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Como preparar o negócio para as vendas de final de ano

Dicas para você inovar no final de ano e vender mais com seu negócio de alimentos

O fim de ano é uma das épocas mais comemoradas e, para os empreendedores do setor de alimentos, é um prato cheio no que diz respeito a vendas! 

Vale se atentar às oportunidades e incorporar novas estratégias para atrair mais clientes e fazer com que o seu negócio se destaque, oferecendo novidades e qualidade no serviço.

Por isso, o Assaí vai dar dicas para você colocar em prática e atrair consumidores durante o Natal e o Réveillon, com ações de vendas e promoções usando criatividade para lucrar neste fim de ano. Confira! 

 

Mudança de cardápio

Uma das principais mudanças para aproveitar o movimento do comércio nessa época é adaptar o cardápio com novas opções e ingredientes que estejam dentro do tema.

Para quem trabalha com vendas por encomendas, é hora de entrar com receitas novas e edições limitadas, a fim de incentivar os consumidores a aumentar o valor de compra (ticket médio) e trazer um tom de exclusividade.

O mesmo vale para restaurantes, bares, lanchonetes, minimercados e vendedores ambulantes: acrescente novas opções ao cardápio e dê destaque aos sabores de Natal e de Ano Novo com promoções e combos para incentivar os pedidos.

 

Oferecer kits de ceia

Essa ideia tem tudo para bombar no final de ano! Que tal trabalhar com kits de ceia para levar praticidade aos clientes e um cardápio inteiramente feito para o dia da confraternização de Natal e de Ano Novo?

Você pode sugerir tamanhos e estilos diferentes de ceia e vender o pacote completo, com pratos, bebidas e sobremesas, ou a versão reduzida. Muitos restaurantes estendem seu cardápio especial de fim de ano para o delivery – e essa é uma ótima sugestão. 

 

Checagem e abastecimento de estoque

Com o aumento de pedidos e reservas, é importante checar sempre o estoque e, durante o final de ano, rever o tamanho das suas compras para que nada falte e você possa atender a todas as demandas com tranquilidade.

Por isso, a dica é ter uma reserva maior de suprimentos nesse período e já adiantar o pedido a fornecedores de ingredientes sazonais, mais difíceis de encontrar, além de reservar um espaço maior para os produtos e para a sua despensa de alimentos.

 

Foque a pré-produção

Para otimizar processos dentro do seu negócio e agilizar os pedidos, uma dica é atentar-se à pré-produção, a fim de adiantar ainda mais as etapas de fabricação dos seus produtos.

Deixe pronto o máximo de coisas que conseguir e utilize geladeira, freezers e espaço no estoque para já deixar tudo guardado e pronto para ser usado durante a produção. Massas de bolos, recheios, temperos, molhos, entre outros, são exemplos de alimentos que já podem ser antecipados na sua pré-produção!

 

Descontos e promoções

Não poderíamos deixar de falar das promoções de fim de ano! É aqui que as campanhas e os saldões de vendas começam, já que muitos consumidores esperam o ano todo para aproveitar os descontos ou também “gastar” o dinheiro como forma de presentear.

Por isso, aproveite esse impulso no comércio para atrair os clientes com ações de vendas especiais, combos e opções diferentes no seu negócio, como embalagens promocionais e sorteios, além de anunciar nos seus canais oficiais todas as novidades. Quem comunica vende melhor!

 

Vendas “pegue e leve”

Também conhecido como “take away”, o modelo de vendas é um “pegue e leve”, em que o cliente retira o pedido na loja ou no ponto de venda e leva para casa. Essa pode ser uma excelente estratégia para quem quer vender sem precisar ter espaço fixo, aglomerar ou como forma de agilizar o atendimento e o fluxo de clientes.

A retirada dos produtos também pode ser agendada, com vendas diretamente por aplicativo de delivery ou pelo WhatsApp. 

 

Aproveite a Black Friday 

E, falando em descontos, a Black Friday é um dos principais acontecimentos do varejo, com ofertas arrasadoras para você vender mais em um curto espaço de tempo. Portanto, não dá para ficar de fora!

Neste ano, a data acontece no dia 26 de novembro, mas você já pode programar a semana inteira com promoções especiais para já aquecer os motores para o fim de ano e vender até o último dia de dezembro.

 

É isso mesmo: as vendas de Natal e Ano Novo vão começar com tudo se você se preparar com antecedência e deixar o seu negócio de alimentos pronto para a alta temporada.

Foque a qualidade do serviço e o bom atendimento para manter os clientes por perto durante 2022 também. Assim, você já começa o ano que vem em um ótimo ritmo e com oportunidades de crescer cada vez mais!

 

Esperamos ter ajudado com essas dicas de negócio incríveis e convidamos você a aproveitar o melhor fim de ano com o Assaí. Vem muita economia e novidades pela frente... não dá para perder. Fique de olho com a gente!

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