
Considerado um superalimento por ser fonte calórica rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório, o açaí é um fruto muito comum na região Norte do Brasil e, desde o final da década de 90, ganhou notoriedade em praticamente todo o território nacional e até como produto de exportação.
Os estados do Pará, do Amazonas e do Maranhão são os maiores produtores de açaí, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial.
Para quem não conhece a fruta ao vivo, pode ter a impressão de que ela é macia como uma jaboticaba, mas, na verdade, se assemelha mais a um caroço duro e impossível de mastigar, e por isso é preparada em líquido ou pasta, depois de triturada com água, para o consumo. Existem três tipos de classificação para o açaí pastoso, segundo regulamentação federal: popular, médio e especial; e isso depende da quantidade de água e concentração da polpa.
Açaí além da região Norte
Fora do norte do país, o que se consome é um mix com xarope de guaraná, aromatizantes, estabilizantes e outros ingredientes, formando uma pasta parecida com um sorvete. Isso porque é difícil encontrar o açaí puro em outras regiões, já que ele precisa ser consumido em até 72 horas para não oxidar.
O açaí faz parte da cultura da região amazônica, além da economia, onde são dedicadas importantes festas anuais, muitas receitas e histórias. Para muito além da sua imagem ligada às academias, o açaí é orgulho de um povo.

Poder estimulante
Popular nas diversas regiões do país, o açaí na tigela é preparado a partir do mix da polpa congelada batida. É comum ser servido com frutas e cereais e muito apreciado por frequentadores de academias e atletas, já que as propriedades estimulantes presentes no fruto são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas.

Açaí doce ou salgado?
As receitas no Norte são variadas e o fruto é consumido junto com pratos doces, salgados e em forma de sucos. Mas, atenção: esta polpa é do açaí puro, que é difícil de ser encontrado no restante do país. Uma das preferências locais é o creme de açaí servido com peixes, carne de charque ou camarão sem nenhum tempero, sal ou açúcar.

A qualquer hora
É tradicional entre os nortistas consumir o açaí junto com farinha de mandioca ou tapioca flocada em temperatura ambiente. Direto na tigela, como refeição principal ou acompanhamento. O prato pode ser consumido do café da manhã ao jantar, apesar de ser mais comum no almoço.

Alimentos e cosméticos
Ainda há receitas muito variadas com o açaí Brasil afora. Puro ou com aditivos, o fruto natural ou em polpa, suco, sorbet e pó, também aparece em receitas inusitadas que vão de bolos a barras de cereais, pudim a brigadeiro, pães, geleias e balas. Até a indústria de cosméticos tem apostado na fruta, mas isso já é outra história.