Quem administra um negócio sabe que a divulgação é fundamental para o sucesso da empresa e, em um mundo cada vez mais digital, gerenciar as redes sociais é algo que merece atenção.
Manter as páginas atualizadas com informações completas é o primeiro passo, mas é preciso ir além: bons conteúdos e boas fotos podem fazer uma enorme diferença para se destacar da concorrência e atrair mais clientes.
FOTOGRAFIA COM O CELULAR
Um dos segredos para obter um bom apelo visual nas redes sociais é usar fotos de qualidade nas postagens. Para isso, o celular é mais que suficiente. Com um bom aparelho e um pouco de criatividade, é possível fazer imagens incríveis dos produtos e do estabelecimento, sem a necessidade de usar equipamentos caros.
DICAS PARA GARANTIR BOAS FOTOS
CENÁRIO E ILUMINAÇÃO
A escolha do local é fundamental. Uma dica é optar por um espaço com boa iluminação natural e não usar flash. O fundo deve ser neutro, para não roubar a atenção, mas não precisa ser branco ou sem graça.
Toalhas, tecidos, papéis e flores coloridas podem fazer uma boa composição com produtos alimentícios. Veja o que combina com o estilo do negócio e explore as ideias.
APRESENTAÇÃO
O prato ou produto que vai ser fotografado deve estar bem apresentado e visualmente atrativo. Alguns truques podem ajudar, como polvilhar ervas frescas ou sementes para conferir textura, pincelar óleo ou mel para dar brilho ou usar talheres e guardanapos para criar contraste.
As imagens não podem ficar muito distantes/diferentes dos pratos servidos no estabelecimento.
ÂNGULOS E COMPOSIÇÕES
Tente tirar fotos de cima, de lado, de diferentes distâncias e com itens variados para encontrar a composição que destaca as principais características dos produtos.
Dica: imagens de saladas ficam melhores feitas de cima, ao lado de acessórios coloridos, enquanto um bolo com várias camadas pode ficar mais interessante se for visto de um ângulo lateral.
DETALHES
Seja nos produtos ou no próprio estabelecimento, busque mostrar os detalhes que fazem diferença. Embalagens, vitrines, decoração, bastidores da cozinha, uniformes, louças, talheres, pessoas e outras informações visuais podem ajudar no resultado das imagens.
Para quem trabalha como ambulante, a dica é fotografar em cenários diferentes para atrair os clientes.
EDIÇÃO
Para editar fotos, existem aplicativos gratuitos que permitem ajustar iluminação, brilho, contraste e temperatura, realçar as cores naturais dos produtos e melhorar outros aspectos da imagem.
No entanto, é preciso ter cuidado para que a foto não fique parecendo artificial. Experimente filtros e ajustes até encontrar a configuração mais adequada, mas sem forçar a barra.
PADRÃO
É preciso ter coerência na linguagem visual para garantir que o negócio seja facilmente reconhecido pelos clientes. As imagens não precisam ser idênticas, mas devem conter elementos que sigam um padrão.
Seja por meio da paleta de cores, dos planos de fundo ou dos acessórios usados nas fotos, é importante encontrar e explorar a presença de elementos recorrentes capazes de identificar a empresa.