Conteúdo principal

CHURRASQUEIRA A GÁS PREMIA EMPREENDEDOR

A história do Espetinho VIP começou no final de 2017, em Serra (ES). Eu ainda trabalhava em uma produtora de eventos, mas sempre tive vontade de empreender. Apesar do receio, em 2018, decidi encarar o desafio de abrir meu próprio negócio. 

Eu tinha apenas um sonho, um pouco de dinheiro da rescisão do contrato de trabalho e algumas parcelas do seguro-desemprego. Foi com esse recurso que comecei a história da minha empresa, para mudar a minha própria história e poder proporcionar oportunidades para mais pessoas. 

CONHECIMENTO

No começo, apesar de já cozinhar para a família e os amigos, eu não sabia muito sobre carnes e não queria colocar a qualidade do meu negócio nas mãos de qualquer um.

Por isso, procurei ajuda do Sebrae e fui aprender sobre o universo do empreendedorismo. Fiz alguns cursos e oficinas, que me ajudaram a entender mais sobre gestão. 

E também frequentei eventos, feiras e workshops ligados ao setor de alimentação para adquirir cada vez mais conhecimento, e isso fez muita diferença na minha trajetória. 

DESAFIOS

Em 2018, quando comecei, meu desejo era trazer algo novo para a minha região. Pensei em algo no estilo barzinho para a clientela assistir a um jogo de futebol, ouvir uma música e relaxar no final do dia comendo e bebendo alguma coisa. 

Aluguei, então, um ponto comercial que pertencia a familiares e busquei referências sobre decoração com pouco recurso, pois estava com muita vontade de fazer dar certo. Era a minha oportunidade! Nossos primeiros equipamentos eram usados – alguns comprados, outros ganhados. 

Em 2019, mudamos para o bairro onde eu morava, porque eu tinha mais envolvimento com a comunidade. Alugamos um quiosque na praça principal do bairro e isso deu mais visibilidade e conforto para os clientes. 

Naquele mesmo ano, após uma forte chuva, teve um alagamento na região e perdemos alguns armários e outras coisas mais simples. Porém, mais uma vez, com a ajuda de familiares e amigos, consegui recuperar parte do prejuízo.

Depois, com os decretos impostos pela pandemia de Covid-19 em 2020, tive que fechar. Trabalhar somente com delivery se tornou inviável por causa dos altos custos. Foi um momento bem triste, pois estávamos vivendo uma fase muito boa na empresa. 

Voltei para o mercado de trabalho, mas sem esquecer o meu sonho, que era fazer o Espetinho VIP dar certo.

 

"Eu tinha apenas um sonho, um pouco de dinheiro da rescisão do contrato de trabalho e algumas parcelas do seguro-desemprego"

João Victor da Conceição

 

REALIZAÇÃO

Depois de tantas batalhas, hoje o Espetinho VIP funciona em um espaço reformado de 15 m², nos fundos da minha casa. A reforma eu consegui concluir por causa do Prêmio da Academia Assaí, que ganhei em 2023, e aos poucos pretendo aumentar a minha capacidade. 

Nosso foco está no delivery, mas também trabalhamos com retirada e conseguimos atender a alguns clientes presencialmente. Além disso, participamos de feiras e eventos.

No cardápio, são mais de 10 opções de espetos, que produzimos aqui com um tempero exclusivo. 

Também temos a jantinha, o pão de alho com a nossa pasta de alho (criada e produzida aqui) e o churraspão, lanche que leva carne, muçarela, vinagrete e molhos. Fora os acompanhamentos – feijão-tropeiro, arroz, vinagrete e farofa do chef –, que recebem muitos elogios dos nossos clientes. 

CHURRASQUEIRA A GÁS, A VIRADA DE CHAVE

Quando eu comecei, tinha vontade de entregar espetinhos assados na brasa, pois na minha opinião eles têm mais qualidade, suculência e aroma.

Iniciei com uma churrasqueira a carvão vegetal, que tenho guardada até hoje como recordação. Mas passava cerca de seis horas por dia exposto à fumaça, o que acabou me trazendo alguns problemas de saúde. 

Em 2022, quando retomamos as atividades pós-pandemia, eu já não queria trabalhar com carvão. Passei cerca de um ano pesquisando uma solução que me entregasse um resultado parecido com o da churrasqueira antiga e, depois de fazer muitos testes e desenvolver uma técnica para assar os espetos, os clientes aprovaram. 

