COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA?
Assim como começar um negócio próprio, investir em uma microfranquia exige pesquisa e planejamento do empreendedor. Pedro Lucas de Resende Mello, professor do Departamento de Administração da PUC-SP e especialista no setor de redes de franquias, orienta que é preciso investigar se a marca tem boa reputação no mercado, se o franqueador tem conhecimento na área e o tempo de experiência. 
Conhecer outras unidades é um bom começo, pois cada ponto é responsável pela representação da marca para o cliente. Se existe algum problema em uma unidade, o consumidor vai entender que é da marca como um todo.
 
“O franqueador tem que entregar muito conhecimento e experiência empresarial para o franqueado para que valha a pena o investimento e para reduzir possíveis riscos” - Pedro Mello, professor do Departamento de Administração da PUC-SP
Pontos de atenção ao escolher uma franquia
 Reputação da marca e avaliações dos clientes 
 Experiência e conhecimento do franqueador
 Qualidade das unidades
 Suporte e treinamentos oferecidos pela marca 
 Valor inicial, incluindo taxa de franquia, royalties mensais e fundo de propaganda
 
Prós e contras
PRÓS
Aquisição do conhecimento e da experiência do franqueador
Plano de negócio e expectativa de faturamento conhecidos
Produto já definido 
Processos estabelecidos 
Marca geralmente mais conhecida
Publicidade e marketing padronizados
Perfil do cliente é conhecido
Suporte e treinamento técnico da franqueadora
Fornecedores já definidos 
Padrão de qualidade 
Maior chance de sucesso nos primeiros anos da empresa
 
 CONTRAS
Custo inicial de implantação entre R$ 6 mil e R$ 105 mil
Royalties sobre as vendas (pode ser fixo ou sobre o percentual de vendas, variando entre 5% e 40%)
Fundo de propaganda pago sobre o faturamento da unidade para ativar campanhas publicitárias
Localização submetida à regra da franquia para não competir com outras unidades próximas
Pouca autonomia - sem margem para criatividade
Metas de venda - fator negativo se forem metas muito altas para um negócio iniciante
Campanhas e promoções engessadas
Prazo médio do retorno entre 2 e 3 anos
PERFIL DO EMPREENDEDOR
De acordo com Carlos Alberto Gonçalves, professor de Administração e Neurociência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a microfranquia é uma ótima opção para acelerar o aprendizado do empreendedor. 
“A franquia traz a experiência de mercado, é um negócio formado e formalizado, com marca, processos e toda uma estruturação oferecida pelo franqueador. Com isso, a curva de aprendizado do franqueado é acelerada”, afirma. 
Apesar de não exigir experiência, é necessário ter potencial empreendedor, explica o professor Gonçalves: “O fracasso e fechamento de uma unidade pode gerar desgaste para a marca e, por isso, o franqueador procura pessoas que tenham potencial para gerir o negócio”. 
 
Alguns pontos avaliados pelos franqueadores: 
Resiliência, Engajamento, Saúde, Humor, Ambição positiva, História de vida, Comprometimento para atingir metas, Elementos Culturais.
 
A franquia traz a experiência de mercado, é um negócio formado e formalizado. A curva de aprendizado do franqueado é acelerada
Microfranquias do setor de alimentação:

Mr. Fit
Refeições e lanches saudáveis
Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 10 a 18 meses
@mrfitfranquiasoficial
 
Rede Nação Verde
Loja de produtos naturais
Investimento inicial: a partir de R$ 11 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 12 a 18 meses
@nacaoverde
 
Choco Oz
Unidade móvel de chocolateria e cafeteria
Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 4 a 24 meses
@choco.oz
 
Minha Quitandinha
Rede de minimercados autônomos
Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 10 a 18 meses
@minha_quitandinha
 
Box Mineiro
Tradicional comida mineira servida no box
Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 12 a 18 meses
@boxmineiro
 
Vivenda em Casa
Revenda de pratos congelados da rede de restaurantes Vivenda do Camarão
Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 12 a 24 meses
@vivendadocamaraooficial
 
Menu Poke
Alimentação saudável servida em módulos
Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil incluindo taxa de franquia
Retorno do investimento: 9 a 15 meses
@menupokeoficial