Conteúdo principal

TEMPEROS DA VOVÓ GIGI: "OLHA O MIX DE ERVAS!"

Com R$ 100,00 emprestados, Gicelma criou em 2018 o negócio de ervas Vovó Gigi. Cliente Assaí em Feira de Santana (BA), ela conta sua história e seus planos desde que começou a trabalhar, com 14 anos.

Eu me chamo Gicelma Maria de Carvalho Costa, tenho 53 anos, sou casada há 39 anos, mãe de dois filhos, avó de dois netos e hoje sou empreendedora. Comecei a trabalhar aos 14 anos e passei por diversas áreas: construção civil, creche infantil, estúdio fotográfico e universidade. Já fui auxiliar de escritório, recepcionista, secretária, sacoleira... Até 2016, estava trabalhando como terceirizada na UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Fiquei desempregada e fui em busca de algo para fazer – não podemos ficar sem fazer nada.

Comecei a vender lanches na própria UEFS, onde tinha bastante conhecimento e livre acesso. Tinha até um sonho de abrir uma lanchonete, mas, na época, houve uma greve que durou muito tempo e acabou com meus planos, impedindo as vendas.

TEMPEROS ESPECIAIS – O INÍCIO

Então, fiz um curso de flores em EVA e comecei a montar arranjos para vender na feirinha da cidade de Irará, onde mora uma irmã. Certa vez, andando na feirinha livre da cidade com ela, me pergunta: "Celminha, por que você não faz tempero para vender aqui?". Gostei da ideia. Logo depois, conversando com uma amiga, descobri que ela estava vendendo tempero seco e me deu a mesma ideia: "Por que você não faz para vender também?".  Assim foram os primeiros passos da Vovó Gigi.

Na mesma época, eu pesquisava produtos naturais para consumo em casa, porque meu esposo tem problemas de hipertensão e diabetes e não pode comer sal e açúcar e precisa manter o controle alimentar. Juntei o "útil ao agradável" e criei um tempero preparado especialmente para quem quer ou precisa diminuir o sal.

00

DINHEIRO EMPRESTADO

A ideia era boa mas não tinha o dinheiro pra começar um negócio. Consegui R$ 100,00 emprestados e comprei os insumos e as embalagens de geladinho. Pedi para uma nutricionista avaliar a qualidade e então fui pra rua com uma vasilha plástica cheia de pacotinhos, gritando: "Olha o mix de ervas!", "orientado por nutricionista", "bom para diabético e hipertenso"... Assim, fiz uma boa clientela, que foi me incentivando para voltar na semana seguinte com mais.

CORPO A CORPO

O Mix de Ervas e Especiarias Vovó Gigi foi crescendo e fui bater na porta do Sebrae em Feira de Santana, cidade onde eu moro. Fiz cursos, recebi consultoria, registrei a marca, investi na embalagem, em propaganda e em páginas de redes sociais. Mas o negócio acabou acontecendo no corpo a corpo porque somos, até hoje, meu marido e eu que fazemos tudo: compra, embalagem, venda, entrega etc. Então, falta gente para cuidar de loja on-line ou Facebook e Instagram.

Hoje, meus temperos estão em mercadinhos e lojas de alimentos da região e quem prova não deixa mais de usar. Não pretendo um dia ser uma grande empresa de temperos, o que quero é crescer de forma sustentável.

PERSISTÊNCIA

A pandemia me trouxe muitas dificuldades e as vendas caíram bastante, mas penso nas pessoas que conheço, em como posso ajudar em sua saúde, no carinho que recebo fazendo esse trabalho e continuo seguindo em frente. Não desisti.

E, se você acha pouco, conto ainda que, hoje, estou fazendo faculdade de teologia e correndo atrás do sonho de montar um projeto beneficente para ensinar outras pessoas a fazer o que eu sei fazer, porque essa é uma das maneiras mais bonitas de "temperar" a vida!

