Setor segue prosperando, mas montar uma pizzaria de sucesso exige planejamento, equipamentos e produtos de qualidade, escolha do forno certo e capacitação
Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor de pizzas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. E, de acordo com a Associação das Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o setor segue prosperando.
A “Pesquisa Setorial Pizzarias APUBRA 2024”, feita pela Galunion, mostra que 92% desses estabelecimentos tiveram lucro em 2024. Além disso, entre janeiro e setembro do ano passado, 62% dos negócios registraram aumento no faturamento em relação a 2023, com maior movimento entre quarta-feira e sábado, principalmente à noite.
COMO MONTAR UMA PIZZARIA?
Para abrir uma pizzaria, é preciso seguir algumas etapas importantes:
Fazer um plano de negócios
Um planejamento bem estruturado ajuda na concepção e na gestão do negócio ao detalhar a ideia, os objetivos e as estratégias que serão usadas para atingir as metas desejadas.
Escolher o local adequado
Independentemente do tipo de operação (espaço físico com salão, retirada no balcão ou delivery), é essencial que o local seja adequado para a manipulação de alimentos.
Legalizar o estabelecimento
Obter todos os alvarás e documentos necessários influencia diretamente no funcionamento e na segurança da pizzaria. Isso porque, sem a documentação completa, o estabelecimento pode até ser interditado.
Adquirir equipamentos e utensílios
Fogão, forno, geladeiras e freezers, caixas de pizza, espátulas, cortadores, aventais e outros itens indispensáveis para a operação do negócio devem ser de qualidade, pois impactam diretamente o resultado.
Montar a quipe e escolher os fornecedores
Mesmo em um negócio pequeno, uma equipe bem treinada é essencial. Em paralelo, escolher fornecedores que ofereçam produtos com bom custo-benefício vai garantir a qualidade das pizzas.
Investir na divulgação
As redes sociais são uma forma gratuita de apresentar a pizzaria, contar novidades, atrair e fidelizar clientes. Além disso, respostas rápidas, promoções e plataformas de delivery funcionam como estratégias de marketing.
Qual é o melhor forno?
Essa é uma dúvida bastante comum, afinal, existem vários tipos e modelos no mercado,
que resultam em produtos diferentes.
FORNO A LENHA
É tradicional e valorizado, podendo ser um diferencial de marketing. No entanto, requer um bom investimento e o uso de madeira legal, que tem custo elevado.
FORNO A GÁS
Mais econômico, é uma escolha prática e ideal para negócios que não atendem presencialmente. Isso porque a diferença de sabor é imperceptível no delivery.
FORNO ELÉTRICO
Fácil de usar, regular e limpar, garante a qualidade das pizzas e é mais sustentável, já que não emite poluentes. Mas é preciso considerar os gastos com energia elétrica.
FORNO ESTEIRA
Com alta capacidade de produção, é eficiente e rápido – assa uma pizza de tamanho padrão (40 cm) em menos de 3 minutos. Por outro lado, seu custo é mais alto.
Capacitação:
CURSO DE PIZZARIA GRATUITO
Estudar é uma das melhores maneiras de começar um negócio e, com a ajuda da Academia Assaí, é possível se capacitar sem gastar nada. Entre os conteúdos disponíveis, o curso “Pizzarias” traz informações valiosas sobre gestão e técnicas para vender mais pizzas.
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