Detalhes e delicadeza são valorizados como forma de agregar valor a produtos e atender a um público exigente

Já dizem por aí que "cozinhar é uma arte" e que é importante primeiro "comer com os olhos". Esses ditados populares são uma realidade comum para quem se destaca no mercado de alimentação produzindo arte na cozinha, com produtos delicados, cuidadosos e cheios de capricho.
Encantar o cliente passa, muitas vezes, por oferecer uma experiência sensorial – que envolve os sentidos além do paladar – com opções que agregam, principalmente, beleza em criações detalhadas, manuais e sem compromisso com a pressa.
Engana-se quem pensa que apenas ingredientes requintados são necessários para entregar um produto sofisticado. De acordo com a analista do Sebrae-RJ, Louise Nogueira, é possível partir de produtos simples agregando algo que exige dedicação para impressionar o cliente.
“Ao criar um novo sabor, apresentação ou mesmo produzir uma embalagem especial, o empreendedor autônomo pode se destacar sem precisar gastar tanto. Em média, um produto artesanal pode ter margem de venda de 10% a 15% maior que os demais encontrados no mercado”, ressalta a especialista.
"O segredo está em fazer com que o seu cliente perceba seu capricho e a dedicação como um carinho para ele" - Louise Nogueira, analista do Sebrae/RJ
UM JARDIM DE SABORES
A focaccia garden ficou famosa na internet por trazer um toque de “arte” a um prato já conhecido e amado em todo o mundo. O preparo é longo e cuidadoso, o processo todo com a fermentação da massa chega até a 28 horas, além do tempo necessário para decoração e criação de cada cenário.
“Por meio de grãos e outros ingredientes, as pessoas experimentam texturas, sabores e sensações diferentes de acordo com o pedaço que degustam", explica Fernanda Costa, proprietária da Grano D'amore, de Indaiatuba (SP).
A cobertura clássica leva sal grosso, azeite e alecrim, mas, com o passar do tempo, foram surgindo outras possibilidades, diretamente ligadas ao paladar e ao desejo de cada um. Além da focaccia, Fernanda também trabalha com pães, doces e antepastos que seguem o mesmo perfil de produção.
Além do visual atrativo, a Grano D’amore também investe em embalagens e apresentação especial de acordo com a data e o produto oferecido. As massas delicadas e macias deixam sempre o gostinho de “quero mais”, mas a forma de apresentar cada produto é o que atrai antes da primeira mordida.
A Grano D’amore foi criada há três anos. Hoje, a empresa conta com mais de 10 tipos de pães, antepastos e propostas que também atendem a eventos e datas especiais. Ao lado, uma das opções da famosa focaccia garden.
SAIBA MAIS
Doces detalhes
Flávia Geralda de Oliveira começou a trabalhar com doces em 2019, em Itamaracá (PE), e os seus primeiros produtos foram pirulitos de chocolate e ovos de Páscoa. Com mais experiência e especialização na área, atualmente ela vende até mil docinhos por mês, e cerca de 60% deles são decorados.
Além dos doces, ela oferece bolos e produtos promocionais sempre focando a qualidade e o cuidado em cada opção. Hoje, Flávia conta com um cardápio que contempla produções mais simples e confecções de bolos detalhados que podem levar de duas a três horas para ficar prontos, contra 30 minutos dos bolos convencionais.
"Trabalhar com doces personalizados requer mais tempo e é um trabalho delicado. Tem que gostar da profissão para que no final o olhar estético agrade e atenda à expectativa do cliente”, explica a empreendedora.
SAIBA MAIS
ARTE NA COZINHA - POR ONDE COMEÇAR
Pesquisa
É importante entender o mercado em que você atua, pesquisar as novidades para ficar antenado às tendências.
Estudo
Faça cursos, entenda de insumos, utensílios e técnicas. Isso ajuda a definir onde investir e como lucrar com as oportunidades que surgem.
Habilidade
Treine bastante até alcançar excelência no resultado.
Divulgação
Invista em divulgação para ressaltar o seu diferencial. Boas fotos e descrição destacando a novidade apresentada ajudam na venda.