Conteúdo principal

Cafeteria traz a combinação entre café e conexão

Veja o relato do Sergio Barros Filho, proprietário de uma cafeteria que, junto com seus sócios, adaptou seu negócio para driblar as baixas vendas durante o período de quarentena

 

A ideia era abrirmos nossa cafeteria, o Café Hotel, no começo de março, na primeira semana depois do Carnaval. A casa estava pronta, tinha estoque de café, tínhamos desenvolvido o conceito e as embalagens. Eu e meus três sócios – Marcello Nazareth, Rafael Berçot e Caio Tucunduva – estávamos prontos para dar início a um projeto que contava com, pelo menos, dois anos de planejamento. Mas aí veio a pandemia e tivemos que mudar os planos. Em vez de ficar lamentando, parados, esperando tudo abrir ou fechar a casa de vez, percebemos a oportunidade de adaptar o negócio para trabalhar com entregas, e para isso começamos a comercializar café torrado e moído por delivery e retirada no local usando a Internet a nosso favor.

Começamos a reunir contatos de amigos em uma lista de transmissão do WhatsApp e passamos a conversar com essas pessoas sobre o que a gente tinha para oferecer. Também recorremos ao Instagram, porque está “no bolso” de todo mundo o tempo todo: usamos essa ferramenta tanto para divulgação quanto para relacionamento.

Como nos adaptamos para uma “cafeteria delivery”, utilizar os recursos digitais disponíveis foi imprescindível. E somos bons contadores de histórias: dos produtores, do café, do que temos para servir. E isso ajudou bastante! Criamos também uma pequena loja virtual em nosso site, mas, como o Instagram é mais ágil e funciona melhor em termos de proximidade com o cliente, conseguimos atuar da maneira como a gente queria, com afetividade. Então, as nossas principais ferramentas digitais são o WhatsApp e o Instagram.

 

Cafés especiais da Café Hotel, entregues por delivery.

00

Na sequência, expandimos para comida e, para as mesmas pessoas às quais a gente oferecia só os cafés especiais, começamos a vender também almoço fresco. Até porque é algo que pretendíamos ter no ponto físico. Mas, em vez de ter um menu extenso, adaptamos para um prato por dia.Essa diversifcação para além dos cafés se tornou constante. Para o Dia das Mães, criamos o brunch box. A ideia foi sair um pouco do clichê de cesta de café da manhã para levar a experiência da Café Hotel para dentro da casa das pessoas. A ideia deu muito certo e decidimos manter o ritmo. Para o Dia dos
Pais estamos criando um novo brunch box temático.

 

No Instagram, contamos as histórias, o que está acontecendo, o que terá no cardápio, os lançamentos de produtos. E o site funciona como um canal secundário, porque ele é outra forma de fazer a venda. Não vamos vender os alimentos pelo site. Ninguém vai querer preencher cadastro, colocar nome, CPF e tudo mais para pedir almoço. Para isso, o WhatsApp é mais rápido, está no bolso.

Sérgio Barros Filho, sócio-proprietário da Café Hotel. 

 

Optamos por não usar aplicativos de entrega para não onerar o nosso consumidor. Então, vamos entregar de moto, nós mesmos. E sem cobrar taxa durante a pandemia. Cada vez que fazemos uma entrega, perguntamos como as pessoas estão, o que elas acharam − e isso faz toda diferença.

É uma adaptação toda semana. O plano era oferecermos tudo o que estamos oferecendo, mas dentro do nosso ponto físico. O que estamos fazendo constantemente, desde o início da quarentena, é adequar o Café Hotel à residência das pessoas, colocando nossos esforços em cada detalhe para que os clientes possam reproduzir em casa a mesma experiência que teriam consumindo na cafeteria. E, em todo esse processo, a Internet é essencial. A importância das ferramentas digitais não é nem para o futuro do negócio, é para o presente.

 

O que achou da história do Sergio? Para esse e outros exemplos de como se adaptar frente aos novos desafios, acompanhe o nosso portal!

Também é um empreendedor e quer compartilhar com a gente o seu relato? Preencha o formulário contando sua história e você aparecer na revista! 

 

Pagamento pelo cartão Auxílio Emergencial

O Assaí Atacadista aceita opção de pagamento com o auxílio emergencial em todas as unidades, facilitando a compra para os clientes
Leia mais +

Saiba como levar seu negócio para canais digitais

Impulsionando os canais digitais, o isolamento social acelerou a chamada economia de baixo contato, com menor interação física e maior
Leia mais +

Cozinha inclusiva, conectada e saudável

Cozinheira cria negócio de marmitas tendo a Internet como principal recurso de vendas e conexão com clientes que buscam alimentação mais
Leia mais +

Pagamento digital crescem durante a quarentena

Por necessidade de redução do contato físico durante a quarentena, formas de pagamento digital evoluem no Brasil
Leia mais +

O “novo normal” e os hábitos de consumo

Mais do que ingressar no ambiente digital, empreendedores devem compreender como serão as mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo
Leia mais +

Como inovar no negócio e lucrar na quarentena

O empreendedor de alimentação deve desenvolver as habilidades de analisar o mercado e inovar, além de cuidar da higiene e segurança
Leia mais +

Cultura e tradições por trás da comida peruana

Confira a cultura e as tradições que envolvem a comida peruana em três receitas para recriar os sabores do país em sua casa
Leia mais +

Tecnologia em duas rodas

Com o celular fixado em um suporte na bicicleta, ciclistas podem usufruir de uma série de aplicativos com diversas funções enquanto pedalam
Leia mais +

Gestão em primeiro lugar

Especialistas apontam a capacitação em gestão como saída para pequenos negócios de alimentação na recuperação do mercado
Leia mais +

O poder da inclusão

Saiba como incentivar a inclusão junto a pessoas com deficiência auditiva, que passam por uma série de desafios quanto à educação, ao lazer
Leia mais +

O apoio da família nos negócios

Chef conta história do seu empreendimento, destacando importância do apoio da família nos negócios, principalmente do marido
Leia mais +
Molico Triplo Zero
Rico em Cálcio
0% gorduras totais, adição de açúcares e lactose
A saúde de sempre agora em bandejas!
Experimente essa delícia
70% peito e coxa
Serve até 8 pessoas
Aproveite!
Granola, banana e cacau
Granola crocante 7 grãos integrais
Granola tradicional com castanhas brasileiras
Feito com produtos expertise Nestlé Professional
Brigadeiros
Tortas
Cafés e muito mais.
Sorriso Dentes Brancos 220g
Sorriso Tripla Limpeza Completa 220g
Presunto Cozido sem capa de gordura 3,5kg
Panceta - Carne Suína resfriada sem osso - 700 a 950g
Copa Fatiada 100g e Copa em peça - 500 a 600g
Linguiça tipo Calabresa defumada Reta - 2,5kg
O Natal está chegando
Tender, Pernil, Peru e muito mais
Experimente também a linha Speciale Sadia
Aproveite!
Aqui no Assaí, seu Natal fica ainda mais gostoso com Aurora
Blesser Preparo Fácil
Blesser Ao Vinho Branco
Blesser Tempero Caseiro
Cremes Dentais Bianco
Enxaguantes Bucais Bianco
Escovas Bianco
Fio Dental Bianco
Tampico Frutas Cítricas (450ml)
Experimente a mistura que só a Tampico tem!
Feito com o verdadeiro suco da fruta
Ideal para a lancheira!