Após dois anos fazendo testes, empreendedor pernambucano criou uma receita única, que conquistou celebridades e chega a vender 100 litros por dia no verão de Salvador
Uma mistura inusitada conquistou moradores e turistas que circulam por alguns dos pontos turísticos mais famosos de Salvador (BA).
A receita de suco de limão com coco – único sabor de suco servido atualmente nos carrinhos do “Seu Milton” – atrai clientes anônimos e famosos, convites para eventos e propostas de compra.
Mas, mais que ser reconhecida, a criação virou o jogo na vida do ambulante.
DO IMPROVISO AO SUCESSO
O que parece apenas uma bebida diferente carrega uma história de luta, reinvenção e visão empreendedora. Pernambucano, Milton chegou à capital baiana aos 16 anos e, desde então, trabalha como ambulante.
“No começo, trabalhei na Praia da Boa Viagem e, depois, na Cidade Baixa e no Centro Histórico. No inverno, inventei de vender cafezinho na calçada e também vendi salgados (pastel, banana real, sonho, enroladinho), tortas e sucos variados”, revela.
Em 2000, quando foi trabalhar no Pelourinho, misturou limão com água de coco, de onde veio a ideia do suco de limão com coco. A receita perfeita, segundo ele, surgiu após dois anos de testes.
Mas foi somente depois da viralização de um vídeo na internet, que atingiu mais de 15 mil visualizações, que o empreendedor percebeu que havia criado o suco que mudaria seu negócio – e sua vida.
Com o sucesso da receita, Seu Milton investiu: comprou maquinário industrial, contratou ajuda e expandiu.
“Através do suco, pude comprar minha casa própria, formar meus filhos e investir mais no meu negócio. A expansão aconteceu através do meu genro Gerson Danilo e da minha filha Ábia França, que comercializa o suco de limão com coco do Milton na Orla da Barra”, conta.
FAMOSO ENTRE OS FAMOSOS
Hoje, moradores e turistas que circulam nos pontos turísticos podem experimentar o suco (sem pagar) antes de comprar. As vendas variam de acordo com a estação do ano, mas no verão, quando a cidade está cheia, Milton chega a vender até 100 litros por dia.
Além das pessoas que procuram a bebida para consumo imediato, é comum surgirem convites para eventos e empreendedores interessados em comprar a receita – que continua sendo um segredo.
Mas a popularidade do suco de limão com coco conquistou também celebridades nacionais e internacionais: Spike Lee, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Gkay, Regina Casé, Irmão Lázaro, Sabrina Sato, Carla Perez, Péricles, Beto Jamaica, Lore Improta e Astrid Fontenelle são alguns famosos que já provaram (e aprovaram) o suco refrescante criado pelo Seu Milton.
Palavra do especialista
Apesar da simplicidade da receita, o sucesso do suco de Seu Milton não é obra do acaso. Para o professor Eduardo Bomfim Machado, especialista em Gestão do UniArnaldo Centro Universitário, de Belo Horizonte (MG), o ambulante demonstra habilidades essenciais de um empreendedor.
“Sem essa mentalidade empresarial, suas ideias, sonhos e ambições não sairiam do papel”, afirma. Segundo ele, além de oferecer um produto diferenciado, o empreendedor acertou ao escolher pontos estratégicos de venda, com grande fluxo turístico, mantendo a qualidade, o bom atendimento e a consistência da operação.
“O carro-chefe do Seu Milton pode ser facilmente imitado por outros empreendedores, mas o pioneirismo da sua proposta, de dar mais refrescância a um insumo padrão, representado pela água de coco, criou um diferencial”, analisa o especialista.
Eduardo reconhece que a aprovação de celebridades contribui para a divulgação, mas não explica sozinha o sucesso do negócio. “O sucesso não está somente relacionado com a aprovação de celebridades e de influenciadores”, destaca.
Mais do que isso, é a combinação entre localização estratégica, padronização e atendimento cordial que faz a diferença. Para ele, essa experiência completa é o que transforma o suco em uma lembrança marcante para quem visita Salvador.
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