10

Vovó Gigi em números

  •  Início do negócio: 2018
  •  Investimento inicial: R$ 100,00
  •  Diferencial: produto para hipertensos e diabéticos
  •  Quantidade de pessoas no negócio: 2
  •  Carro-chefe: mix de ervas concentrado e suave
  •  Venda média: 200 pacotes por mês dos sabores do mix
  •  Apresentação: embalagens de 100 g, 50 g e 30 g
  •  Outros itens vendidos: cerca de 27 especiarias e temperos secos

 

Saiba mais: @mixervaseespeciariasvovogigi

 

PRÓ-LABORE: COMO CALCULAR O SEU SALÁRIO?

Definir uma renda, ou pró-labore mensal, ajuda a evitar confusões entre finanças pessoais e da empresa.
Leia mais +

YOUTUBE: FAÇA RENDA EXTRA PRODUZINDO VÍDEOS

Youtubers: empreendedores na vida real e na internet.
Leia mais +

DESCARTE DO ÓLEO DE FORMA CORRETA GERA RENDA

Pode ser prático, mas é extremamente prejudicial jogar o óleo usado de cozinha no ralo.
Leia mais +

BATATAS RECHEADAS: UM NEGÓCIO LUCRATIVO

Saborosa e acessível, refeição é uma ótima opção para dar início ao negócio próprio com pouco investimento e bom retorno.
Leia mais +

COMIDA MEXICANA: FUSÃO DE CORES, SABORES E ALEGRIA

A história e a energia do povo mexicano se refletem em pratos vibrantes que despertam os sentidos e espantam os males.
Leia mais +

OS BENEFÍCIOS DO SUCO DE FRUTAS NO DIA A DIA

Além de serem fontes de vitaminas e nutrientes importantes, os sucos de frutas são um jeito prático e acessível de consumir alimentos que fazem bem ao organismo.
Leia mais +

CURSOS GRATUITOS AJUDAM A DESCOMPLICAR SEU NEGÓCIO

Metódo busca facilitar a vida do empreendedor com aulas on-line sobre marketing, finanças, formalização e outros temas importantes para abrir ou gerir seu negócio.
Leia mais +

LOJAS ASSAÍ: PLANOS DE EXTENSÃO!

Com duas lojas recém-inauguradas, o Assaí Atacadista reforça seus planos de expansão para o ano de 2021.
Leia mais +

AÇOUGUE NOTA 10: SERVIÇO É EXPANDIDO NO BRASIL

Para atender aos clientes que buscam um serviço diferenciado na compra da carne, Assaí cria Açougue Nota 10.
Leia mais +

VENDA PRESENCIAL: SUPERAR A TIMIDEZ PARA O SUCESSO

Encarar o público olho no olho pode ser difícil para quem está começando como vendedor. Veja como vencer a timidez na veda e conquiste a clientela.
Leia mais +

SAÚDE: SAIBA COMO PREVENIR A GANGORRA EMOCIONAL!

Com o prolongamento da pandemia, crescem a incerteza e a preocupação contínua com os negócios e o futuro. Essa carga emocional extra causa impacto até na saúde mental.
Leia mais +

AÇAÍ: SABOR E SAÚDE NO PRATO OU NO COPO

O açaí é, além de um superalimento, uma unanimidade que venceu fronteiras. É consumido em todo o Brasil e cresce a passos largos também no exterior.
Leia mais +

GELEIA E COMPOTA NO RADAR DOS SEUS NEGÓCIOS

Com ingredientes fáceis de encontrar, produzir doces e geleias para venda está no raio de iniciativas que demandam baixo investimento e são potencial fonte de renda.
Leia mais +

COMIDA REGIONAL ENCANTA E ATRAI CLIENTES

Buscar ideias na cultura regional para abrir um negócio ou para desenvolver produtos é um bom caminho para gerar mais valor e visibilidade.
Leia mais +

PARAENSE FAZ SUCESSO COM CULINÁRIA TÍPICA

Vendendo comida na rua há quase trinta anos, a “Barraca da Fafá” ficou conhecida pelo cardápio regionalista paraense.
Leia mais +

COZINHA SAUDÁVEL SE CONCILIANDO COM A MATERNIDADE

Carolina Gonçalves se reinventou: comida saudável e acessível são diferenciais de sua empresa.
Leia mais +
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!