Simples e eficientes, as planilhas ajudam a melhorar a gestão da empresa, mesmo para empreendedores sem experiência
Independentemente do tamanho do negócio, uma boa gestão é essencial para manter a saúde financeira da empresa, impulsionar o crescimento e orientar decisões mais estratégicas.
As planilhas certas podem ajudar a organizar, planejar e controlar uma série de atividades do dia a dia – como finanças, estoque, vendas e produção — de forma simples, visual e eficiente.
As planilhas certas podem ajudar a organizar atividades como finanças, estoque, vendas e produção.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS?
Simples, versáteis e acessíveis, as planilhas são ferramentas indispensáveis para quem quer manter o controle do negócio – e o melhor: é possível encontrar modelos prontos disponíveis gratuitamente na internet, além de usar programas como o Excel, que têm versões gratuitas e funcionam off-line.
Confira algumas vantagens:
Organização visual e prática: Linhas e colunas facilitam a leitura e o entendimento das informações, o que torna o dia a dia mais organizado.
Flexibilidade: As planilhas podem ser adaptadas conforme as necessidades do negócio e servem para diferentes áreas e objetivos.
Controle financeiro: Receitas, despesas, investimentos e prazos, por exemplo, podem ser acompanhados e atualizados facilmente.
Visão estratégica: Gráficos, relatórios e dashboards ajudam a visualizar tendências, identificar problemas e planejar os passos seguintes.
Decisões estratégicas: Dados reunidos apoiam a tomada de decisão fundamentada para definir preços, contratar ou investir.
PLANILHAS DE GESTÃO QUE FACILITAM A ROTINA
Confira dicas de planilhas que podem ajudar a organizar as finanças, as vendas, o estoque e muito mais:
Financeiras
Fluxo de Caixa: essencial para acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro, ajudando a evitar surpresas e manter o equilíbrio financeiro.
Contas a Pagar e Receber: garante que as obrigações sejam cumpridas no tempo certo, a partir do controle de prazos de pagamentos e recebimentos.
Controle de Despesas: o registro de gastos, dos pequenos aos maiores, ajuda a evitar desperdícios e melhora a gestão dos recursos.
Vendas e Marketing
Controle de Vendas: auxilia na definição de metas e estratégias de crescimento por meio do desempenho dos produtos e dos vendedores.
Métricas de Marketing Digital: serve para acompanhar resultados de campanhas on-line, possibilitando ajustes para aumentar o retorno.
Ações de Marketing: ajuda a definir as campanhas sazonais e como elas devem ser aplicadas, com objetivos claros e prazos determinados.
Estratégicas
Controle de Estoque: evita faltas, excessos e perdas, otimizando assim o capital investido em mercadorias.
Controle de Produção: acompanha cada etapa da produção, facilitando a identificação de gargalos e desperdícios.
Precificação de Produtos: ajuda a definir preços que cobrem custos e garantem lucro para manter a saúde financeira do negócio.
Gestão de Pessoas
Jornadas de Trabalho: controla horários, folgas e férias para garantir conformidade com a legislação e com o bem-estar da equipe.
Relação de Pagamentos e Comissões: organiza o pagamento, de forma que não ocorram insatisfações dos colaboradores por erros de cálculo.
Saiba mais:
ACESSE o QR Code e baixe algumas planilhas gratuitas para organizar o seu negócio.