Conteúdo principal

Tecnologia em duas rodas

Agosto / Setembro 2020 EDIÇÃO 40

por Jessica Krieger e Rafael Bruno

Com o celular fixado em um suporte na bicicleta, ciclistas podem usufruir de uma série de aplicativos com diversas funções enquanto pedalam 

 

Mesmo que a sua bicicleta não seja das mais modernas, é possível transformá-la em um equipamento conectado, rastreável e com todas as funcionalidades de um computador de bordo. 

Basta que o guidão tenha um suporte para colocar o seu smartphone – e que ele esteja carregado o suficiente para não ficar sem bateria no meio do caminho. 

Com a ajuda de alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente no seu aparelho, é possível encontrar a melhor rota para um passeio, compartilhar o percurso com os amigos e até competir com eles e contar com suporte para recuperar a bicicleta em caso de furto ou roubo. E tudo isso sem ficar na mão caso precise de um conserto. 

 

TRANSPORTE DO FUTURO 

A tecnologia é só mais um motivo para usar a bicicleta nos deslocamentos pela cidade. O veículo é mais econômico e saudável quando comparado a outros meios de transporte, como carro ou ônibus, não polui o meio ambiente e, acima de tudo, é positivo para a mobilidade urbana como um todo. 

Além disso, em tempos de isolamento social e restrições de transporte público, a bicicleta ganha ainda mais importância. Essa situação foi bastante comum em Florianópolis/SC, uma das primeiras capitais brasileiras a suspender o transporte coletivo durante a pandemia. 

Mesmo antes da paralisação, o analista de sistemas Audálio Júnior já estava acostumado a pedalar quase 60 quilômetros para ir de sua casa até o trabalho e voltar. 

Além de participar de grupos de pedalada, ele mantém o portal Pedala Floripa. Em sua avaliação, o uso da bicicleta como meio de transporte aumentou nos últimos meses. “O que eu percebo é que mais pessoas começaram a pedalar por necessidade de locomoção, mas diminuiu o número de grupos que pedalavam por lazer toda a semana”, conta Audálio. 

O ciclista pontua, entretanto, que, seja por motivo de locomoção ou de lazer, cada vez mais a tecnologia e os aplicativos de smartphone próprios para ciclistas tornam-se presentes no dia a dia de quem pedala. 

 


Aplicativos gratuitos ou com grande parte das funções disponibilizadas de forma gratuita facilitam a vida de ciclistas iniciantes e experientes.
 

 

5 APLICATIVOS PARA CICLISTAS

Por isso, a Revista Assaí Bons Negócios separou cinco aplicativos com versões em português disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS que podem ser úteis para ciclistas – iniciantes ou experientes. 

 

1 - STRAVA 

 

Com quase 60 milhões de usuários em todo o mundo, é considerado o aplicativo mais popular entre os amantes de bicicleta. Sua principal finalidade é registrar o desempenho das pedaladas em tempo, quilometragem, batimentos cardíacos e até calorias gastas. Mas acaba funcionando também como uma rede social de ciclistas. A ferramenta permite a criação de perfis individuais e de grupos – em vez de selfies, os posts contêm os dados sobre os percursos e são abertos a comentários. 

O Strava tem uma versão gratuita, que dá acesso às funcionalidades essenciais – como medir o desempenho e postar as rotas traçadas. Outras funções, como a pesquisa dos melhores percursos em cada cidade, estão restritos à versão paga, que custa R$ 15,90 por mês. 

 

2 - ENDOMONDO 

Também usa a tecnologia GPS para monitorar e registrar todos os dados sobre os treinos, mas oferece algumas funcionalidades a mais na versão gratuita, como informações em áudio sobre a distância percorrida e a velocidade em cada quilômetro, além da sincronização com relógios inteligentes, como Samsung Gear e Apple Watch. 

O Endomondo também é muito usado para criar desafios e competições entre amigos e comparar o desempenho de cada um – o que pode servir como incentivo para ir mais longe. 

 

3 - BIKE REGISTRADA 

Desenvolvido no Brasil, o aplicativo serve para proteger o ciclista contra roubos e furtos. Por meio de um selo com QR Code, a ferramenta facilita a identificação da bicicleta e do seu proprietário, reduzindo o risco da compra de uma bike roubada. 

É possível emitir um alerta de furto, e quem encontrar a bicicleta pode enviar uma mensagem diretamente para o dono. Na hora de comprar, o usuário pode consultar a plataforma para garantir que a bike não é roubada. 

