Conteúdo principal

COMIDA MEXICANA: FUSÃO DE CORES, SABORES E ALEGRIA

Junho / Julho 2021 edição 45

Jessica Krieger e Rafael Bruno

A história e a energia do povo mexicano se refletem em pratos vibrantes que despertam os sentidos e espantam os males.

Os espanhóis que chegaram ao México em 1519 encontraram abundância de recursos e belezas naturais, riqueza cultural e diversidade na culinária. Cinco séculos depois, essas características seguem preservadas na cultura e na comida mexicanas. 

Apesar das fortes influências da Europa e, mais tarde, dos Estados Unidos, os mexicanos guardam muitos dos costumes e valores dos antigos povos astecas. Essa fusão de culturas se reflete especialmente na gastronomia local, que se tornou uma das mais celebradas do mundo.

A mistura entre as tradições indígenas e a cozinha europeia deu origem a famosos pratos como tortilla, guacamole, nacho, burrito e muitos outros. Não à toa, a culinária mexicana foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2006.

O que tem na comida mexicana?

  • A base da comida mexicana é o milho (maiz), em 64 tipos, cores e sabores distintos. Com ele, se produz: tortilhas, bolos , burritos, tacos, nachos, quesadilla, tamal, enchilladas etc.
  • Café da manhã:  não faltam huevos rancheiros (tortilhas de milho, ovos fritos e molho picante) e "los chilaquiles" (pedaços de tortilhas fritas com molho, cebolas em rodelas, frango desfiado e pasta de feijão).
  • Almoço: em geral às duas da tarde, os pratos mais pedidos são tacos, burritos e nachos, com batatas, feijão e milho como acompanhamentos, além de carnes, salada, guacamole e muita pimenta.
  • Jantar: semelhante ao almoço, precedido de sopa. São servidos vários tipos de queijo, como o manchego e o oaxaca, apreciados com quesadillas.
10

Atrações turísticas

Confira locais e monumentos mais visitados por turistas no México:

Praias paradisíacas

10

As praias paradisíacas são responsáveis por mais de 90% do turismo local. Cozumel e Isla Mujeres são para mergulho. A badalada Cancún dispõe de resorts entre os mais disputados no mundo, e Playa Del Carmen é ideal para descansar.

Tulum

10

Dos Ojos, em Tulum, são cavernas inundadas próprias para mergulho e snorkeling. Ideal para observar caracóis, conchas, corais marinhos, formações rochosas e o azul-turquesa da lagoa.

Dia de Los Muertos

10

A festa do Dia de Los Muertos é a mais importante do país e ocorre entre o final do mês de outubro e o início de novembro. A celebração inclui oferendas de bebida e comida favoritas do morto, com muita música, orações e danças ao longo do dia.

Pirâmides de Teotihuacán

10

Nos arredores da Cidade do México, encontram-se as Pirâmides de Teotihuacán, sÍtio arqueológico repleto de mistérios. É uma das regiões mais visitadas pelos turistas.

Calendário Asteca

10

Descoberto há mais de 220 anos, o Calendário Asteca hoje se encontra no Museu Nacional de Antropologia. Além de calendário, era utilizado como altar de sacrifícios humanos.

Puebla

10

Puebla é a quarta maior cidade do país e uma das mais antigas (1531). Reúne mais de 300 igrejas e um centro histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1987.

Fonte: Verediana Jacomel Moura, da Go Up Turismo e Intercâmbio

História da comida mexicana

Guacamole:

Basicamente um purê ou creme de abacate amassado e bem temperado, servido como complemento da salada. É uma das receitas do país mais replicadas no mundo. De origem indígena, o nome guacamole é a junção de ahuacatl, que significa abacate, e mole, nome genérico para molho. Segundo a tradição pré-hispânica, a receita foi ensinada ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl.

Burrito:

Composto de arroz, feijão e carne seca enrolados em tortilhas de milho. A origem remete a um conto local, segundo o qual, ao norte do país, trabalhadores saíam antes do sol raiar para suas jornadas. As mulheres cuidavam dos filhos e preparavam a marmita, que era transportada por burros, daí burrito.

Chile en nogada:

Feito de pimentas (chili) recheadas e cobertas com creme de leite à base de nozes. É servido com sementes de romã, e se destaca por remeter às cores da bandeira mexicana – verde, vermelho e branco. Originário do estado de Puebla, o prato teria sido criado por monjas de um convento. É típico no período da comemoração da independência do país, em 15 de setembro.

Chili com carne:

A carne é picada e cozida com feijão, tomate e pimenta, tudo na mesma panela. Tortilhas de milho acompanham o prato. A origem remonta aos vaqueiros que o preparavam no campo, em fogo de chão, muito similar ao feijão-tropeiro no Brasil.

Tortilha:

Com massa à base de farinha de milho, água e sal, é unanimidade no país. Sua origem veio da função de servir como suporte para o alimento, no lugar de talheres caros no passado. Embrulhada na tortilla, a comida não sujava as mãos.

Receitas típicas

O chef Bruno Tavares, proprietário do restaurante Muchachela, ensina a fazer dois clássicos da comida mexicana: tortilhas com guacamole.

