Conteúdo principal

Tecnologia em duas rodas

Agosto / Setembro 2020 EDIÇÃO 40

por Jessica Krieger e Rafael Bruno

Com o celular fixado em um suporte na bicicleta, ciclistas podem usufruir de uma série de aplicativos com diversas funções enquanto pedalam 

 

Mesmo que a sua bicicleta não seja das mais modernas, é possível transformá-la em um equipamento conectado, rastreável e com todas as funcionalidades de um computador de bordo. 

Basta que o guidão tenha um suporte para colocar o seu smartphone – e que ele esteja carregado o suficiente para não ficar sem bateria no meio do caminho. 

Com a ajuda de alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente no seu aparelho, é possível encontrar a melhor rota para um passeio, compartilhar o percurso com os amigos e até competir com eles e contar com suporte para recuperar a bicicleta em caso de furto ou roubo. E tudo isso sem ficar na mão caso precise de um conserto. 

 

TRANSPORTE DO FUTURO 

A tecnologia é só mais um motivo para usar a bicicleta nos deslocamentos pela cidade. O veículo é mais econômico e saudável quando comparado a outros meios de transporte, como carro ou ônibus, não polui o meio ambiente e, acima de tudo, é positivo para a mobilidade urbana como um todo. 

Além disso, em tempos de isolamento social e restrições de transporte público, a bicicleta ganha ainda mais importância. Essa situação foi bastante comum em Florianópolis/SC, uma das primeiras capitais brasileiras a suspender o transporte coletivo durante a pandemia. 

Mesmo antes da paralisação, o analista de sistemas Audálio Júnior já estava acostumado a pedalar quase 60 quilômetros para ir de sua casa até o trabalho e voltar. 

Além de participar de grupos de pedalada, ele mantém o portal Pedala Floripa. Em sua avaliação, o uso da bicicleta como meio de transporte aumentou nos últimos meses. “O que eu percebo é que mais pessoas começaram a pedalar por necessidade de locomoção, mas diminuiu o número de grupos que pedalavam por lazer toda a semana”, conta Audálio. 

O ciclista pontua, entretanto, que, seja por motivo de locomoção ou de lazer, cada vez mais a tecnologia e os aplicativos de smartphone próprios para ciclistas tornam-se presentes no dia a dia de quem pedala. 

 


Aplicativos gratuitos ou com grande parte das funções disponibilizadas de forma gratuita facilitam a vida de ciclistas iniciantes e experientes.
 

 

5 APLICATIVOS PARA CICLISTAS

Por isso, a Revista Assaí Bons Negócios separou cinco aplicativos com versões em português disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS que podem ser úteis para ciclistas – iniciantes ou experientes. 

 

1 - STRAVA 

 

Com quase 60 milhões de usuários em todo o mundo, é considerado o aplicativo mais popular entre os amantes de bicicleta. Sua principal finalidade é registrar o desempenho das pedaladas em tempo, quilometragem, batimentos cardíacos e até calorias gastas. Mas acaba funcionando também como uma rede social de ciclistas. A ferramenta permite a criação de perfis individuais e de grupos – em vez de selfies, os posts contêm os dados sobre os percursos e são abertos a comentários. 

O Strava tem uma versão gratuita, que dá acesso às funcionalidades essenciais – como medir o desempenho e postar as rotas traçadas. Outras funções, como a pesquisa dos melhores percursos em cada cidade, estão restritos à versão paga, que custa R$ 15,90 por mês. 

 

2 - ENDOMONDO 

Também usa a tecnologia GPS para monitorar e registrar todos os dados sobre os treinos, mas oferece algumas funcionalidades a mais na versão gratuita, como informações em áudio sobre a distância percorrida e a velocidade em cada quilômetro, além da sincronização com relógios inteligentes, como Samsung Gear e Apple Watch. 

O Endomondo também é muito usado para criar desafios e competições entre amigos e comparar o desempenho de cada um – o que pode servir como incentivo para ir mais longe. 

 

3 - BIKE REGISTRADA 

Desenvolvido no Brasil, o aplicativo serve para proteger o ciclista contra roubos e furtos. Por meio de um selo com QR Code, a ferramenta facilita a identificação da bicicleta e do seu proprietário, reduzindo o risco da compra de uma bike roubada. 

É possível emitir um alerta de furto, e quem encontrar a bicicleta pode enviar uma mensagem diretamente para o dono. Na hora de comprar, o usuário pode consultar a plataforma para garantir que a bike não é roubada. 

 

4 - ALLTRAILS 

Feito para os ciclistas que gostam de se aventurar em meio à natureza, o aplicativo fornece mais de 100 mil mapas de trilhas pelo mundo. Disponibiliza todas as vantagens do monitoramento de percurso e desempenho via GPS, mas é voltado a oferecer pedaladas e caminhadas seguras ao ar livre em parques ou montanhas. 

Também serve como uma rede social na qual o usuário pode postar suas experiências e navegar pelas fotos e pelos comentários da comunidade de aventureiros. 

 

5 - BIKEMAP 

Este é o aplicativo certo para quem não está tão preocupado com o desempenho, mas com o caminho. O Bikemap evita que o ciclista se perca e sugere as rotas mais seguras e agradáveis para pedalar, de acordo com o trajeto ou a quilometragem desejada.

É como se fosse um "Waze" de bicicletas, que usa as experiências dos outros usuários para sugerir diversas opções de percurso. Além de monitorar as pedaladas via GPS, o programa também ajuda a localizar lugares onde é possível consertar ou mesmo alugar uma bicicleta. 

 

Ficou inspirado(a) para pedalar depois de ler mais sobre o assunto? Lembre-se de tomar os cuidados necessários e boa pedalada! 

 

 

Pagamento pelo cartão Auxílio Emergencial

O Assaí Atacadista aceita opção de pagamento com o auxílio emergencial em todas as unidades, facilitando a compra para os clientes
Leia mais +

Saiba como levar seu negócio para canais digitais

Impulsionando os canais digitais, o isolamento social acelerou a chamada economia de baixo contato, com menor interação física e maior
Leia mais +

Cozinha inclusiva, conectada e saudável

Cozinheira com deficiência auditiva cria negócio de marmitas tendo a Internet como recurso de vendas e conexão com clientes que buscam
Leia mais +

Pagamentos digitais crescem durante a quarentena

Por necessidade de redução do contato físico durante a quarentena, formas de pagamento digital evoluem no Brasil
Leia mais +

O “novo normal” e os hábitos de consumo

Mais do que ingressar no ambiente digital, empreendedores devem compreender como serão as mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo
Leia mais +

Cafeteria traz a combinação entre café e conexão

Veja o relato do Sergio Barros Filho, proprietário de uma cafeteria que adaptou seu negócio para driblar as baixas vendas na quarentena
Leia mais +

Como inovar no negócio e lucrar na quarentena

O empreendedor de alimentação deve desenvolver as habilidades de analisar o mercado e inovar, além de cuidar da higiene e segurança
Leia mais +

Cultura e tradições por trás da comida peruana

Confira a cultura e as tradições que envolvem a comida peruana em três receitas para recriar os sabores do país em sua casa
Leia mais +

Gestão em primeiro lugar

Especialistas apontam a capacitação em gestão como saída para pequenos negócios de alimentação na recuperação do mercado
Leia mais +

O poder da inclusão

Saiba como incentivar a inclusão junto a pessoas com deficiência auditiva, que passam por uma série de desafios quanto à educação, ao lazer
Leia mais +

O apoio da família nos negócios

Chef conta história do seu empreendimento, destacando importância do apoio da família nos negócios, principalmente do marido
Leia mais +