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VENDA PRESENCIAL: SUPERAR A TIMIDEZ PARA O SUCESSO

Encarar o público olho no olho pode ser difícil para quem está começando como vendedor. Veja como vencer a timidez na veda e conquiste a clientela.

Abordar pessoas e falar sobre seu produto é um desafio para quem está começando uma carreira em vendas. Por isso, antes de começar, é importante estar seguro da solução que está sendo oferecida e se sentir tranquilo para apresentar os diferenciais dos itens aos clientes.

É comum a venda presencial causar desconforto no início, pela exposição que promove e o sentimento de vulnerabilidade de quem está em contato permanente com um público desconhecido. Como outras profissões, os vendedores ambulantes fazem parte da cultura brasileira e, mesmo sendo desafiador, estar frente a frente com seu cliente é uma arma poderosa para o relacionamento.

“Vender não é fácil e é uma atividade que deve ser valorizada. Pense positivo, busque identificar-se e gostar do que faz. Do contrário, seu cliente perceberá, não terá empatia e abertura para avançar na apresentação” Kellen Oliveira, consultora do Sebrae/PR

PRIMEIROS PASSOS

Conheça seu produto

Saiba todos os detalhes, diferenciais e soluções que o produto oferece e prepare-se para responder com confiança as dúvidas dos clientes.

Apresentação

A primeira impressão é a que fica. Cuide tanto da embalagem e da identificação do produto como da sua apresentação pessoal como vendedor.

Defina seu cliente

Sabendo quem são os clientes que vão se interessar pelo produto, você consegue definir o melhor local de atendimento e a abordagem para a venda.

É o carro do sonho!

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A auxiliar de produção Camila Ferreira Cardoso, de 29 anos, ficou desempregada em abril de 2020 e, após pesquisas, percebeu que a área alimentícia seria uma boa aposta na pandemia. Investiu R$ 150,00 na revenda de sonhos recheados, que a ajudaram a quitar dívidas e duplicar a renda familiar.

✓ Oportunidades: conhecimento prévio sobre o produto na cidade e identificação de rotas que ainda não tinham produtos similares à venda.

✓ Estratégia: divulgação boca a boca e nas redes sociais garante vendas e parcerias, como condomínios, e evita o desperdício.

“É fundamental sair de bom humor e deixar os problemas em casa, mesmo não estando bem. Só de conversar com um cliente já melhora” Camila Ferreira Cardoso

Sacolão ambulante

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Leandro Giovani Wille (41 anos) cresceu com o Sacolão Ambulante do seu pai e, após 21 anos, oferece mais de 50 itens em sete bairros da capital paranaense. Com o passar do tempo, identificou que ter mais opções, como produtos de limpeza, iria agregar valor, ampliar o ticket de compras e levar mais comodidade aos clientes.

✓  Oportunidade: o público do Sacolão prefere o atendimento presencial e opta por produtos e serviços associados a qualidade e confiança.

✓  Estratégia: rota fixa de atendimento mantida pelo ônibus, com dias e horários definidos, faz com que os clientes confiem na regularidade e se programem para as compras dos itens de que vão precisar.

“Para quem está começando, a dica é apresentar sempre o produto e deixar a pessoa à vontade. Construa uma relação de confiança sem forçar a venda. Você pode ser simpático sem ser inconveniente. Passe sempre nas suas rotas, vendendo ou não. Pois, assim, as pessoas irão comprar aos poucos, em maior ou menor quantidade" Leandro Giovani Wille

6 atitudes decisivas na venda presencial

Foco:

Mais que vender, seu objetivo é convencer o cliente de que o produto apresentado é a melhor solução para ele neste momento.

Motivação:

Saia motivado para a tarefa de se relacionar com pessoas e identificar seus potenciais clientes.

Iniciativa:

Dê o primeiro passo e inicie a conversa de forma assertiva, evitando uma postura passiva; isso o diferenciará de um atendente.

Criatividade: 

Abordagens e apresentações mais criativas, interessantes, cativantes prendem a atenção do cliente; para isso, invista em informação, conhecimento e observação.

Persistência:

Vender é desafiador e vender todos os dias é mais ainda; persista e entenda um "não" do cliente como oportunidade de evoluir.  Tempo e relacionamento também farão diferença nas vendas.

Autodesenvolvimento:

Aprendizado contínuo, associado a habilidade, leitura e informação, amplia a competência e o potencial de vendas.

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