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COMIDA REGIONAL ENCANTA E ATRAI CLIENTES

Buscar ideias na cultura regional para abrir um negócio ou para desenvolver produtos é um bom caminho para gerar mais valor e visibilidade.

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Tacacá é um prato de origem indígena típico da Região Amazônica. É muito apreciado em várias localidades da região Norte do Brasil. É preparado com um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de mandioca, também servida com jambu e camarão seco.

Sabores

Você já foi à Bahia e comeu um acarajé? Pediu um barreado com banana e farinha perto do litoral do Paraná? Provou um bolo de rolo em Pernambuco? Ou se surpreendeu com os sabores do tacacá no Pará? Ainda não?! Então, relaxe! A comida regional, de origem, que carrega em seu preparo ingredientes, aromas e sabores de memórias inesquecíveis, seja de infância ou de uma viagem, pode ser a ideia que faltava para você começar seu próprio negócio ou avançar ainda mais criando novos produtos.

Acredite, tem muito consumidor que busca esses sabores até encontrar. Comidas regionais, em geral, marcam a economia de muitos locais, reforçam o turismo, as histórias e as tradições culturais. Trata-se de um nicho sólido, com milhões de consumidores engajados, que tanto viajam para experimentar a culinária de outros locais como, fora da terra natal, buscam retomar o contato com suas raízes atrás de um bar, uma barraca, um restaurante que proporcionem o prazer de reviver tempos imemoriais.

Cansados da globalização

“O regionalismo é uma tendência mundial”, afirma Teresa Corção, chef Embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac-RJ. “O que está influenciando a valorização e a identidade da gastronomia regional é um cansaço causado pela globalização e, ao mesmo tempo, um reconhecimento de valores culturais”, defende. Segundo ela, já é uma evolução desse mercado o consumidor saber mais sobre produtos regionais. Mesmo assim, diz, “o brasileiro, em geral, sabe o que é shoyu (molho de soja de origem asiática), mas não conhece o tucupi (molho de origem amazônica)”.

Patricia Albanez

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“O regional tem um significado muito grande para o consumidor. Gera identidade, empatia, pertencimento e conexão emocional” Patricia Albanez

Comida regional como oportunidade

"Trabalhar com o regionalismo é uma forma de se conectar a essa e a outras tendências, com muitas oportunidades que geram valor e visibilidade para o produto e mais lucro para o empreendedor", explica Patricia Albanez, coordenadora estadual de turismo do Sebrae-PR. “O regional tem um significado muito grande para o consumidor. Gera identidade, empatia, pertencimento e conexão emocional”, completa. E pode-se trabalhar no segmento mesmo fora da região de origem onde o empreendedor está. “Importante é ter qualidade e sucesso em contar uma história genuína”, diz ela. Importante é ter “amor pela causa”, defende a chef Teresa Corção. 

Teresa Corção, chef Embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac-RJ

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Por onde começar?

Pergunte e pesquise

  • Procure se informar sobre os pratos, os ingredientes e as receitas tradicionais da culinária regional.
  • Como são feitos esses produtos?
  • A comida regional que você sabe fazer, da sua origem, tem clientes que querem provar?
  • Faça protótipos e coloque seu produto à prova, para testar.

 

Prepare-se para crescer

  • Conheça tecnicamente as diferenças de uma produção em larga escala.
  • Siga com rigor as normas sanitárias e de boas práticas de manipulação de alimentos.
  • Preserve sempre a aparência, a qualidade e a durabilidade dos produtos que oferece.
  • Use embalagens adequadas ao produto.

 

Conte uma história!

  • Saber a história do prato, da receita ou do produto faz toda a diferença.
  • São detalhes que ajudam a se destacar no mercado.
  • O consumidor valoriza histórias e gosta de viver experiências verdadeiras.

 

Divulgue sua marca

  • Desde o início, reforce os diferenciais de seu produto e sua história valiosa.
  • Recorra a diferentes meios para divulgar seu negócio, como aplicativos para celular, WhatsApp e redes sociais.

Fonte: Patricia Albanez, coordenadora estadual de turismo do Sebrae-PR.

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Baião de dois é um prato de origem cearense, típico da região Nordeste e partes da região Norte do Brasil, como Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Consiste em um preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão-verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se queijo coalho. Não se adiciona carne-seca no Ceará.

IDEIAS DE COMIDA REGIONAL

Válidas tanto para negócios na própria região como para levar o "gostinho" de uma região para outra:

Centro-Oeste

  • Frango com pequi
  • Ventrecha de pacu

Norte

  • Tacacá com tucupi
  • Maniçoba
  • Tapioca

Nordeste

  • Arrumadinho
  • Bolo de rolo
  • Baião de dois
  • Carne de sol
  • Acarajé

Sudeste

  • Pão de queijo
  • Cuscuz
  • Escondidinho
  • Feijão-tropeiro
  • Moqueca

Sul

  • Choripan (ou salsipão)
  • Barreado
  • Espetinhos

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