Conteúdo principal

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ: OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

Vencedora do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2020 conta como vem desenvolvendo novos aprendizados e transformando suas experiências em oportunidades de crescimento

 

Vou contar como o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios mudou minha vida.  Em 2016, meu marido e eu decidimos abrir um negócio próprio para aumentar a nossa renda familiar. A crise financeira que o país estava passando na época fez com que ele ficasse desempregado e, em seguida, fosse trabalhar para uma grande rede de restaurantes, porém com um salário muito mais baixo que o anterior. Na mesma época, minha remuneração como gerente de loja tinha diminuído quase 50%, resultado da queda das vendas. 

Precisávamos fazer algo para mudar a situação da nossa família. Saí do emprego e, com o valor da restituição, resolvemos investir em uma sociedade, junto com meu irmão, para abrir um trailer de lanches. Tentamos usar a minha experiência de anos em gerenciamento de loja e atendimento ao cliente com a experiência do meu marido nessa grande empresa de alimentação. Assim, começamos o Malta Street Burger!

Tivemos erros e acertos e, com o rompimento da sociedade após dois anos, decidimos mudar nosso endereço de atendimento, alguns produtos e seguirmos, só meu marido e eu, com o sonho de empreender. No nosso primeiro ano no novo local, colocamos em prática aprendizados da experiência anterior.

Durante o ano, percebemos que estávamos tendo um crescimento muito pequeno comparado ao que acreditávamos que poderíamos ter. Tínhamos a sensação de que não estava valendo a pena continuar investindo, mesmo sabendo que ali estava o que gostávamos de fazer. Sabíamos que entregar um produto saboroso, de qualidade, e ouvir do cliente o quanto nosso hambúrguer era maravilhoso, era o que nos mantinha ali.

 
00

PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO

Iniciamos 2020 com vários planos para conseguir mudar e evoluir. Acreditamos nos nossos produtos e sabíamos que eles podiam conquistar mais clientes. Porém, com a chegada da pandemia, nosso mundo desabou. O medo do vírus veio em primeiro lugar, pois temos uma filha de cinco anos que faz parte do grupo de risco. Como continuar trabalhando se a chance de levar o vírus para dentro de casa era imensa? 

Tentamos selecionar ao máximo o atendimento: eu ia a pé fazer as entregas na casa de alguns clientes, começamos a fechar em certos dias... Mesmo assim, todos testamos positivo para a Covid. Meu marido e eu tivemos vários sintomas, nossas filhas ficaram assintomáticas. Com tudo isso, a dificuldade financeira também chegou. 

Ficamos mais de um mês sem trabalhar até nos recuperarmos, e nossa vida virou um caos. Acabei entrando em depressão, crise de ansiedade... sinceramente, não tinha mais vontade de continuar, não acreditava mais que poderia dar certo. Achava que tínhamos que vender tudo e desistir.  

Após uma pequena (ilusória) melhora na pandemia, tentei procurar formas de impulsionar meu negócio, como uma última gota de esperança antes de vender tudo. Procurei aulas, vídeos, histórias de empreendedores, algo que me fizesse enxergar o que precisávamos fazer para não desistir. 

ESPERANÇA E MUITA VONTADE DE CRESCER

Foi aí que encontrei na internet o concurso da academia Assaí Bons Negócios. No início, o que mais me chamou a atenção foram as aulas oferecidas como forma de participar do concurso; jamais poderia imaginar que estaria entre os 150 vencedores de todo o Brasil. Quando recebi o e-mail informando, foi difícil de acreditar. Mal sabia que ali estava retomando um grande sonho. 

Foram dias de dedicação, estudo e troca em grupos. Já acordava esperando qual seria o tema para poder estudar e estar apta a participar das aulas. Minhas filhas ficaram durante os cinco dias com os avós e, apesar da saudade, eu sabia que precisava me dedicar ao máximo. Foram cinco dias que valeram por cinco anos de aprendizado. 

A cada dia, cada profissional que estava ali para nos ensinar era como um fôlego para acreditar que não podíamos desistir. O Malta Street Burger ficou entre os 15 destaques e tive que perder o medo das câmeras – algo que pra mim era impossível de imaginar. 

Lembro-me das mais de vinte vezes que gravei e apaguei os vídeos até conseguir enviar um, e hoje consigo rir da situação.

