Em 2023, José de Araújo Netto, sócio-proprietário do Bar Quermesse, que fica em Curitiba (PR), viu as vendas de um prato aumentarem muito depois de tomar uma decisão simples: mudar o nome do produto. “Apesar de ser um prato interessante, o nome ‘Moderação’ não despertava interesse nas pessoas”, conta.
Normalmente frequentado por grupos, o estabelecimento vende muitas porções de petiscos. O “Moderação”, criado em 2022, é um mix de alguns dos itens mais vendidos na casa.
Por isso, a equipe acreditava que a criação tinha tudo para dar certo. Mas o fato é que o prato acabava passando despercebido entre tantas outras opções disponíveis – hoje, o cardápio conta com mais de 80 porções e lanches.
GERANDO CURIOSIDADE PARA VENDER
Desde maio de 2023, a combinação de carne acebolada, calabresa, coração, linguiça fina, batata frita e farofa leva o nome de “Suruba Discreto”. Para José, foi a mudança de nome que elevou os pedidos em 800%, e hoje o prato é um dos mais vendidos da casa.
O proprietário considera que “o que chama a atenção, normalmente, é a curiosidade dos clientes em relação ao nome, que foi inspirado e adaptado de um prato de boteco de Tiradentes, Minas Gerais”. Lá, no entanto, o prato é uma espécie de “mexido” e combina várias iguarias mineiras.
“Apesar de ser um prato interessante, o nome ‘Moderação’ não despertava interesse nas pessoas”
José de Araújo Netto, sócio-proprietário do Bar Quermesse
SEMPRE UMA BRINCADEIRA
Muitos pratos servidos no Bar Quermesse são batizados com nomes inusitados.
A “Brusqueta São Thomé das Letras”, feita com cogumelos, é inspirada na cidade mineira conhecida por suas atrações místicas. A “Batata Brava” leva pimenta como acompanhamento e o “Pão de Bêbado” é montado com carne de alcatra ou frango preparada com conhaque.
“Nossa essência é dar nomes aos pratos sempre a partir de uma brincadeira, e nossos clientes gostam bastante dessa estratégia. O ‘Suruba Discreto’ gera muita interação nas redes sociais, é um nome que desperta a vontade de interagir”, revela José, que é responsável pelas estratégias de marketing e inovações do cardápio.
Palavra do especialista
Segundo o especialista em planejamento estratégico e gestão de marca, Adolpho Gutierrez, no universo do marketing a estratégia utilizada pelo Bar Quermesse é chamada de “Análise de Portfólio”.
O profissional explica que essa iniciativa tem o objetivo de dimensionar os resultados dos produtos para adotar as medidas necessárias no sentido de melhorar o faturamento.
“O estabelecimento usou a criatividade para rebatizar o nome do prato e criou algo que sai do senso comum, isso costuma chamar bastante a atenção. Além disso, ‘Moderação’ não refletia bem o que é o prato e, por isso, não chamava atenção”, avalia.
Ainda de acordo com Adolpho, o nome “Suruba Discreto” gera um gatilho mental que atrai a curiosidade da clientela.
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