Com ações simples, é possível reduzir custos e crescer de forma sustentável
De acordo com o Sebrae, o consumo de energia pode representar até 20% dos custos operacionais dos pequenos negócios. Isso significa que fontes como eletricidade, gás natural e óleo combustível, essenciais para a operação no setor de alimentação, exercem uma grande influência na saúde financeira das empresas de pequeno porte.
Além disso, pesquisas dão conta de que, cada vez mais, os consumidores brasileiros consideram a responsabilidade social do estabelecimento na hora da sua decisão de compra.
Em outras palavras, adotar medidas para reduzir os impactos ambientais pode fortalecer a imagem da marca e ainda atrair consumidores conscientes.
Nos pequenos negócios, atitudes simples de economia de energia, como trocar as lâmpadas por modelos mais eficientes ou substituir equipamentos antigos que consomem muita energia, já promovem resultados reais.
A vantagem é que os recursos economizados podem ser redirecionados para outros investimentos, como infraestrutura, tecnologia e marketing, por exemplo.
Não fique para trás! Segundo o IBGE, 74% das micro e pequenas empresas implementaram a economia de energia nos últimos anos.
O Assaí investe em energia livre
Atualmente, 98,7% da energia utilizada pelo Assaí Atacadista vem do mercado livre de energia. A escolha por esse modelo possibilita à empresa negociar diretamente com fornecedores e garantir maior previsibilidade nos custos.
Hoje em dia, oito lojas são abastecidas com autogeração de energia solar, e todas as unidades utilizam iluminação de LED, em combinação com a luz natural, reforçando o compromisso da marca com a eficiência energética e a sustentabilidade.
DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA
Use lâmpadas econômicas
As lâmpadas de LED duram mais e consomem até 80% menos energia (em relação às incandescentes). Apesar do custo inicial, o investimento compensa – e pode ser feito de forma gradual para manter o equilíbrio financeiro.
Substitua equipamentos antigos
Equipamentos modernos são mais eficientes e consomem menos energia. Com um bom planejamento, é possível trocar gradualmente os itens antigos por mais novos, melhorando o desempenho e reduzindo os gastos com eletricidade.
Faça manutenção preventiva
O alto consumo de energia e o baixo desempenho podem estar diretamente ligados às condições de equipamentos, como freezers e geladeiras, por exemplo. Crie um cronograma de manutenção preventiva conforme as orientações dos fabricantes.
Aproveite a luz natural
Abra janelas e portas, utilize vidros claros e evite cortinas pesadas e escuras, facilitando assim a entrada de luz natural. Outra dica é instalar sistemas de iluminação inteligente, para evitar luzes acesas sem necessidade.
Desligue equipamentos inativos
Manter ligados equipamentos e luzes que não estão em uso desperdiça energia. Ao final do dia, retire o que puder da tomada e conscientize sua equipe sobre a importância de apagar as luzes ao deixar os ambientes.
Conheça as ações sustentáveis do Assaí - Leia o QR Code e acesse o Relatório Anual e de Sustentabilidade 2024
https://www.assai.com.br/relatorio-anual-e-de-sustentabilidade-2024