Conteúdo principal

AÇAÍ: SABOR E SAÚDE NO PRATO OU NO COPO

O açaí é, além de um superalimento, uma unanimidade que venceu fronteiras. É consumido em todo o Brasil e cresce a passos largos também no exterior.

Considerado um superalimento por ser fonte calórica rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório, o açaí é um fruto muito comum na região Norte do Brasil e, desde o final da década de 90, ganhou notoriedade em praticamente todo o território nacional e até como produto de exportação.

Os estados do Pará, do Amazonas e do Maranhão são os maiores produtores de açaí, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial.

Para quem não conhece a fruta ao vivo, pode ter a impressão de que ela é macia como uma jaboticaba, mas, na verdade, se assemelha mais a um caroço duro e impossível de mastigar, e por isso é preparada em líquido ou pasta, depois de triturada com água, para o consumo. Existem três tipos de classificação para o açaí pastoso, segundo regulamentação federal: popular, médio e especial; e isso depende da quantidade de água e concentração da polpa.

Açaí além da região Norte

Fora do norte do país, o que se consome é um mix com xarope de guaraná, aromatizantes, estabilizantes e outros ingredientes, formando uma pasta parecida com um sorvete. Isso porque é difícil encontrar o açaí puro em outras regiões, já que ele precisa ser consumido em até 72 horas para não oxidar.

O açaí faz parte da cultura da região amazônica, além da economia, onde são dedicadas importantes festas anuais, muitas receitas e histórias. Para muito além da sua imagem ligada às academias, o açaí é orgulho de um povo.

10

Poder estimulante

Popular nas diversas regiões do país, o açaí na tigela é preparado a partir do mix da polpa congelada batida. É comum ser servido com frutas e cereais e muito apreciado por frequentadores de academias e atletas, já que as propriedades estimulantes presentes no fruto são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas.

10

Açaí doce ou salgado?

As receitas no Norte são variadas e o fruto é consumido junto com pratos doces, salgados e em forma de sucos.  Mas, atenção: esta polpa é do açaí puro, que é difícil de ser encontrado no restante do país. Uma das preferências locais é o creme de açaí servido com peixes, carne de charque ou camarão sem nenhum tempero, sal ou açúcar.

00

A qualquer hora

É tradicional entre os nortistas consumir o açaí junto com farinha de mandioca ou tapioca flocada em temperatura ambiente. Direto na tigela, como refeição principal ou acompanhamento. O prato pode ser consumido do café da manhã ao jantar, apesar de ser mais comum no almoço.

00

Alimentos e cosméticos

Ainda há receitas muito variadas com o açaí Brasil afora. Puro ou com aditivos, o fruto natural ou em polpa, suco, sorbet e pó, também aparece em receitas inusitadas que vão de bolos a barras de cereais, pudim a brigadeiro, pães, geleias e balas. Até a indústria de cosméticos tem apostado na fruta, mas isso já é outra história.

COMIDA REGIONAL ENCANTA E ATRAI CLIENTES

Buscar ideias na cultura regional para abrir um negócio ou para desenvolver produtos é um bom caminho para gerar mais valor e visibilidade.
Leia mais +

PARAENSE FAZ SUCESSO COM CULINÁRIA TÍPICA

Vendendo comida na rua há quase trinta anos, a “Barraca da Fafá” ficou conhecida pelo cardápio regionalista paraense.
Leia mais +

TEMPEROS DA VOVÓ GIGI: "OLHA O MIX DE ERVAS!"

Com R$ 100,00 emprestados, Gicelma criou em 2018 o negócio de ervas Vovó Gigi.
Leia mais +

COZINHA SAUDÁVEL SE CONCILIANDO COM A MATERNIDADE

Carolina Gonçalves se reinventou: comida saudável e acessível são diferenciais de sua empresa.
Leia mais +

PRÓ-LABORE: COMO CALCULAR O SEU SALÁRIO?

Definir uma renda, ou pró-labore mensal, ajuda a evitar confusões entre finanças pessoais e da empresa.
Leia mais +

YOUTUBE: FAÇA RENDA EXTRA PRODUZINDO VÍDEOS

Youtubers: empreendedores na vida real e na internet.
Leia mais +

DESCARTE DO ÓLEO DE FORMA CORRETA GERA RENDA

Pode ser prático, mas é extremamente prejudicial jogar o óleo usado de cozinha no ralo.
Leia mais +

BATATAS RECHEADAS: UM NEGÓCIO LUCRATIVO

Saborosa e acessível, refeição é uma ótima opção para dar início ao negócio próprio com pouco investimento e bom retorno.
Leia mais +

COMIDA MEXICANA: FUSÃO DE CORES, SABORES E ALEGRIA

A história e a energia do povo mexicano se refletem em pratos vibrantes que despertam os sentidos e espantam os males.
Leia mais +

OS BENEFÍCIOS DO SUCO DE FRUTAS NO DIA A DIA

Além de serem fontes de vitaminas e nutrientes importantes, os sucos de frutas são um jeito prático e acessível de consumir alimentos que fazem bem ao organismo.
Leia mais +

CURSOS GRATUITOS AJUDAM A DESCOMPLICAR SEU NEGÓCIO

Metódo busca facilitar a vida do empreendedor com aulas on-line sobre marketing, finanças, formalização e outros temas importantes para abrir ou gerir seu negócio.
Leia mais +

LOJAS ASSAÍ: PLANOS DE EXTENSÃO!

Com duas lojas recém-inauguradas, o Assaí Atacadista reforça seus planos de expansão para o ano de 2021.
Leia mais +

AÇOUGUE NOTA 10: SERVIÇO É EXPANDIDO NO BRASIL

Para atender aos clientes que buscam um serviço diferenciado na compra da carne, Assaí cria Açougue Nota 10.
Leia mais +

VENDA PRESENCIAL: SUPERAR A TIMIDEZ PARA O SUCESSO

Encarar o público olho no olho pode ser difícil para quem está começando como vendedor. Veja como vencer a timidez na veda e conquiste a clientela.
Leia mais +

SAÚDE: SAIBA COMO PREVENIR A GANGORRA EMOCIONAL!

Com o prolongamento da pandemia, crescem a incerteza e a preocupação contínua com os negócios e o futuro. Essa carga emocional extra causa impacto até na saúde mental.
Leia mais +

GELEIA E COMPOTA NO RADAR DOS SEUS NEGÓCIOS

Com ingredientes fáceis de encontrar, produzir doces e geleias para venda está no raio de iniciativas que demandam baixo investimento e são potencial fonte de renda.
Leia mais +
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!