O projeto AfroNegócio, da Academia Assaí, fortalece a gastronomia negra e
promove a inclusão produtiva com impacto social
O AfroNegócio é uma iniciativa da Academia Assaí voltada para o fortalecimento do empreendedorismo negro, ou afroempreendedorismo, no setor de alimentação. Por meio de conteúdos formativos, conexões estratégicas e acesso a oportunidades, o projeto promove inclusão, representatividade e desenvolvimento de empreendedores(as) negros(as), valorizando sua cultura, ancestralidade e capacidade de inovação no mercado.
Um exemplo de parceria estratégica é a colaboração com a Feira Preta, anteriormente PretaHub, um dos principais polos de criatividade, inovação e empreendedorismo negro no Brasil.
A atuação conjunta amplia o impacto do AfroNegócio, somando forças na capacitação, na visibilidade e no fortalecimento com identidade e propósito, contribuindo para a construção de um mercado mais justo e inclusivo.
Investir na gastronomia negra significa fortalecer a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico de um país mais diverso e justo. Para empresas, marcas e consumidores, apoiar esses negócios não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia econômica inteligente, pois valoriza uma cadeia produtiva rica em saberes e inovadora em suas soluções.
Adriana Barbosa, criadora do Feira Preta Festival
TRANSFORMANDO A REALIDADE SOCIAL E ECONÔMICA
O Instituto Assaí é parceiro e patrocinador da Feira Preta desde 2018 e, por meio da Academia Assaí, apoia ações em parceria destinadas a empreendedores negros de alimentação. Com a contribuição da organização, a Academia Assaí lança em junho deste ano uma trilha exclusiva dedicada ao empreendedorismo negro, em parceria com chefs e especialistas em gastronomia e ancestralidade.
Além disso, a Feira Preta contribui com conteúdos relevantes na coluna mensal de AfroNegócio e no podcast Negócio em Dia, da Academia Assaí. São conteúdos que promovem debates e boas práticas sobre inclusão produtiva, fortalecem o ecossistema e ampliam o alcance de negócios que valorizam a ancestralidade.
Juntos, o Instituto Assaí e a Feira Preta constroem pontes e promovem conhecimento, prática e representatividade.
Acesse o conteúdo da trilha exclusiva da Academia Assaí: academiaassai.com.br/afronegocio
Da teoria à prática
O Instituto Assaí apoia também a Feira Preta Cria: Gastronomia, programa que promove capacitação, conexão com o mercado e visibilidade. Em 2025, tem edições previstas para Belém (PA), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A parceria se estende, ainda, à realização de novas edições da Feira Preta Degusta, uma mostra de produtos e serviços de gastronomia, na qual é possível conhecer diferentes culinárias produzidas pelos próprios participantes da Feira Preta Cria.
Os resultados desse movimento são visíveis. Alguns empreendedores que participaram da Feira Preta conquistaram projeção em nível nacional, evidenciando a força dos saberes ancestrais aplicados à gastronomia e reforçando a importância econômica e cultural do setor.
Acesse o conteúdo do AfroNegócio na página da Academia Assaí:
academiaassai.com.br/afronegocio