POR ONDE COMEÇAR?
Quem ainda não está familiarizado com vendas pelos canais digitais deve iniciar pelo Google Business (Google Meu Negócio), orienta a especialista. “É uma poderosa ferramenta e, por incrível que pareça, grandes empresas que atendi não a possuíam”. De acordo com Fernanda, a ferramenta é uma vitrine dentro do Google − o estabelecimento pode cadastrar telefone, endereço, site e fotos de produtos, e ainda fazer postagens.
“A grande vantagem é que, ao ser procurado pelo nome do seu negócio, ele aparecerá em destaque na área ao lado da busca”, explica. O próximo passo, aponta, é investir esforços nas redes sociais: crie sua página no Instagram e no Facebook (as duas redes sociais mais usadas no Brasil) e comece a fazer publicações. Na medida do possível, direcione postagens pagas e anúncios para o seu bairro.
A decisão de vender apenas por canais digitais próprios, como WhatsApp e site do negócio, ou entrar em plataformas como Ifood, James e Rappi, vai depender de análise e orçamento. Fernanda ressalta que os canais próprios permitem liberdade de customização e dispensam pagamento de taxas, mas se não houver boa divulgação – o que demanda investimento financeiro – ficarão restritos a um pequeno público.
Nas grandes plataformas de delivery, essa logística vem pronta, e os aplicativos têm grande audiência. Mas são cobradas taxas do estabelecimento, que podem ser significativas. “Cada empreendedor precisará fazer a conta e avaliar os prós e contras”, frisa.
CANAIS DIGITAIS, ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO
Ter sucesso nas redes sociais exige constância. Nada de postar uma vez por semana e esperar bons resultados. Fernanda sugere a organização de uma grade de conteúdos: na segunda-feira, um carrossel (inserção de mais de uma foto na mesma postagem) ou stories no Instagram (publicações de textos, fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas) com o cardápio da semana. Na terça, aborde facilidade de pagamento e entrega; na quarta, aposte em um vídeo caseiro de algum prato; aproveite a quinta-feira para abordar um tema em alta (como os cuidados para a prevenção da Covid-19 com relação aos alimentos); na sexta-feira, divulgue uma promoção especial. E assim por diante. Não se esqueça de incluir sempre as informações básicas sobre contato e entrega na descrição do perfil.
E lembre-se: fotos bonitas e com boa resolução ajudam muito! Por isso, se não puder investir em imagens profissionais, use uma boa câmera ou um celular que fotografe em alta resolução, e aproveite ambientes silenciosos e com boa iluminação para fazer suas imagens.
Outra dica apontada pela especialista em marketing digital é tornar o seu perfil comercial: “Dessa forma, conseguirá acessar vários dados analíticos dos posts e também impulsionar publicações (posts pagos) para alcançar mais pessoas”.
HAMBÚRGUER POR WHATSAPP
Em janeiro de 2020, o empresário potiguar Marcell Cunha já estava decidido sobre a criação de uma hamburgueria que atendesse somente por delivery, com cardápio temático relacionado à identidade e aos pontos mais famosos de Natal/RN. Em março, quando teve início o isolamento social no Brasil, ele ficou receoso, mas mesmo assim optou por abrir o Hambúrguer de Ponta. Em um mês de funcionamento, vendeu 1.340 sanduíches, quando a expectativa era de 500.
O sucesso, aposta Marcell, veio não só do sabor e do cardápio temático, que mexe com as memórias dos natalenses, mas principalmente das redes sociais − a divulgação é feita pelo Instagram, com identidade visual caprichada. “Sem a rede social, a gente nunca teria chegado a um número tão grande de clientes”, acredita.
A dinâmica de vendas do Hambúrguer de Ponta mostra que entrar nos aplicativos de comida não é obrigatório para se obter sucesso: os pedidos são feitos exclusivamente via WhatsApp e, para a entrega, Marcell conta com entregadores próprios.
LEMBRE-SE DAS ESTRELAS
A avaliação pública que os usuários fazem do seu negócio no Google Business e nas redes sociais é determinante para o crescimento das vendas. Nessas avaliações, o usuário define, de uma a cinco, quantas estrelas dá ao estabelecimento, e tem a oportunidade de fazer um comentário sobre os produtos, o atendimento, a entrega do pedido, entre outros.
Fernanda lembra que, quanto mais avaliações o estabelecimento tiver, melhor será seu posicionamento no Google. Logo, quando o usuário fizer uma busca pela Internet, o empreendimento aparecerá entre os primeiros resultados. Além disso, os elogios (ou críticas) servem de critério para a decisão de compra do consumidor. Por isso, capriche em todos os detalhes para gerar boas avaliações e, sempre que possível, peça aos seus clientes que avaliem seu negócio.
Inspire-se e comece a pensar nos canais digitais como uma ótima possibilidade para você potencializar e atualizar o seu negócio! Continue acompanhando a Revista Assaí Bons Negócios e aprofunde-se cada vez mais na sua atuação online!