Francisca, Danilo e Leandro, do Sabor Caseiro da Chica, aproveitam o fim de ano para incrementar o cardápio e aumentar o faturamento
Ao longo do ano, o restaurante Sabor Caseiro da Chica, de Salvador (BA), vende comida típica da culinária baiana. Já nas datas comemorativas, o cardápio ganha receitas especiais. “No Natal, produzimos ceias completas, da entrada ao prato principal, e temos parceiros que fornecem as sobremesas. Muitas pessoas não têm tempo de cozinhar, e foi pensando nesse público que criamos os pratos festivos”, conta Francisca Oliveira, a Chica, cozinheira e sócia do negócio.
Da mesma forma, dezembro é uma oportunidade estratégica para empreendedores do setor de alimentação. Nesta época, ambulantes, confeiteiros, cozinheiros, bares, restaurantes e outros tipos de negócio podem se beneficiar com a procura pelos sabores natalinos.
Afinal, produtos temáticos e artesanais são presença garantida em diferentes celebrações – em família, entre amigos ou com colegas de trabalho.
PLANEJAR PARA ATENDER BEM
De panetones recheados a ceias completas, quem incrementa o cardápio no fim do ano tende a atrair muitos clientes.
Mas, para atender à demanda com qualidade, é preciso ter um bom planejamento: antecipar os pedidos, comprar os insumos com antecedência e organizar a logística são medidas essenciais para evitar problemas na hora da produção e da entrega.
Danilo Santos, sócio e administrador do Sabor Caseiro da Chica, explica que a antecipação dos pedidos é o que garante o sucesso nesta época: “As vendas começam no dia 1º de novembro e terminam em 19 de dezembro, e as entregas acontecem na véspera do Natal”, diz.
Leandro Rocha, que também é sócio na empresa, complementa afirmando que, com um bom planejamento, é possível atender entre 100 e 150 pedidos no período.
“As vendas começam no dia 1º de novembro e terminam
em 19 de dezembro, e as entregas acontecem na véspera do Natal”
Danilo Santos, sócio e administrador do Sabor Caseiro da Chica

Dicas de organização
Público: Identifique as preferências dos potenciais clientes.
Planejamento: Organize pedidos, estoque e cardápio com antecedência.
Testes: Experimente todas as receitas antes de lançar no cardápio.
Fornecedores: Compre ingredientes de qualidade de fontes confiáveis.
Produção: Organize as etapas e otimize os processos.
Variedade: Ofereça diferentes receitas, recheios e formatos.
Precificação: Cubra os custos e garanta o lucro adequado.
Divulgação: Use as redes sociais para mostrar seus produtos.
Apresentação: Capriche na embalagem e nos detalhes visuais.
Entrega: Garanta logística eficiente, segurança e qualidade no transporte.
O QUE VENDER NO NATAL?
Dos clássicos às novidades que encantam pela apresentação, o Natal abre caminho para a venda de diferentes produtos. Confira algumas ideias que podem fazer sucesso nesta época do ano:
Panetones e chocotones
Tradicionais, de chocolate ou com recheios gourmet (brigadeiro, ninho, pistache, doce de leite e frutas vermelhas), grandes, minis (porções individuais) e versões no pote.
Pratos salgados
Carnes (peru, chester e pernil), bacalhau e outros pescados, saladas, farofas, salpicão de frango e até receitas especiais veganas ou vegetarianas.
Sobremesas
Rabanada, pudim, pavê, bolos e tortas (grandes para compartilhar, no pote ou em fatias individuais), biscoitos decorados e cones trufados.
Presentes
Kits de panetones, minipanetones, vinhos e chocolates, caixas de biscoitos decorados ou com diferentes versões de brigadeiro gourmet.
Personalizados
Panetones ou caixas de doces para eventos corporativos, combinações personalizáveis de sabores natalinos e kits com ingredientes escolhidos pelo cliente.
ESTRATÉGIAS PARA LUCRAR MAIS NO FIM DE ANO
Planejar a produção de Natal envolve definir uma precificação adequada, considerando tempo de preparo, equipe, ingredientes, embalagens, energia, transporte e até investimento em marketing.
Da mesma forma, divulgar nas redes sociais, criar fotos atrativas e mostrar os bastidores da produção pode ajudar a conquistar clientes e aumentar as encomendas.
Para quem deseja se aprofundar nesses temas, a Academia Assaí oferece cursos on-line totalmente gratuitos, como Vendas por Encomenda e Gestão Financeira, que trazem orientações práticas para tornar a produção mais eficiente, organizada e rentável.
SAIBA MAIS
Conheça os cursos on-line e gratuitos da Academia Assaí - academiaassai.com.br



















