Conteúdo principal

EMPREENDEDORISMO JOVEM

A nova geração está apostando no próprio negócio e encontra no setor de alimentação um caminho de oportunidades

 

 

Os números confirmam: montar um negócio tem sido uma escolha cada vez mais comum entre os jovens brasileiros. Segundo levantamento feito pelo Sebrae com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o empreendedorismo jovem, ou seja, o número de empreendedores com idade entre 18 e 29 anos, cresceu 25% entre 2012 e 2024.

 

Atualmente, o setor de alimentação emprega 4,79 milhões de pessoas, representando um segmento que serve como porta de entrada para o mercado de trabalho – e, para muitos, como um trampolim para empreender. 

Pequenos negócios, muitas vezes, exigem pouco investimento e podem começar de casa, fatores que chamam atenção de quem deseja dar os primeiros passos.

 

 

POR QUE ELES SE DESTACAM?

Em um cenário no qual a conexão com o público vai muito além do atendimento presencial, ter familiaridade natural com a tecnologia e estar em sintonia com os valores do consumidor atual são diferenciais importantes.

 Presença digital

Os jovens dominam o ambiente digital, afinal, eles crescem conectados. Por isso, saem na frente quando o assunto é transformar ferramentas digitais em aliadas do negócio para fortalecer a marca, engajar e, claro, vender.

 

 

Conectados com o presente

A geração atual entende que propósito e autenticidade importam e aplica isso em seus negócios, posicionando-se com clareza e oferecendo experiências personalizadas. Assim, a chance de conquistar e fidelizar clientes é maior. 

 

O número de empreendedores com idade entre 18 e 29 anos cresceu 25% entre 2012 e 2024, segundo o Sebrae.

O QUE ESTÁ EM ALTA?

Estar atento às tendências alinhadas aos novos hábitos de consumo pode ser uma estratégia eficaz para conquistar os consumidores atuais.

Comida de verdade: cada vez mais pessoas buscam opções saudáveis, naturais e menos processadas.

Sustentabilidade: embalagens sustentáveis e fornecedores locais podem influenciar na decisão de compra.

Personalização: opções personalizadas e produtos para pessoas com restrições estão ganhando espaço.

Digitalização: cardápio on-line, pagamento por link, atendimento por chat e conteúdo nas redes facilitam a escolha. 

 

Formatos modernos com sabor e atitude

O setor de alimentação é uma opção para quem está começando a empreender, porque oferece muitas possibilidades: é possível começar na cozinha de casa, vender no próprio bairro, na faculdade, testar ideias e usar as redes sociais como ferramenta de marketing e até para fazer vendas diretas. 

Veja algumas tendências:

Dark kitchens 100% digitais 

Cozinhas que operam apenas para entrega e usam plataformas como redes sociais, marketplaces e apps de entrega como únicas ferramentas para realizar o atendimento aos clientes e finalizar as vendas.

Comida saudável e sustentável 

Marmitas, bowls, sucos, lanches e outros produtos que usam ingredientes locais e sazonais, aproveitamento integral dos alimentos e opções inclusivas (como itens veganos, sem glúten, zero adição de açúcares etc.).

Gastronomia afetiva e artesanal 

Produtos que podem ser feitos em pequena escala e que têm apelo emocional: bolos e doces caseiros, conservas, compotas, caldos, pratos com um toque de “comida de mãe”, pães de queijo e tortas tradicionais.

Personalização de experiências 

 No estilo “monte o seu”, lanches, sopas, bowls, massas, tapioca, omeletes, açaí, cafés especiais e pizzas são alguns exemplos de produtos que podem ser personalizados pelo cliente a partir de cardápios adaptáveis.

Negócios híbridos: comida + conteúdo 

 Empreendedores que cozinham, ensinam e produzem conteúdo nas redes sociais, compartilhando receitas, bastidores de criação, dicas, estilo de vida. Isso gera comunidade, engajamento e fidelização. 

 

COMIDA DE RUA

Mais que uma oportunidade, atuar no setor exige planejamento, cuidados sanitários e atenção às regras para garantir um negócio seguro e em conformidade com a legislação
Leia mais +

DOCES: ALÉM DO BRIGADEIRO

Do camafeu ao bombom fino de cupuaçu, sabores regionais dividem espaço com os clássicos em festas e revelam a identidade de cada região do país  
Leia mais +

MINIMERCADOS E MERCEARIAS

Comércios locais prosperam ao valorizar a comunidade, oferecer praticidade no dia a dia e manter uma gestão organizada e estratégica  
Leia mais +

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

Organizar as contas e cuidar da mente: iniciativas da Academia Assaí promovem reflexões e trazem dicas práticas para empreendedores  
Leia mais +

MARCA PREMIADA, CONQUISTA COMPARTILHADA

O Assaí recebeu importantes prêmios nacionais e celebra esse reconhecimento com quem torna tudo isso possível: nosso cliente  
Leia mais +

BROWNIE DA BIA MISTURA DOÇURA COM PROPÓSITO

Aos 22 anos, Beatriz, de Trindade (GO), venceu a etapa regional do
Leia mais +

NEGÓCIO ORGANIZADO

  Simples e eficientes, as planilhas ajudam a melhorar a gestão da empresa, mesmo para empreendedores sem experiência  
Leia mais +

CONSUMO CONSCIENTE

Planejar as compras, reduzir os excessos e valorizar as boas escolhas ajudam o negócio a crescer com responsabilidade ambiental, social e financeira  
Leia mais +

KITS GASTRONÔMICOS

Ingredientes na medida certa para o preparo de refeições otimizam o tempo, reduzem o desperdício de alimentos e alcançam diferentes perfis de clientes  
Leia mais +

GOIÂNIA E A ALMA DE GOIÁS

Do pequi ao empadão, Goiânia oferece uma culinária regional autêntica, com sabores intensos, afetivos e sertanejos  
Leia mais +

SUCO DE LIMÃO COM COCO É MISTURA CERTA

Após dois anos fazendo testes, empreendedor pernambucano  criou uma receita única, que conquistou celebridades e chega a vender 100 litros por dia no verão de Salvador
Leia mais +

TIKTOK PARA NEGÓCIOS

A ferramenta oferece recursos interessantes e tem um grande potencial de alcance orgânico, tornando-se uma vitrine para empreendedores que querem se destacar
Leia mais +

Aniversário Assaí 51 anos: veja como ganhar milhares de prêmios!

Há meio século, o Assaí Atacadista tem se dedicado a cumprir seu propósito, garantindo preço baixo, variedade e produtos de qualidade para que famílias e empreendedores abasteça
Leia mais +

CÍRIO DE NAZARÉ

Fé, cultura e oportunidade para milhares de empreendedores em uma das maiores manifestações religiosas do mundo  
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!