SAIBA COMO TRATAR O LIXO ORGÂNICO DO SEU ESTABELECIMENTO!
10No Brasil, cerca de metade do lixo sólido gerado nas cidades é formada por resíduos orgânicos. Essa estimativa é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe, que aponta também esta realidade: a maior parte do lixo orgânico vai para lixões e aterros – o que significa desperdício e sobrecarga para o meio ambiente.
A boa notícia é que esse material pode ser reaproveitado, até como oportunidade de negócio.
O lixo que virou negócio
Luiza Corradini é engenheira ambiental e fez da compostagem de resíduos orgânicos um negócio de família. Ela e o marido, Talles Abreu, idealizaram a Guaráipu Compostagem, uma iniciativa que ajuda pessoas e empresas a “reciclar seu lixo orgânico”, dentre eles, moradores, vizinhos, bares e restaurantes envolvidos nas ações.
Como funciona a compostagem de lixo orgânico
● O associado escolhe um dos planos do serviço, conforme a quantidade de resíduo gerado e a frequência da coleta (semanal ou mensal). E paga entre R$ 50 e R$ 120 ao mês para cobrir custos de logística.
● Um balde com tampa é cedido para armazenar os resíduos - valem legumes, frutas, restos de comida cozida, carne, osso, borra de café, cabelo, até poeira e pelos de animais podem. Fezes não.
● Durante a coleta, o balde cheio é recolhido e um novo, higienizado, fica no lugar.
● Ao final do mês, é gerado um relatório do volume de lixo coletado por associado e, no início do outro mês, são entregues brindes-surpresa e uma amostra do adubo produzido.
Luiza Corradini, engenheira ambiental
10GUARÁIPU Compostagem
Localizado em Campinas (SP), o empreendimento leva a natureza até no nome: Guaráipu é inspirado em uma espécie de abelha em extinção. O projeto nasceu de fato em 2020, mas já vinha nas ideias de Luiza desde o tempo de faculdade.
O casal mudou-se para uma casa e deu os primeiros passos na construção de um centro de permacultura, definindo um plano de negócio para a iniciativa.
A primeira parceria foi fechada com o restaurante de um amigo, ainda em 2019. “A partir daí, fomos testando possibilidades. Só em 2020, começamos a solidificar a captação de interessados”, relembra Luiza.
Hoje, o projeto atende a 110 associados, entre pequenos negócios e residências na região de Campinas, São Paulo e cidades como Valinhos, Vinhedo, Itupeva, Jundiaí, Santana de Parnaíba e Cotia.
São compostadas duas a três toneladas de resíduo orgânico por mês. Luiza e o marido querem ampliar neste ano e chegar a 10 toneladas/mês processadas.
VANTAGENS DO NEGÓCIO
● Sustentabilidade
É a melhor destinação para resíduos orgânicos, que são reaproveitados em vez de seguir para aterro.
● Marketing
Investir em algo que faz bem para o meio ambiente pode ter impacto direto na imagem do seu negócio entre os clientes.
● Menos desperdício
Ao separar e medir o lixo orgânico para destinação correta, fica fácil avaliar o total de desperdício do negócio e intervir.
O que é compostagem?
De forma simplificada, a compostagem é um processo biológico que transforma lixo orgânico em adubo. O descarte e o envio para aterros ou lixões poluem o meio ambiente, enquanto a compostagem favorece outros usos na agricultura ou na jardinagem.
FAÇA O CURSO RESTAURANTES!
ACOMPANHE AS AÇÕES DE ESG DA REDE ASSAÍ!
SAIBA A DIFERENÇA ENTRE CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS
CUIDE DO SEU COLESTEROL E REDUZA RISCOS NA SAÚDE
MESA FARTA NAS FESTAS DE SÃO JOÃO
FOOD BIKE: BOM NEGÓCIO ECOLÓGICO E ECONÔMICO
ENTENDA AS VANTAGENS DE FORMALIZAR O NEGÓCIO!
DEDICAÇÃO AO NEGÓCIO GERA CRESCIMENTO
JÁ EXPERIMENTOU O SPOBRETO?
BOA COMIDA NA JANELA
COMO DEFINIR UMA META DE VENDA EFICIENTE
ARMAZENAMENTO EM NUVEM PARA PROTEGER O SEU NEGÓCIO
CESTAS TEMÁTICAS: MUITO MAIS QUE CAFÉ DA MANHÃ
JAPÃO – TRADIÇÃO, MODERNIDADE E SABORES ÚNICOS
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!