Conteúdo principal

NEGÓCIO ESCALÁVEL PARA DAR UM SALTO

Fevereiro / Março 2021 EDIÇÃO 43

Jessica Krieger e Pricilla Back

Os maiores gigantes do mundo, em muitos casos, começaram bem pequenos e conseguiram aumentar sua produção. Entenda o que pode ser feito para que seu negócio cresça com a economia de escala

 

O conceito de negócio escalável é a possibilidade de reduzir o custo médio de um determinado produto pela diluição dos custos fixos em um número maior de unidades produzidas. Como os custos fixos são constantes até um determinado patamar, quanto maior o volume produzido, menor será o custo médio.  

É também conhecida como “produção em massa” e se aplica a boa parte dos negócios, desde que haja procura suficiente pelo produto no mercado e ele possa ser produzido de forma padronizada. Assim, os custo fixos, como aluguel, maquinário, telefone etc são diluídos na produção e as compras em maior volume também podem representar um bom desconto. Isso faz com que o preço unitário de produção melhore pela economia.

 

NEGÓCIO ESCALÁVEL NA PRÁTICA

Para criar um negócio escalável, deve-se analisar inicialmente essas três características:

√ Ser ensinável – Conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outro membro da equipe é um dos sinais de escalabilidade. Dessa forma, seu produto pode manter sempre o mesmo padrão de qualidade mesmo que a equipe cresça.

√ Valioso – É por meio de uma produção especializada e bem-feita que o seu negócio vai se destacar entre os concorrentes. Isso vai agregar mais valor ao produto ou serviço e fazer com que ele venda mais. 

 √ Replicável – Significa ter sucesso no quesito multiplicação e geração de receita recorrente, demonstrando que o seu modelo de produção funciona e que há espaço para novos mercados.

APLICANDO AO PEQUENO NEGÓCIO

Agora que você entendeu o que é a economia de escala, vamos a um exemplo. Você identificou uma oportunidade de mercado, com um público-alvo específico e um produto diferenciado com, digamos, uma receita caseira especial. A partir disso, começa a fazer doces em casa, aproveitando o tempo disponível e a ociosidade da cozinha. Rapidamente, o produto caiu no gosto das pessoas e as encomendas começaram a aumentar. O que fazer? Como aplicar a escalabilidade nesse caso?

Em um primeiro momento, será necessário organizar o uso da cozinha, calculando por quanto tempo você poderá usá-la para produzir os doces. Depois, é preciso verificar a possibilidade de capacitar as pessoas que possam trabalhar no seu empreendimento (familiares, por exemplo) para fazer a receita com a mesma qualidade que você e, assim, aumentar a produção.

Uma alternativa para ajudar a tornar o negócio escalável é a propaganda e a promoção do produto usando as redes sociais de forma gratuita. Assim, sem gerar custo adicional, você se assegura de que o seu produto vai sair em maior quantidade. No entanto, em determinado momento, sua produção atingirá o limite máximo. Nessa hora, será necessário fazer um novo planejamento.

Ficou mais claro? Independentemente do negócio, uma economia de escala consegue aumentar o tamanho de forma acelerada e em um curto espaço de tempo, além de obter boas margens de lucro e ampliar a fatia de mercado.

PLANEJANDO UM MODELO DE NEGÓCIO ESCALÁVEL

  • Estude seu negócio, reconheça suas habilidades e competências, conheça seu cliente e saiba quem são os seus concorrentes.

 

  • Ofereça produtos ou serviços que solucionem problemas ou atendam aos desejos de seus clientes, sem renunciar à rentabilidade da sua empresa. Se o cliente não quer pagar o que seu produto ou serviço vale, mude sua clientela.

 

  • Entenda, entre os seus produtos, quais são os mais e os menos rentáveis. Troque volume por margem de lucro. Essa é uma decisão inteligente e devem ser levados em conta todos os aspectos, como: custo de produção; tempo de desenvolvimento; volume de armazenamento; transporte; e distribuição. 

 

  • Tenha os melhores profissionais ao seu lado e pratique remuneração compatível com seus objetivos e metas. Nenhum negócio cresce e se mantém competitivo sem uma equipe capacitada e motivada. 

 

  • Faça um plano com 5, 10, 100 vezes o seu tamanho e veja como os dados se comportam.

 

  • Invista em tecnologia e conhecimento. E lembre-se: precisamos inovar e nos adaptar continuamente para nos mantermos no mercado.

Vagner Cavalcanti Ribeiro, Administrador e gestor universitário

00

Envie sua pergunta

Mande sua dúvida sobre empreendedorismo e negócios. Ou, se preferir, comente em nossas publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) usando a hashtag #RevistaAssaiResponde. Se sua pergunta for selecionada, ela será respondida aqui e na revista impressa!

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: FORMALIZANDO NEGOCIO

Menor burocracia, baixo custo pra manter a empresa e benefícios previdenciários estão entre principais motivos para ser um  Microempreendedor Individual (MEI)  
Leia mais +

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ: OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

Vencedora do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2020 conta como vem desenvolvendo novos aprendizados e transformando suas experiências...
Leia mais +

COZINHA E TRADIÇÃO SE UNEM EM PROPOSTA INOVADORA

Criadora do pequeno Ajeum da Diáspora, chef baiana sacudiu a gastronomia de Salvador com um restaurante que funciona na sua própria casa
Leia mais +

TRABALHO E MATERNIDADE: UMA RECEITA DE SUPERAÇÃO

Confeiteira cria negócio de sucesso, com produção limitada, para conciliar trabalho e maternidade  
Leia mais +

FUNCIONÁRIO OU SÓCIO? VEJA VANTAGENS E IMPLICAÇÕES

Visando crescimento, algumas empresas transformam funcionários em sócios. Entenda as vantagens e os cuidados dessa operação
Leia mais +

ACESSIBILIDADE DIGITAL GERA INCLUSÃO

Ao implementar novas soluções tecnológicas e medidas simples para aumentar a acessibilidade, é possível diminuir barreiras para milhões de potenciais clientes  
Leia mais +

PESCA SUSTENTÁVEL: QUALIDADE DE VIDA E ALIMENTAÇÃO

Através de clube de assinatura de pescados, projeto conecta consumidores com produtores das comunidades pesqueiras.
Leia mais +

CULINÁRIA DA ÍNDIA: DA GEOGRAFIA A ESPIRUTALIDADE

A explosão de sabores da culinária da Índia intriga o Ocidente desde as grandes navegações e reflete toda a diversidade de um país gigante
Leia mais +

EMBALIXO TRAZ INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Tratar o lixo como algo transformador é o principal objetivo da empresa, que conta com uma linha vegana e antivírus inédita para inativar a COVID-19  
Leia mais +

PÁSCOA E CHOCOLATE: PENSOU EM UM, PENSOU NO OUTRO!

Veja porque Páscoa e chocolate são inseparáveis!
Leia mais +

VITAMINAS E SUPLEMENTOS: SAUDÁVEIS, MODERADAMENTE

Preocupação com a saúde ou mesmo com a estética faz com que pessoas tomem vitaminas e suplementos dos mais variados tipos.
Leia mais +
Promoção Cada U Faz o Bem
Concorra a R$ 1 milhão no sorteio final
Participe!
Beats GT, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?
Beats Senses, você encontra aqui! E aí, aonde Beats vai te levar hoje?