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JÁ EXPERIMENTOU O SPOBRETO?

Conheça a trajetória de sucesso, queda e resiliência da barraca de massas e molhos “Spobreto”, inspirada em marca famosa do mercado.

SPOBRETO É RECEITA DE SUCESSO COM BOA IDEIA E PREÇO BAIXO

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Tudo aconteceu da noite para o dia. Mesmo! Numa segunda-feira, no dia nove de março de 2020, Leandro Lopes abriu sua nova barraca de massas e molhos no centro da cidade do Rio de Janeiro e passou o dia servindo os clientes. No dia seguinte, já na manhã de terça, ao dobrar a esquina para voltar ao trabalho, uma pequena multidão o aguardava. “É ele! É ele!”. Começa assim a história do Spobreto, o “Spoleto de pobre”.

Leandro, 46 anos, vai completar, em agosto, 15 anos vendendo refeições quentes na mesma calçada. Antes da pandemia, vendia estrogonofe para trabalhadores dos diversos prédios comerciais e universitários do entorno.

Mas ele queria variar o cardápio, sem depender do calendário escolar, nem de safra ou clima. “Buscava algo que vendesse o ano todo para adulto e para criança, dia ou noite, no calor ou no frio. Como pipoca e cachorro-quente, sabe?”, revela.

Decidiu oferecer macarrão e molhos variados preparados por ele, montados ao gosto do cliente, inspirado na famosa marca Spoleto – daí o trocadilho – mas numa versão simplificada, finalizada na chapa e a preços módicos. “Tipo um Spoleto do pobre”, relembra.

 

“Por anos, esperei uma grande chance e ela veio com o Spobreto. Mas ainda tinha essa última prova. Fui do céu ao inferno em uma semana com a pandemia. Aí, a resiliência foi a palavra que mais pratiquei nessa fase. Não tinha como cair, não podia. Ou dava certo ou dava certo” - Leandro Lopes, proprietário do Spobreto

Trocadilho: bom humor e criatividade chamaram a atenção para o negócio

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Gangorra do sucesso

Enxergando a fama repentina como oportunidade, o carioca viveu dias de inédito sucesso: chegou a servir cerca de 80 pratos diários, ao longo de uma semana. No dia 17 de março, o primeiro lockdown provocado pela pandemia de Covid-19 transformou o centro do Rio numa cidade-fantasma, zero pessoa nas ruas.

Sem “plano B”, Leandro seguiu abrindo o Spobreto, atendendo ao "pessoal" dos serviços essenciais, porteiros e camelôs que se mantiveram na ativa. As vendas caíram para oito pratos por dia.

 

Spoleto amigo

Antes mesmo da pandemia, Leandro recebeu a visita informal de uma equipe do Spoleto. Pensou em estresse e conflitos? Nada disso: a visita selou a amizade entre os empreendimentos. Do pessoal da famosa franquia de massas, Leandro ouviu a orientação de não olhar seu negócio como transitório.

Foi aconselhado a registrar e patentear a marca e cuidar da reputação observando limpeza, organização, além da procedência e da qualidade dos ingredientes. “A gente se segue no Instagram”, conta ele sobre o novo amigo.

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Nome divertido e controle de custos, caminho para o sucesso

●      Ele faz tudo sozinho, desde as compras, o preparo e o serviço

●       Gerencia tudo e não abre mão das marcas e dos ingredientes que já deram certo

●       Busca melhores preços e economia – “Sou cliente do Assaí desde que a sacola ainda era amarela!”, recorda Leandro

●       Na retomada, tem servido em média 20 refeições por dia

●       Sonha em ter um investidor como parceiro e ampliar seu negócio

 

Marca Registrada

É o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério da Economia, que concede os direitos de propriedade intelectual a uma marca. Leandro já encaminhou o pedido do nome Spobreto, o que dará a ele o direito único de uso da marca, caso encontre outras cópias de “Spobretos” com grafias variadas no mercado.

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Leitura e estudos

Manter a marca sob os holofotes até que o ritmo fosse retomado e observar que havia público além dos estudantes foram decisões do criador do Spobreto nos meses seguintes.

Leandro intensificou os estudos de marketing por conta própria, criou o perfil @spobreto01 no Instagram e tentou vender por delivery, mas não deu certo. O transporte prejudicava a qualidade do produto.

Após dois anos, e com o movimento de volta, Leandro já não tem apenas o público que era restrito a estudantes e locais. Além do aumento da circulação na rua, ele conquistou gente que aparece para conhecê-lo e conseguiu, inclusive, ajustar seus horários.

Ele não atende mais à noite e reserva os fins de semana para estudar, fazer compras, cozinhar e descansar um pouco. “A saúde agradece”, diz.

 

Livros para encorajar

Quando vendia só estrogonofe, Leandro leu um livro que o ensinou a sair da zona de conforto. E foram os livros que o convenceram a montar o Spobreto.

São eles: Quem mexeu no meu queijo? (Spencer Johnson); Pai Rico Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki); Oportunidades disfarçadas (Carlos Domingos).

 

Spobreto em dados

●      Fundação: 9 de março de 2020

●       Produtos: 3 massas | 7 molhos + Estrogonofe

●       Preços: R$ 10 a R$ 15 o prato

●       Ponto: calçada da av. Presidente Vargas, esquina com a Rua Uruguaiana, Centro do Rio de Janeiro

Instagram: @spobreto01

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