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COMIDA DE RUA

Mais que uma oportunidade, atuar no setor exige planejamento, cuidados sanitários e atenção às regras para garantir um negócio seguro e em conformidade com a legislação

 

 

Parte do cotidiano brasileiro, a comida de rua se espalha por todas as regiões do país. Espetinhos, lanches, pastéis, milho cozido, pipoca, acarajé, tapioca – a diversidade é reflexo da riqueza cultural e gastronômica do Brasil. 

Mas, para vender comida na rua, é preciso ir além do sabor e do bom atendimento: existem regras que devem ser cumpridas para garantir a conformidade com a legislação e a segurança dos clientes. 

 

POR ONDE COMEÇAR?

Antes de abrir um negócio para vender comida de rua, seja barraca, carrinho ou trailer, o primeiro passo é buscar informações sobre as normas e leis vigentes na cidade junto à prefeitura local. O descumprimento de exigências legais pode gerar multas, interdições e até apreensão dos produtos.

Três pontos merecem atenção:

  • Normas sanitárias 

  • Servem para garantir qualidade e segurança nos processos de manipulação, armazenamento e venda dos alimentos.

  • Licenças e alvarás 

  • Estão relacionados a áreas permitidas, tipos de alimentos autorizados, horários de funcionamento e outras condições.

  • Registro de produtos 

  • É necessário obter autorização específica para a comercialização de alguns alimentos, a depender das regras locais.

 

FORMALIZAÇÃO

Formalizar o negócio proporciona vantagens para o empreendedor, como segurança jurídica, credibilidade, acesso a linhas de crédito e programas de apoio, além de proteção contra apreensões e multas e da possibilidade de participar de feiras e eventos.

Uma opção acessível é se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), o que permite atuar como comerciante de alimentos, entre outras categorias do setor de alimentação. Com o CNPJ, é possível emitir nota fiscal, conferindo credibilidade ao negócio.

 

CAPACITAÇÃO

Mais que saber cozinhar e atender bem, quem trabalha com comida de rua precisa aprender sobre boas práticas de higiene, relacionamento com o público e gestão do negócio. A capacitação ajuda a evitar erros comuns, melhora a qualidade do serviço e aumenta as chances de sucesso.

Cursos relacionados a manipulação de alimentos, segurança alimentar, atendimento ao cliente, planejamento estratégico, gestão financeira e marketing, entre outros, podem ajudar a garantir a sustentabilidade do negócio.

 

 

Segurança alimentar

Cuidar da segurança alimentar é garantir que os alimentos sejam preparados, armazenados e vendidos em condições adequadas para evitar riscos à saúde dos consumidores. Isso envolve:

Higiene pessoal

  • Itens como touca e avental são essenciais

  • Mãos devem ser higienizadas com frequência

  • Dinheiro e alimentos não devem ser manuseados ao mesmo tempo

 

Limpeza do ambiente e dos utensílios

  • Superfícies, equipamentos e utensílios devem ser higienizados regularmente

  • O local de preparo merece cuidado especial em relação a pragas e insetos 

 

Qualidade da água e dos ingredientes

  • Usar somente água potável no preparo dos alimentos 

  • Comprar ingredientes de fornecedores confiáveis 

  • Todos os itens devem estar dentro do prazo de validade

 

Equipamentos adequados e armazenamento

  • Caixas térmicas, isopores ou estufas mantêm a temperatura ideal dos alimentos

  • Armazenar corretamente alimentos crus e cozidos evita contaminação cruzada

  • Recipientes apropriados representam segurança na exposição e no serviço  

 

 
 

 

 

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