RETOMADA, ÂNIMO E EMPOLGAÇÃO

Agora, após vencermos a etapa final do Prêmio no voto popular, eu posso dizer com todas as letras: o concurso da Academia Assaí Bons Negócios não só me fez acreditar no meu negócio, como também me fez voltar a acreditar na minha capacidade de estudar, de melhorar, de crescer. 

É comum acharmos que, por termos anos de experiência, sabemos o suficiente, mas o estudo e o aprendizado precisam ser diários. O prêmio será algo essencial nessa nova fase, porém, os maiores prêmios que irei levar serão o ensinamento de cada grande profissional que passou pela semana de capacitação; a certeza de que não posso desistir do que acredito; e a confiança de que, com o estudo, podemos chegar longe. 

Hoje, para o Malta Street Burger, a opção de desistir não existe mais. O que temos é muita vontade de nos desenvolvermos e levar o melhor hambúrguer do planeta para o máximo de clientes possíveis.

“BUSQUE CONHECIMENTO”

Desejo que esse olhar para o pequeno empreendedor, que a Academia Assaí e as empresas participantes têm, seja exemplo para outras empresas. Porque talvez não estejam mudando apenas um negócio, mas também a vida de muitas pessoas e suas famílias. 

Se eu posso me arriscar a dar um conselho a um pequeno empreendedor, é para se inscrever nos cursos, aulas e lives que acontecem nas redes sociais e no site da Academia Assaí e também no próximo concurso. Busque conhecimento!

00

VOCÊ NA REVISTA ASSAÍ

É dono de um negócio e tem uma história de sucesso no seu empreendimento? Clique aqui, preencha as informações e você poderá aparecer aqui e na revista impressa! 

assai.com.br/contesuahistoria

FUNCIONÁRIO OU SÓCIO? VEJA VANTAGENS E IMPLICAÇÕES

Visando crescimento, algumas empresas transformam funcionários em sócios. Entenda as vantagens e os cuidados dessa operação
Leia mais +

ACESSIBILIDADE DIGITAL GERA INCLUSÃO

Ao implementar novas soluções tecnológicas e medidas simples para aumentar a acessibilidade, é possível diminuir barreiras para milhões de potenciais clientes  
Leia mais +

PESCA SUSTENTÁVEL: QUALIDADE DE VIDA E ALIMENTAÇÃO

Através de clube de assinatura de pescados, projeto conecta consumidores com produtores das comunidades pesqueiras.
Leia mais +

CULINÁRIA DA ÍNDIA: DA GEOGRAFIA A ESPIRUTALIDADE

A explosão de sabores da culinária da Índia intriga o Ocidente desde as grandes navegações e reflete toda a diversidade de um país gigante
Leia mais +

EMBALIXO TRAZ INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Tratar o lixo como algo transformador é o principal objetivo da empresa, que conta com uma linha vegana e antivírus inédita para inativar a COVID-19  
Leia mais +

PÁSCOA E CHOCOLATE: PENSOU EM UM, PENSOU NO OUTRO!

Veja porque Páscoa e chocolate são inseparáveis!
Leia mais +

NEGÓCIO ESCALÁVEL PARA DAR UM SALTO

Os maiores gigantes do mundo, em muitos casos, começaram bem pequenos e conseguiram aumentar sua produção.
Leia mais +

VITAMINAS E SUPLEMENTOS: SAUDÁVEIS, MODERADAMENTE

Preocupação com a saúde ou mesmo com a estética faz com que pessoas tomem vitaminas e suplementos dos mais variados tipos.
Leia mais +

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: FORMALIZANDO NEGOCIO

Menor burocracia, baixo custo pra manter a empresa e benefícios previdenciários estão entre principais motivos para ser um  Microempreendedor Individual (MEI)  
Leia mais +

COZINHA E TRADIÇÃO SE UNEM EM PROPOSTA INOVADORA

Criadora do pequeno Ajeum da Diáspora, chef baiana sacudiu a gastronomia de Salvador com um restaurante que funciona na sua própria casa
Leia mais +

TRABALHO E MATERNIDADE: UMA RECEITA DE SUPERAÇÃO

Confeiteira cria negócio de sucesso, com produção limitada, para conciliar trabalho e maternidade  
Leia mais +
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?