Com influência da cultura pop e apelo saudável, pratos típicos de países como Coreia do Sul, China e Japão ganham espaço no mercado brasileiro
Estabelecimentos dedicados à gastronomia asiática estão se espalhando pelo Brasil e, com isso, ingredientes antes desconhecidos agora se destacam em cozinhas e mercados.
Os sabores asiáticos – intensos, exóticos e autênticos – são altamente apreciados por aqui, especialmente aqueles encontrados nas receitas japonesas, chinesas e coreanas, as mais populares.
A ascensão da cozinha oriental é resultado de vários fatores, como a percepção de que muitos pratos são saudáveis e o aumento do acesso a restaurantes especializados, mesmo fora dos grandes centros.
Além disso, a população brasileira é muito receptiva aos sabores e à cultura de outros países, o que proporciona diferentes oportunidades para estabelecimentos e pequenos empreendedores.
A influência dos doramas na cozinha
Os dramas sul-coreanos (conhecidos como doramas) se tornaram uma verdadeira febre no Brasil, atraindo pessoas de diferentes idades a partir de temas universais que fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa, como romance, fantasia e relações de família.
Essas produções têm despertado o interesse para receitas típicas, já que, nos episódios, elas surgem em contextos familiares e encontros entre amigos.
Pratos como tteokbokki, mandu, kimchi, bibimbap e bulgogi enriquecem as cenas e ajudam a espalhar a cultura sul-coreana pelo mundo. Muitas dessas receitas podem ser preparadas com ingredientes facilmente encontrados nas lojas do Assaí Atacadista de todo o Brasil.
Bibimbap
Um prato tradicional que significa “arroz misturado”. Leva arroz branco, vegetais, carne bovina e ovo e é servido em tigelas ou panelas de pedra com o objetivo de equilibrar sabores, texturas e cores.
Tteokbokki
Bolinhos de arroz cozidos em molho picante e agridoce à base de pimenta fermentada (gochujang). São frequentemente servidos com acompanhamentos, como ovos cozidos, picles, bolinho de peixe, cebolinha, queijo e mandu.
Mandu
Uma espécie de pastelzinho recheado de carne, vegetais ou kimchi. Pode ser servido como acompanhamento, lanche e até como prato principal, se acompanhado de arroz e salada de pepino.
Kimchi
Feito a partir da fermentação de vegetais, principalmente acelga, com pimenta, alho, gengibre, cebolinha e outros temperos. Além de ser servido como acompanhamento, está presente em sopas e ensopados.
Bulgogi
O famoso churrasco coreano é feito com fatias de carne marinada, preparadas em uma grelha de mesa durante a refeição. O prato acompanha pequenas porções para serem compartilhadas, chamadas de banchans.
Os sabores intensos, exóticos e autênticos são altamente apreciados por aqui, especialmente aqueles encontrados nas receitas japonesas, chinesas e coreanas.
TRADIÇÕES CONSOLIDADAS
Para além das receitas coreanas que são tendência no momento, alguns sabores asiáticos já são populares entre os brasileiros há mais tempo e têm espaço garantido por aqui. Entre os pratos típicos mais tradicionais, estão:
Sushi – Prato japonês à base de arroz temperado, pode ser enrolado em alga e combinado com peixe cru, frutos do mar, vegetais e outros ingredientes.
Temaki – Uma versão do sushi em formato de cone, mais moderna, informal e prática de consumir. Por isso, faz sucesso em barracas de rua, feiras e eventos.
Yakisoba – Prato chinês que se popularizou no Japão, leva macarrão, legumes, carne ou frango e molho à base de shoyu. Pode ser vegetariano ou vegano.
Frango xadrez – Leva frango em cubos, legumes (como pimentões e cebola), amendoim e molho. A vantagem é que a receita é preparada em uma única panela.
Harumaki (rolinho primavera) – Massa fina e crocante recheada com queijo ou legumes, como cenoura, repolho e pimentão. Pode ser frito ou assado.
Arroz Chop Suey – Associado à imigração chinesa na América, é feito com arroz branco e pedaços de presunto, cenoura, ervilha e ovos.
A ascensão dos sabores asiáticos indica que o consumidor brasileiro está aberto a novas experiências. E, com o apoio de influências culturais, essa tendência deve continuar crescendo, representando uma excelente oportunidade para inovar, se destacar e atender a um público cada vez mais curioso e exigente.