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SABORES NATALINOS

Francisca, Danilo e Leandro, do Sabor Caseiro da Chica, aproveitam o fim de ano para incrementar o cardápio e aumentar o faturamento

 

 

Ao longo do ano, o restaurante Sabor Caseiro da Chica, de Salvador (BA), vende comida típica da culinária baiana. Já nas datas comemorativas, o cardápio ganha receitas especiais. “No Natal, produzimos ceias completas, da entrada ao prato principal, e temos parceiros que fornecem as sobremesas. Muitas pessoas não têm tempo de cozinhar, e foi pensando nesse público que criamos os pratos festivos”, conta Francisca Oliveira, a Chica, cozinheira e sócia do negócio.

Da mesma forma, dezembro é uma oportunidade estratégica para empreendedores do setor de alimentação. Nesta época, ambulantes, confeiteiros, cozinheiros, bares, restaurantes e outros tipos de negócio podem se beneficiar com a procura pelos sabores natalinos

Afinal, produtos temáticos e artesanais são presença garantida em diferentes celebrações – em família, entre amigos ou com colegas de trabalho.

 

PLANEJAR PARA ATENDER BEM

 De panetones recheados a ceias completas, quem incrementa o cardápio no fim do ano tende a atrair muitos clientes. 

Mas, para atender à demanda com qualidade, é preciso ter um bom planejamento: antecipar os pedidos, comprar os insumos com antecedência e organizar a logística são medidas essenciais para evitar problemas na hora da produção e da entrega.

Danilo Santos, sócio e administrador do Sabor Caseiro da Chica, explica que a antecipação dos pedidos é o que garante o sucesso nesta época: “As vendas começam no dia 1º de novembro e terminam em 19 de dezembro, e as entregas acontecem na véspera do Natal”, diz. 

Leandro Rocha, que também é sócio na empresa, complementa afirmando que, com um bom planejamento, é possível atender entre 100 e 150 pedidos no período.

 

“As vendas começam no dia 1º de novembro e terminam 

em 19 de dezembro, e as entregas acontecem na véspera do Natal”

Danilo Santos, sócio e administrador do Sabor Caseiro da Chica

 

Dicas de organização

  • Público: Identifique as preferências dos potenciais clientes.

  • Planejamento: Organize pedidos, estoque e cardápio com antecedência.

  • Testes: Experimente todas as receitas antes de lançar no cardápio.

  • Fornecedores: Compre ingredientes de qualidade de fontes confiáveis.

  • Produção: Organize as etapas e otimize os processos.

  • Variedade: Ofereça diferentes receitas, recheios e formatos.

  • Precificação: Cubra os custos e garanta o lucro adequado.

  • Divulgação: Use as redes sociais para mostrar seus produtos.

  • Apresentação: Capriche na embalagem e nos detalhes visuais.

  • Entrega: Garanta logística eficiente, segurança e qualidade no transporte. 

 

O QUE VENDER NO NATAL?

Dos clássicos às novidades que encantam pela apresentação, o Natal abre caminho para a venda de diferentes produtos. Confira algumas ideias que podem fazer sucesso nesta época do ano:

Panetones e chocotones

Tradicionais, de chocolate ou com recheios gourmet (brigadeiro, ninho, pistache, doce de leite e frutas vermelhas), grandes, minis (porções individuais) e versões no pote.

Pratos salgados 

Carnes (peru, chester e pernil), bacalhau e outros pescados, saladas, farofas, salpicão de frango e até receitas especiais veganas ou vegetarianas.

Sobremesas

Rabanada, pudim, pavê, bolos e tortas (grandes para compartilhar, no pote ou em fatias individuais), biscoitos decorados e cones trufados.

Presentes

Kits de panetones, minipanetones, vinhos e chocolates, caixas de biscoitos decorados ou com diferentes versões de brigadeiro gourmet.

Personalizados

Panetones ou caixas de doces para eventos corporativos, combinações personalizáveis de sabores natalinos e kits com ingredientes escolhidos pelo cliente.

 

ESTRATÉGIAS PARA LUCRAR MAIS NO FIM DE ANO

Planejar a produção de Natal envolve definir uma precificação adequada, considerando tempo de preparo, equipe, ingredientes, embalagens, energia, transporte e até investimento em marketing. 

Da mesma forma, divulgar nas redes sociais, criar fotos atrativas e mostrar os bastidores da produção pode ajudar a conquistar clientes e aumentar as encomendas.

Para quem deseja se aprofundar nesses temas, a Academia Assaí oferece cursos on-line totalmente gratuitos, como Vendas por Encomenda e Gestão Financeira, que trazem orientações práticas para tornar a produção mais eficiente, organizada e rentável. 

 

SAIBA MAIS

@saborcaseirodachica

 

 

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