Plataformas digitais facilitam a gestão dos pedidos para oferecer recompensas a clientes recorrentes, mas é preciso atenção às regras e aos benefícios
Construir uma base de clientes leais é um dos desejos de quem administra um negócio, afinal, consumidores fiéis representam vendas recorrentes e ainda funcionam como verdadeiros promotores de seus estabelecimentos preferidos.
Mas conquistar essa fidelidade vai além de oferecer um bom produto. Envolve toda a experiência de consumo: atendimento, ambiente, qualidade dos alimentos, preço justo, agilidade no serviço e, claro, incentivos para que o consumidor escolha voltar.
Nesse contexto, contar com programas de fidelidade bem estruturados pode ser o diferencial que um empreendimento precisa para se destacar no mercado.
COMO FUNCIONA?
Basicamente, a ideia de oferecer um programa de fidelidade é recompensar os clientes regulares com benefícios exclusivos. O programa pode ser:
Acúmulo de pontos por compra, que podem ser trocados por descontos, brindes ou produtos disponíveis no estabelecimento.
Promoção para aniversariantes, com sobremesa gratuita, desconto especial ou refeição no dia do aniversário.
Indicação, com descontos para clientes que recomendam o estabelecimento e para os indicados que finalizam a compra.
Benefícios exclusivos, como estacionamento gratuito e prioridade na reserva em dias concorridos.
Valor social, revertendo pontos acumulados pelos clientes em doações para instituições filantrópicas.
COLOCANDO EM PRÁTICA
A tecnologia é uma aliada na implementação dos programas de fidelidade. O uso de aplicativos e plataformas (próprias ou terceirizadas) facilita a gestão dos pontos, mas a escolha certa é essencial.
Existem aplicativos com versões pagas que possuem a funcionalidade integrada, como Costumer, Fidelimax e Goomer. Uma dica é pesquisar e escolher o mais adequado às necessidades do estabelecimento, priorizando plataformas simples e intuitivas.
iFOOD
O iFood é a plataforma de pedidos mais utilizada no Brasil e disponibiliza programas de fidelidade para empreendedores cadastrados. No app, é possível configurar benefícios de forma automatizada, oferecendo recompensas para clientes recorrentes depois de um determinado número de pedidos, por exemplo.
O empreendedor pode ainda determinar regras personalizadas na plataforma, indicando quantidade de pedidos e valor mínimo para cada um, validade e tipo de recompensa. Para garantir clareza e evitar dúvidas, é essencial detalhar todos os critérios do programa. Essas informações ficam disponíveis no perfil do seu negócio.
Dicas de sucesso
Não basta criar um programa de fidelidade, o sucesso da iniciativa exige:
Atenção às preferências dos clientes e tendências de mercado.
Atendimento humanizado, com mensagens e respostas rápidas.
Recompensas reais e possíveis de serem alcançadas.
Divulgação nas redes sociais e no site do estabelecimento.
Boa experiência, com embalagens adequadas e entregas eficientes.