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CANAPÉ = COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E…CAPRICHO!

O personal chef carioca Ricardo Mesquita faz canapés que são verdadeiras obras de arte para comestíveis e deixa mais de 50 mil seguidores com água na boca

"O capricho é o que agrega valor, que faz com que um produto possa ser vendido um pouco mais caro, e que seja cobiçado. O capricho do padeiro é a causa da fila na padaria. O capricho do marceneiro é o que lota sua agenda. O capricho do cozinheiro é o que gera a espera no restaurante.”

Essa frase, difundida na internet, é de um especialista em educação corporativa chamado Eugênio Mussak. Mas poderia muito bem ser o resumo da carreira do empreendedor carioca Ricardo Mesquita. 

Aos 55 anos, ele vive do que gosta de fazer: montar pequenas delícias que parecem esculturas, e seu Instagram mostra por que faz tanto sucesso. É só ir lá e babar olhando os dadinhos de brie com damasco, os canudinhos de kani, as flores de lombo…

Ricardo começou como garçom. E depois resolveu ir para o outro lado: em vez de servir, resolveu fazer. Foi fazer um curso de confeitaria, mas achou que já tinha muita gente no mercado de docinhos e bolos.

Então, viu que tinha uma área na qual não havia gente especializada – canapés! – e pensou que, por isso, teria mais chance de ter retorno financeiro. Foi o que aconteceu! Começou como autodidata lá em 2009.

 

A ESTRUTURA

O negócio de canapés de Ricardo é essencialmente artesanal – ou seja, é ele quem faz tudo. O chef prefere assim porque cada canapé é uma escultura. “Faço a base, a massa e os molhos e confecciono, montando tudo. É uma coisa de design, que vai vindo na minha cabeça”, explica.

“Trabalho sozinho porque é algo que vai com minha assinatura”. Às vezes, quando tem um pedido muito grande – como 1.000 canapés, por exemplo –, ele chama a ajudante, sua sobrinha, e ela vem para refogar algumas coisas e ajudar nas montagens. 

Tem também o companheiro de Ricardo, que faz o Instagram e a parte de lidar com os clientes, responder os seguidores, fotografar os canapés. 

 

CANAPÉ DELIVERY?

Primeiro, é preciso entender que, na forma tradicional, Ricardo deixa 99% dos canapés pré-montados e finaliza, ele mesmo, já nos eventos. Só que em 2020 chegou a pandemia da Covid, todo mundo parou de fazer festa e ele também não podia ir aos lugares. Então, começou a receber pedidos de até 100 canapés para reuniões muito pequenas e internas. 

Os canapés passaram a ir em caixas chamadas colmeias. Assim vai tudo pronto para quem pediu, sem o risco de desmontar. “Para pedidos particulares, com menos de 100, 150 unidades, é perfeito. Estava criado o meu delivery”, revela. “Foi a pandemia que o criou. Veio de uma necessidade”, completa.

Bom humor e criatividade chamaram a atenção para o negócio.

 

DISNEY DOS CANAPÉS

Ricardo conta que não há um projeto específico a cada vez que começa uma montagem. Ele vai criando a partir dos ingredientes e quando vê… dá no que dá! Ele gosta muito de viajar e, na Espanha, a terra das tapas (os famosos canapés espanhóis), sentiu-se na “Disneylândia Canapezeira”. Voltou cheio de ideias. 

 

Ingredientes

A cada mês, surgem canapés novos, mas Ricardo já tem aqueles antigos, há dez anos, que fazem sucesso. Vai adicionando, às vezes coloca um só novo ingrediente e muda a cara da montagem. 

Ele diz que não lida muito com o desafio das variações de estação: “Aqui no Rio é fácil encontrar muita coisa. Eu uso os mesmos ingredientes durante todo o ano; encontro fácil, seja uma folha, uma erva, uma fruta, um morango… Então, eu mantenho o mesmo padrão de qualidade dos ingredientes o ano todo”.

 

O QUE MAIS FAZ SUCESSO

Com estruturas diferentes, o mundo dos canapés é como se fosse uma confeitaria dentro de coisas salgadas. Mas o visual é… quase tudo! Tem o sabor, claro. E, no caso de Ricardo, tem ainda a presença, que ele considera uma das chaves do sucesso. 

Ele vai pessoalmente aos eventos, chega com antecedência e finaliza nas bandejas, levando as pequenas decorações também. E tudo sem custo. Essa consideração é um valor que ele agrega ao produto. 

O empreendedor acredita que os clientes valorizam a presença, o capricho e a segurança que ele passa, e o recomendam e chamam mais vezes. 

 

Inspiração

Ricardo é muito observador de tudo: da natureza, do design, da arrumação das coisas. É muito ligado à estética e faz os canapés como se fosse arte. “Eu me inspiro em formas e consigo levar isso para a comida de um jeito inusitado, e isso você não encontra tanto no mercado”, ressalta.

    

REDE SOCIAL E CONTATOS

O Instagram é, hoje em dia, a melhor ferramenta para divulgação de trabalhos como o de Ricardo, ele acredita. A estratégia? Ele não segue uma exatamente. Apenas conta com o trabalho do companheiro, que o ajuda a fazer as fotos e os vídeos e vai publicando o que acha interessante. Escolhe músicas bacanas para o fundo e pronto. 

O trabalho tem um visual tão impactante que não dá pra passar sem atenção. Daí os mais de 52 mil seguidores! Está feito o boca a boca digital. Toda a divulgação é feita no Instagram e o WhatsApp serve para checagem de disponibilidade de agenda. 

 

Dica do Empreendedor

“Primeiro, saber se realmente você tem algo diferente das outras pessoas. Depois, seguir com persistência e consistência. Conhecer pessoas ajuda a ter um bom networking e divulgação no Instagram também. Sobre o estudo: nem todo mundo pode pagar um curso na Le Cordon Bleu, não é?! Mas hoje em dia tem a internet e ela é muito boa. Se você consegue filtrar coisas boas, você tem desde dicas até cursos de graça, coisas do mundo inteiro.”

 

Por que eu não quero crescer?

“Muita gente pergunta por que eu não cresço. Fico mais em paz e feliz assim com meu pequeno negócio artesanal. Receio perder qualidade ao envolver outras pessoas. Por causa do Instagram, muita gente me pergunta por que eu não dou curso de canapés. Hoje meu tempo está todo dedicado à confecção, mas isso é algo no qual eu estou de olho no futuro." 


RAIO X  - RICARDO CANAPÉS

  • + de 52 mil seguidores no @ricardo.canapes

  •  2 a 4 eventos por semana

  •  500 a 700 unidades é a produção semanal, mas pode chegar a 1.000

  •  1 ajudante para a divulgação e contatos por WhatsApp e 1 ajudante 

 para dias mais trabalhosos

  •  2009 início de tudo

  •  100 canapés tradicionais: R$ 370,00

  •  100 canapés especiais: R$ 420,00

  •   Taxa de entrega: R$ 30 a R$ 40 

 

SAIBA MAIS

@ricardo.canapes

 

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