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PROGRAMAS DE FIDELIDADE: COMO SE BENEFICIAR

JUNHO / JULHO 69

Vania Nocchi

Plataformas digitais facilitam a gestão dos pedidos para oferecer recompensas a clientes recorrentes, mas é preciso atenção às regras e aos benefícios

 

 

Construir uma base de clientes leais é um dos desejos de quem administra um negócio, afinal, consumidores fiéis representam vendas recorrentes e ainda funcionam como verdadeiros promotores de seus estabelecimentos preferidos. 

Mas conquistar essa fidelidade vai além de oferecer um bom produto. Envolve toda a experiência de consumo: atendimento, ambiente, qualidade dos alimentos, preço justo, agilidade no serviço e, claro, incentivos para que o consumidor escolha voltar. 

Nesse contexto, contar com programas de fidelidade bem estruturados pode ser o diferencial que um empreendimento precisa para se destacar no mercado.

 

COMO FUNCIONA?

Basicamente, a ideia de oferecer um programa de fidelidade é recompensar os clientes regulares com benefícios exclusivos. O programa pode ser:

  • Acúmulo de pontos por compra, que podem ser trocados por descontos, brindes ou produtos disponíveis no estabelecimento.

  • Promoção para aniversariantes, com sobremesa gratuita, desconto especial ou refeição no dia do aniversário.

  • Indicação, com descontos para clientes que recomendam o estabelecimento e para os indicados que finalizam a compra. 

  • Benefícios exclusivos, como estacionamento gratuito e prioridade na reserva em dias concorridos.

  • Valor social, revertendo pontos acumulados pelos clientes em doações para instituições filantrópicas. 

 

 

COLOCANDO EM PRÁTICA

A tecnologia é uma aliada na implementação dos programas de fidelidade. O uso de aplicativos e plataformas (próprias ou terceirizadas) facilita a gestão dos pontos, mas a escolha certa é essencial. 

Existem aplicativos com versões pagas que possuem a funcionalidade integrada, como Costumer, Fidelimax e Goomer. Uma dica é pesquisar e escolher o mais adequado às necessidades do estabelecimento, priorizando plataformas simples e intuitivas.

 

iFOOD

O iFood é a plataforma de pedidos mais utilizada no Brasil e disponibiliza programas de fidelidade para empreendedores cadastrados. No app, é possível configurar benefícios de forma automatizada, oferecendo recompensas para clientes recorrentes depois de um determinado número de pedidos, por exemplo.

O empreendedor pode ainda determinar regras personalizadas na plataforma, indicando quantidade de pedidos e valor mínimo para cada um, validade e tipo de recompensa. Para garantir clareza e evitar dúvidas, é essencial detalhar todos os critérios do programa. Essas informações ficam disponíveis no perfil do seu negócio.  

 

Dicas de sucesso

Não basta criar um programa de fidelidade, o sucesso da iniciativa exige:

  • Atenção às preferências dos clientes e tendências de mercado.

  • Atendimento humanizado, com mensagens e respostas rápidas.

  • Recompensas reais e possíveis de serem alcançadas.

  • Divulgação nas redes sociais e no site do estabelecimento.

  • Boa experiência, com embalagens adequadas e entregas eficientes.

 

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