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CESTAS TEMÁTICAS: MUITO MAIS QUE CAFÉ DA MANHÃ

Kits e cestas temáticas destacam-se como opção de negócio e ajudam muito a fazer crescer as vendas.

VEJA COMO AUMENTAR SEU FATURAMENTO COM CESTAS TEMÁTICAS!

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Foco no dia a dia é importante, mas um bom planejamento apoiado em datas comemorativas também ajuda a aumentar o fluxo de vendas, trazer novos compradores para o seu negócio e diversificar as opções de produtos para os clientes habituais.

Reserve um tempinho para analisar o calendário do semestre e do ano e crie cestas temáticas para datas especiais: Dia das Mães, dos Pais, da Secretária, Aniversários, Dia dos Namorados, formatura, casa nova, chá de bebê e noivado. As possibilidades são muitas e a criatividade é ilimitada.

 

Lá de Minas

Elvio Rocha de Oliveira Sobrinho, de 40 anos, começou ainda jovem a vender produtos mineiros em 2009, em São Paulo (SP), para pagar os custos da faculdade. O negócio Trem Bom de Minas cresceu e, na pandemia, migrou para o modelo on-line.

Isso o fez alcançar um faturamento de até R$ 100 mil por mês. “Tínhamos, em média, 30 eventos presenciais por semana em empresas parceiras. Conseguimos abrir nosso ponto físico e manter a venda on-line com mais de 50 fornecedores parceiros”, explica.

@trembomdeminas

 

COMO MONTAR SEU NEGÓCIO

Planejamento

●       Faça compras por demanda, a partir das encomendas

●       Planeje o calendário de datas comemorativas

●       Incentive a compra antecipada como vantagem na negociação

●       Ofereça descontos para compras feitas até determinada data

 

Proposta

●       Comece com poucas opções, de três a cinco kits diferentes

●       Isso ajuda a entender o fluxo de vendas e evita grandes estoques

 

 Divulgação

●       Use as redes sociais como opção barata de divulgação, com posts, fotos e conteúdos

●       Monte kits e presenteie amigos e familiares, isso ajuda a divulgar a marca

●       Exponha em feiras e locais de boa visibilidade

 

Embalagem

●       Caixas de papelão com tampa, cestas de vime, madeira e papel kraft

●       Avalie qual se adapta melhor a seu produto e se é resistente

 

Formação de preço

Exemplo:

  • Cesta e embalagem R$ 8,00
  • Produtos da cesta R$ 12,00
  • Mão de obra* R$ 5,00
  • Custo total R$ 25,00
  • Preço de venda R$ 60,00
  • Lucro:

Preço de venda menos o custo total = R$ 35,00

*Valor da mão de obra. Ex: R$ 40,00 sua hora de trabalho / 8 cestas montadas à mão = R$ 5,00 o custo da mão de obra por cesta.

 

Qual o segredo das cestas temáticas?

Personalização e qualidade

São as palavras-chave! De acordo com o instrutor do Senac/RJ, Leandro Condeixa, o primeiro passo é: ter em mente que esse tipo de cesta é um presente. E que vai atender a um determinado nicho de mercado.

 

Para começar, identifique:

  • Quem o público-alvo costuma presentear?
  • O que as pessoas gostariam de ganhar?

 

Mas, atenção!

●       Os produtos têm que ter qualidade

●       Devem ser exclusivos, pouco comuns no comércio da sua região

●       Personalize as cestas temáticas com recadinhos, bandeirinhas decorativas ou cartinhas escritas à mão (isso faz com que a pessoa presenteada sinta o carinho e o cuidado).

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Recarregando energias

A publicitária Ana Paula Mando, 38 anos, começou em 2020 a montar cestas para vender em Curitiba (PR). A inspiração veio da internet e do aumento da demanda por produtos naturais no mercado.

Ela investiu R$ 600,00 e apostou em cestas de bem-estar criando a Energia Dourada, com kits de escalda-pés, banhos de ervas, velas, além de pães e bolinhos para acompanhar. No final do ano, o faturamento chegou a R$ 10 mil, e sua média gira entre R$ 3 mil e R$ 4 mil em meses de menor fluxo de vendas.

@energia_dourada

 

Dicas da Energia Dourada

●      Crie uma rede de fornecedores com produtos exclusivos: parcerias com artesãos de porcelana e crochê, de pães especiais e minibolos para reforçar seu diferencial

●       Identifique alguns influenciadores locais e envie um mimo ou cesta para divulgação

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Café florido

Luciane Guedes Apene, de 47 anos, assumiu a floricultura da família em 1993 e começou a vender cestas temáticas atendendo ao pedido de uma cliente. A opção virou item obrigatório na Buon Giorno, que fica em Santos (SP).

A equipe de 15 pessoas, hoje, dá conta da alta de 30% nos negócios, entre ponto fixo e loja virtual, vendendo mais de 2 mil kits por ano. Luciane chega a faturar R$ 90 mil por mês. Como dica, ela sugere mesclar nos kits produtos industrializados e artesanais. O prazo de validade maior de alguns itens otimiza o estoque. 

@buongiornoconceito

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