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BATATAS RECHEADAS: UM NEGÓCIO LUCRATIVO

Saborosa e acessível, refeição é uma ótima opção para dar início ao negócio próprio com pouco investimento e bom retorno.

Tradicional na mesa dos brasileiros, a batata é um alimento rico em nutrientes, tem pouca gordura e é muito versátil na hora de preparar. Em geral, servidas como acompanhamento, as batatas recheadas (e assadas) pode tranquilamente ser o prato principal do cardápio. É muito apreciada como opção rápida de refeição ou lanche fora de casa e tornou-se também item de crescente escolha por quem dá preferência à comodidade da entrega em casa, por delivery. Os recheios são um forte atrativo e devem ser variados, para conquistar e dar ao cliente oportunidades de escolha.

Com processo simples e estrutura compacta, o negócio de batatas recheadas e assadas pode ser desenvolvido por pequenos empreendedores. A forte tendência dos serviços por delivery também vem estimulando muito a aposta no segmento, com faixas de investimento variáveis para cada bolso. Em casa ou com ponto fixo, o investimento inicial depende da escolha do tamanho do negócio que se planeja abrir. Pode-se optar por começar com a estrutura básica de uma cozinha doméstica já disponível e, à medida do crescimento, avançar com novos investimentos em pontos de atendimento extras.

Crescimento nas vendas

A pandemia fez saltar as vendas por delivery:

  • Slta de 60% nas vendas;
  • Alimentação e saúde foram os que mais cresceram;
  • 15% de aumento no faturamento do setor de alimentos;
  • 9% de aumento no tíquete médio das compras.

Fonte: Revista Exame, maio 2020

Investimento inicial

  • De R$ 200, a R$ 2.200, dependendo da estrutura e dos insumos;
  • Faturamento inicial estimado: R$ 2.000, por mês;

Ter entregador próprio ou fazer parceria com delivery (exige CNPJ e prevê taxas).

Equipamentos necessários

  • Micro-ondas ou forno convencional;
  • Geladeira;
  • Mesa/superfície para montagem das batatas recheadas;
  • Potes para recheios;
  • Talheres de apoio;
  • Embalagens e descartáveis para entrega;
  • Equipe mínima: duas pessoas (uma para montagem e outra para entrega);
  • Identificação do produto (logotipo) e etiquetas próprias.

“Persista sempre! Mesmo que não tenha muitos pedidos no início. Mantenha-se disponível para o cliente encontrar você." Matheus Soares, Señor Batata

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Dicas para começar seu negócio de batatas recheadas

Embalagens

Cartonada ou de isopor, têm tamanhos variados e mantêm a temperatura do alimento por mais tempo.

Batata

Sempre do tipo inglesa, tamanho grande, asse em forno convencional para ter o melhor resultado e garantir sabor, consistência no preparo e qualidade do produto.

Recheios

Trabalhe primeiro com os sabores mais procurados e vendáveis, com estoque enxuto. Aproveite ingredientes sazonais e regionais para economizar.

Opções típicas:

  •  Queijo e suas variações
  •  Linguiça calabresa ou Blumenau (toque regional)
  •  Presunto, carne moída ou carne seca (opção regional)
  •  Frango com catupiry
  •  Strogonoff de frango

Adicionais

Cuidado com a oferta de adicionais ao pedido, isso pode encarecer o produto e inchar o seu estoque. No início, garanta a qualidade dos recheios e amplie de acordo com a procura. Ofereça duas opções de bebida. Estude a margem de ganho das versões em lata e litrão (1,5 L e 2 L), pois têm maior aceitação. 

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Aprenda com quem sabe

O Señor Batata, de Ribeirão Preto (SP), nasceu em 2019 na cozinha de Matheus Campos Soares, de 27 anos. O desejo de ter o próprio negócio foi a principal motivação. Matheus criou um cardápio com oito sabores de batatas recheadas e contou com a ajuda de um amigo para as entregas. O que era projeto paralelo, atendendo a 10 pedidos por dia, se tornou atividade principal já em 2020, quando as vendas cresceram bastante e ele deixou de ser representante comercial para focar no seu empreendimento.

Raio X do Señor Batata

  • Investimento inicial: R$ 1.500 a R$ 2.000
  • Faturamento mensal inicial: R$ 5.000
  • Tícket médio de vendas: R$ 80
  • Cardápio de 8 sabores cresceu para 20 opções com combos
  • Em um ano, vendas cresceram 5 vezes mais
  • Equipe: 2 pessoas inicialmente e 9 no total neste ano

Oportunidades

  •  Cidade com pouca oferta do produto, mais concentrada em shoppings;
  •  Identificação de nichos não atendidos, como público adepto de dietas low carb;

 Investimento inicial pequeno.

Estratégias

  1. Identificar produtos com maior margem de ganho e elaborar combos e promoções;
  2. Se um produto sai bem, teste variações dele com menor custo; isso pode agradar e levar o público a consumir mais;
  3. Investir em posts em redes sociais ajuda a não depender de aplicativos, reduzindo custos, preços e taxas;
  4. Persista sempre! Mesmo que não tenha muitos pedidos no início. Mantenha-se disponível para o cliente encontrar você.

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