 

4 - ALLTRAILS 

Feito para os ciclistas que gostam de se aventurar em meio à natureza, o aplicativo fornece mais de 100 mil mapas de trilhas pelo mundo. Disponibiliza todas as vantagens do monitoramento de percurso e desempenho via GPS, mas é voltado a oferecer pedaladas e caminhadas seguras ao ar livre em parques ou montanhas. 

Também serve como uma rede social na qual o usuário pode postar suas experiências e navegar pelas fotos e pelos comentários da comunidade de aventureiros. 

 

5 - BIKEMAP 

Este é o aplicativo certo para quem não está tão preocupado com o desempenho, mas com o caminho. O Bikemap evita que o ciclista se perca e sugere as rotas mais seguras e agradáveis para pedalar, de acordo com o trajeto ou a quilometragem desejada.

É como se fosse um "Waze" de bicicletas, que usa as experiências dos outros usuários para sugerir diversas opções de percurso. Além de monitorar as pedaladas via GPS, o programa também ajuda a localizar lugares onde é possível consertar ou mesmo alugar uma bicicleta. 

 

Ficou inspirado(a) para pedalar depois de ler mais sobre o assunto? Lembre-se de tomar os cuidados necessários e boa pedalada! 

 

 

Pagamento pelo cartão Auxílio Emergencial

O Assaí Atacadista aceita opção de pagamento com o auxílio emergencial em todas as unidades, facilitando a compra para os clientes
Leia mais +

Saiba como levar seu negócio para canais digitais

Impulsionando os canais digitais, o isolamento social acelerou a chamada economia de baixo contato, com menor interação física e maior
Leia mais +

Cozinha inclusiva, conectada e saudável

Cozinheira cria negócio de marmitas tendo a Internet como principal recurso de vendas e conexão com clientes que buscam alimentação mais
Leia mais +

Pagamento digital crescem durante a quarentena

Por necessidade de redução do contato físico durante a quarentena, formas de pagamento digital evoluem no Brasil
Leia mais +

O “novo normal” e os hábitos de consumo

Mais do que ingressar no ambiente digital, empreendedores devem compreender como serão as mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo
Leia mais +

Cafeteria traz a combinação entre café e conexão

Veja o relato do Sergio Barros Filho, proprietário de uma cafeteria que adaptou seu negócio para driblar as baixas vendas na quarentena
Leia mais +

Como inovar no negócio e lucrar na quarentena

O empreendedor de alimentação deve desenvolver as habilidades de analisar o mercado e inovar, além de cuidar da higiene e segurança
Leia mais +

Cultura e tradições por trás da comida peruana

Confira a cultura e as tradições que envolvem a comida peruana em três receitas para recriar os sabores do país em sua casa
Leia mais +

Gestão em primeiro lugar

Especialistas apontam a capacitação em gestão como saída para pequenos negócios de alimentação na recuperação do mercado
Leia mais +

O poder da inclusão

Saiba como incentivar a inclusão junto a pessoas com deficiência auditiva, que passam por uma série de desafios quanto à educação, ao lazer
Leia mais +

O apoio da família nos negócios

Chef conta história do seu empreendimento, destacando importância do apoio da família nos negócios, principalmente do marido
Leia mais +
Sorriso Dentes Brancos 220g
Sorriso Tripla Limpeza Completa 220g
Presunto Cozido sem capa de gordura 3,5kg
Panceta - Carne Suína resfriada sem osso - 700 a 950g
Copa Fatiada 100g e Copa em peça - 500 a 600g
Linguiça tipo Calabresa defumada Reta - 2,5kg
O Natal está chegando
Tender, Pernil, Peru e muito mais
Experimente também a linha Speciale Sadia
Aproveite!
Aqui no Assaí, seu Natal fica ainda mais gostoso com Aurora
Blesser Preparo Fácil
Blesser Ao Vinho Branco
Blesser Tempero Caseiro
Cremes Dentais Bianco
Enxaguantes Bucais Bianco
Escovas Bianco
Fio Dental Bianco
Tampico Frutas Cítricas (450ml)
Experimente a mistura que só a Tampico tem!
Feito com o verdadeiro suco da fruta
Ideal para a lancheira!
Molico Triplo Zero
Rico em Cálcio
0% gorduras totais, adição de açúcares e lactose
A saúde de sempre agora em bandejas!
Experimente essa delícia
70% peito e coxa
Serve até 8 pessoas
Aproveite!
Granola, banana e cacau
Granola crocante 7 grãos integrais
Granola tradicional com castanhas brasileiras
Feito com produtos expertise Nestlé Professional
Brigadeiros
Tortas
Cafés e muito mais.