Guacamole

Ingredientes

✓ 2 abacates grandes

✓ 1 colher (sopa) de cebola roxa picada

✓ 1 pimenta vermelha fresca

✓ 1 tomate grande sem pele e picado

✓ 1 ramo de coentro picado

✓ Suco de ½ limão

✓ Sal a gosto

✓ Pimenta-do-reino e pimenta-calabresa a gosto

 

Modo de preparo

Cortar os abacates na metade, tirar o caroço e remover a polpa. Amassar com um garfo (podem ficar pedacinhos do abacate). Em um recipiente, misturar o abacate amassado, a cebola, a pimenta, o coentro e o tomate. Acrescentar o sal e o suco de limão.

Rende três porções

10

Tortilhas de trigo

Ingredientes

✓ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

✓ 1 colher (chá) de sal

✓ 1 xícara e ½ (chá) de água em temperatura ambiente/não fria

✓ 2 colheres (sopa) de manteiga

Obs: com farinha de milho, use a proporção de 50% de cada (trigo e milho

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente até a massa ficar homogênea. Reserve por duas horas na geladeira. Abra a massa sobre uma leve camada de farinha e molde em discos pequenos. Coloque sobre uma chapa ou frigideira quente até estourar as bolhas e tostar levemente.

Rende 20 unidades

10

Ligue o som!

Para entrar no clima mexicano, acesse a seleção de músicas que a Revista Assaí Bons Negócios preparou para você ouvir enquanto prepara as receitas! 

COZINHA SAUDÁVEL SE CONCILIANDO COM A MATERNIDADE

Carolina Gonçalves se reinventou: comida saudável e acessível são diferenciais de sua empresa.
Leia mais +

PRÓ-LABORE: COMO CALCULAR O SEU SALÁRIO?

Definir uma renda, ou pró-labore mensal, ajuda a evitar confusões entre finanças pessoais e da empresa.
Leia mais +

YOUTUBE: FAÇA RENDA EXTRA PRODUZINDO VÍDEOS

Youtubers: empreendedores na vida real e na internet.
Leia mais +

DESCARTE DO ÓLEO DE FORMA CORRETA GERA RENDA

Pode ser prático, mas é extremamente prejudicial jogar o óleo usado de cozinha no ralo.
Leia mais +

BATATAS RECHEADAS: UM NEGÓCIO LUCRATIVO

Saborosa e acessível, refeição é uma ótima opção para dar início ao negócio próprio com pouco investimento e bom retorno.
Leia mais +

OS BENEFÍCIOS DO SUCO DE FRUTAS NO DIA A DIA

Além de serem fontes de vitaminas e nutrientes importantes, os sucos de frutas são um jeito prático e acessível de consumir alimentos que fazem bem ao organismo.
Leia mais +

CURSOS GRATUITOS AJUDAM A DESCOMPLICAR SEU NEGÓCIO

Metódo busca facilitar a vida do empreendedor com aulas on-line sobre marketing, finanças, formalização e outros temas importantes para abrir ou gerir seu negócio.
Leia mais +

LOJAS ASSAÍ: PLANOS DE EXTENSÃO!

Com duas lojas recém-inauguradas, o Assaí Atacadista reforça seus planos de expansão para o ano de 2021.
Leia mais +

AÇOUGUE NOTA 10: SERVIÇO É EXPANDIDO NO BRASIL

Para atender aos clientes que buscam um serviço diferenciado na compra da carne, Assaí cria Açougue Nota 10.
Leia mais +

VENDA PRESENCIAL: SUPERAR A TIMIDEZ PARA O SUCESSO

Encarar o público olho no olho pode ser difícil para quem está começando como vendedor. Veja como vencer a timidez na veda e conquiste a clientela.
Leia mais +

SAÚDE: SAIBA COMO PREVENIR A GANGORRA EMOCIONAL!

Com o prolongamento da pandemia, crescem a incerteza e a preocupação contínua com os negócios e o futuro. Essa carga emocional extra causa impacto até na saúde mental.
Leia mais +

AÇAÍ: SABOR E SAÚDE NO PRATO OU NO COPO

O açaí é, além de um superalimento, uma unanimidade que venceu fronteiras. É consumido em todo o Brasil e cresce a passos largos também no exterior.
Leia mais +

GELEIA E COMPOTA NO RADAR DOS SEUS NEGÓCIOS

Com ingredientes fáceis de encontrar, produzir doces e geleias para venda está no raio de iniciativas que demandam baixo investimento e são potencial fonte de renda.
Leia mais +

COMIDA REGIONAL ENCANTA E ATRAI CLIENTES

Buscar ideias na cultura regional para abrir um negócio ou para desenvolver produtos é um bom caminho para gerar mais valor e visibilidade.
Leia mais +

PARAENSE FAZ SUCESSO COM CULINÁRIA TÍPICA

Vendendo comida na rua há quase trinta anos, a “Barraca da Fafá” ficou conhecida pelo cardápio regionalista paraense.
Leia mais +

TEMPEROS DA VOVÓ GIGI: "OLHA O MIX DE ERVAS!"

Com R$ 100,00 emprestados, Gicelma criou em 2018 o negócio de ervas Vovó Gigi.
Leia mais +
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!