Assim, acabei contribuindo com a minha saúde e com a natureza, porque a churrasqueira a gás emite bem menos CO2 que o carvão. Essa foi a inovação que apresentei no Prêmio Academia Assaí.

MOTIVAÇÃO

O que me motiva todos os dias é a paixão pelo que faço, de poder levar momentos de alegria aos clientes, além de uma experiência nova na hora de comer um bom churrasco. 

Estou muito realizado com as oportunidades que têm surgido, nem nos meus melhores sonhos eu imaginava que conquistaria tanto. Só quem empreende sabe das dificuldades e renúncias que temos que fazer. Tenho muito a aprender, crescer e conquistar, mas quero fazer isso com os pés no chão e muita humildade.

Sou muito grato ao Assaí. Desde que a rede chegou à minha cidade, sou cliente. E, hoje, posso afirmar que ter uma marca gigante olhando para a nossa empresa mudou a minha história, abriu outras portas e me fez mudar de visão sobre o potencial do meu negócio. 

Com o prêmio, ganhei mais autoridade e visibilidade, o que trouxe mais clientes para o Espetinho VIP. Espero que essa parceria dure bastante tempo! 

Saiba mais:

@espetinhovipes

 

50 ANOS DO ASSAÍ - COMEMORANDO COM OS CLIENTES

Ao longo de sua história, o Assaí Atacadista celebra seu aniversário distribuindo muitos prêmios com o objetivo de transformar vidas e retr
Leia mais +

CONSUMO DE CARNE NO BRASIL: DO BOI AO JAVALI

O Brasil é um dos maiores consumidores de carnes do mundo, e a diversidade é uma das características nas diferentes regiões do país
Leia mais +

A TRADIÇÃO E O FRESCOR DA COMIDA JAPONESA

Pratos típicos, ambientação, leveza e sabor são os diferenciais dos restaurantes especializados na tradicional culinária do país do sol nasc
Leia mais +

INFLUÊNCIA DIGITAL

Os influenciadores são uma estratégia eficiente para divulgar produtos e serviços nas redes sociais. Saiba como usar o marketing de influênc
Leia mais +

O PODER DO COMÉRCIO E O EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO

A diversidade e a força empreendedora do comerciante brasileiro estão bem representadas pelos pequenos negócios do setor de alimentação
Leia mais +

COMO CONTROLAR AS FINANÇAS PELO CELULAR

Existem ferramentas gratuitas que ajudam a controlar as finanças dos negócios, garantindo vantagens como segurança e agilidade
Leia mais +

SABOR DA AMÉRICA – ESTADOS UNIDOS PARA TODOS OS GOSTOS

Nos Estados Unidos, a mesa tem lugar para fast-food, café gelado, comida internacional e alimentos orgânicos, representando a diversidade do
Leia mais +

COMO FAZER BOAS FOTOS?

Nas redes sociais, as imagens representam a essência e o diferencial dos produtos ou do estabelecimento e são capazes de atrair mais cliente
Leia mais +

MÚSICA AO VIVO: VALE A PENA?

Apresentações musicais podem atrair e fidelizar a clientela, mas é indispensável adotar alguns cuidados para garantir uma experiência bem-su
Leia mais +

COMPOSTAGEM - TRANSFORMANDO RESÍDUOS EM ADUBO

A compostagem, que pode ser implementada nas empresas, é uma alternativa vantajosa para minimizar a emissão de gases de efeito estufa nos at
Leia mais +

CUSCUZ NO POTE – UMA TRADIÇÃO EM NOVO FORMATO

O cuscuz, um clássico nordestino que conquistou o Brasil, ganha uma versão fácil de consumir e que, por isso, tem potencial de venda em esta
Leia mais +

“SEM MODERAÇÃO”, BAR QUERMESSE VIRA O JOGO E VENDE MAIS

A partir de uma estratégia simples e criativa, um prato de petiscos que não tinha saída foi transformado em um dos itens mais vendidos de um
Leia mais +

Os benefícios e a versatilidade da manteiga: agora com e sem lactose!

Conheça a nova Manteiga Teixeira Zero Lactose, que possibilita o consumo por intolerantes   
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!