 187ª loja, em Caldas Novas - Goiás.
Leia mais +

REGRAS PARA DELIVERY GARANTEM SEGURANÇA ALIMENTAR

Não importa o tamanho do seu negócio, as regras para delivery − higiene, acondicionamento e transporte dos alimentos − valem para todos.
Leia mais +

LESÕES NA COLUNA: VEJA COMO EVITAR ESSE MAL

Dedicado e em geral o "faz tudo" do seu próprio negócio, o empreendedor precisa ficar atento e evitar lesões na coluna.
Leia mais +

FEIJÃO MARAVILHA!

O feijão é um dos principais alimentos da cozinha Brasil afora. E suas combinações vão muito além do arroz.
Leia mais +
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!