Conteúdo principal

Marmitas congeladas

Atividade requer capacitação nas áreas de compra, produção, congelamento, armazenamento, vendas e entregas

A marmita tornou-se uma aliada de todo brasileiro, seja para manter uma dieta saudável, economizar ou ter uma refeição prontinha mais rápida. Uma opção são as marmitas congeladas, ou seja, preparar a sua própria marmita diariamente, fazer mais porções e congelar ou comprar de quem já faz e é especialista nisso.

Durante a pandemia, as marmitas congeladas foram muito bem-vindas, já que as pessoas trabalhavam em casa e precisavam de algo pronto para comer. E ainda continua sendo um bom negócio. Todo mundo gosta de ter a comida do dia a dia já prontinha, saudável e na medida certa.

Da necessidade uma oportunidade

Vera Senerine tem, há quase três anos, a Bem Leve Comidas Saudáveis, empresa que produz e vende marmitas, sopas, caldos e sucos; tudo congelado. 

Ela tinha um espaço em Itatiba (SP) que servia "shakes" como refeição para as clientes que queriam emagrecer, quando a pandemia chegou e precisou fechar o seu negócio. E teve a ideia de fazer as comidas saudáveis e oferecer para essa mesma clientela.

E foi assim que seu negócio começou.  Montou um cardápio, fez as refeições e na primeira semana já vendeu 70 marmitas congeladas na cidade. Na segunda semana, foram 100 unidades. 

Ela se animou e viu que podia dar certo. Nesse momento, foi estudar e se capacitar para poder dar conta de tudo e com qualidade e garantia para os clientes.

 

CAPACITAÇÃO

“Após 15 dias vendendo minhas marmitas congeladas, fui aprender tudo sobre o meu novo negócio. Fiz muitos cursos, muita pesquisa na internet, vídeos, para poder continuar”, conta Vera. Trabalhar com comida tem muitos detalhes e o processo todo precisa estar bem redondo para que funcione.

“Fui entender de tudo, desde a compra dos alimentos, as quantidades necessárias para determinados pratos, as combinações possíveis, o processo de congelamento, armazenamento, venda e entrega e também o descongelamento e o consumo”, explica a empreendedora. 

Ela também conta que foi se especializar em fotografia e no Instagram, que é onde faz suas vendas.

 

Da cozinha e sala de casa ao espaço próprio

No começo do negócio, Vera fazia as marmitas sozinha, na cozinha de seu apartamento de menos de 50 m2, utilizando o que tinha e com a ajuda do filho Leonardo. Faziam também as entregas, que eram diárias. 

A demanda foi crescendo e ela precisou comprar mais uma geladeira e um freezer, que por um tempo ficaram na sala, também do apartamento. Chegou a produzir, nesse espaço, 300 marmitas/dia.

Com essa quantidade, precisou de espaço próprio, comprou um fogão industrial, freezer, geladeira, panelas maiores e utensílios em geral para a atividade. Após um tempo, para que o negócio ficasse mais viável ainda, mudou para um local mais central, para que fossem mais fáceis as retiradas e entregas, que nessa época já eram feitas por motoboy também. 

Aí comprou mais equipamentos, e teve a sua cozinha própria, construída por ela.

Um ótimo negócio

Hoje, a empresa de Vera funciona com ela, seu filho, uma funcionária e outra ajudante duas vezes por semana, além do marido, que faz todo o administrativo e financeiro e dá ideias e conselhos para o empreendimento. 

Produz mensalmente duas mil marmitas congeladas, fora os sucos, caldos e sopas.  Vera também dá consultoria para quem deseja aprender sobre o negócio.

“Fui me apaixonando pelo negócio e hoje não sei como vivia sem fazer isso antes. Gosto de ver o bem-estar dos clientes, recebo mensagens de agradecimentos e meus pedidos só aumentam”, comemora e completa: “Mudou minha vida, cansa muito, fico em pé o dia inteiro quase sempre até as 22h, mas as marmitas congeladas salvaram muito empreendedor na pandemia”. 

Marmitas ultracongeladas

Segundo Vera, seu próximo passo é aprender sobre o ultracongelamento, conseguir comprar um freezer próprio para isso e começar a vender também para revendas. 

O ultracongelamento é um processo de congelamento rápido, em que é utilizado o ultracongelador, que reduz em pouquíssimo tempo a temperatura interna dos alimentos, que pode chegar a -18ºC.

Como principais benefícios, o ultracongelamento diminui os riscos de contaminação, elimina o uso de conservantes nas comidas, preserva seus nutrientes, não forma cristais de gelo, deixando a comida, ao descongelar, com sabor e textura de alimentos recém-preparados, além de ser muito prático e saudável. 
 

MARMITAS BEM LEVE

- fit, low carb e vegetariana

- 320 g cada

- Toda semana, 6 opções de cardápio para cada tipo de marmita

- Média de R$ 20 a unidade

- Validade de 3 meses

 

SAIBA MAIS

@bemleve_marmitafit

 

CANAPÉ = COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E…CAPRICHO!

O personal chef carioca Ricardo Mesquita faz canapés que são verdadeiras obras de arte para comestíveis e deixa mais de 50 mil seguidores com água na boca
Leia mais +

Faça suas receitas do Dia das Mães com Cesibon

Venha conferir as sugestões de produtos para os pratos do dia das mães que o Assaí e a Rich’s Cesibon prepararam.
Leia mais +

Ekma e você: há 50 anos juntos nas melhores receitas

Confira receita super fácil com o tomate triturado da Ekma 
Leia mais +

Importância da Água Mineral Minalba nos exercícios

Veja dicas para se manter hidratado durante a prática de exercícios com Água Mineral Minalba
Leia mais +

Chocoleite-se com Nestlé na reta final do BBB 23

Saiba mais sobre os chocolates mais amados do Brasil
Leia mais +

Hoje é dia de Atum Gomes da Costa

Confira receita prática e facil com o toque especial de Gomes da Costa 
Leia mais +

O cuidado que se torna arte na cozinha

Detalhes e delicadeza são valorizados como forma de agregar valor a produtos e atender a um público exigente
Leia mais +

LIXO X ENCHENTES: QUAL A RELAÇÃO?

Os desastres naturais tendem a aumentar cada vez mais, por isso é tão importante que todos façam sua parte. Saiba como!
Leia mais +

MALTA: TALVEZ VOCÊ JÁ CONHEÇA E NEM SAIBA

Esse país no Mar Mediterrâneo parece desconhecido, mas muita gente já o viu mais de uma vez; o melhor é que sua história dá uma boa mesa muito bem temperad
Leia mais +

Campanha de posicionamento do Assaí Atacadista

O Assaí lançou, agora em março, uma campanha institucional para apresentar o seu posicionamento:  Assaí Atacadista.
Leia mais +

Persistência é a base de qualquer negócio

A trajetória de Francislene Gomes, empreendedora cearense de apenas 28 anos, representa a resiliência, a força e a fé em si mesma.
Leia mais +

Supere a vergonha de vender

Ser extrovertido não é a única forma de vender seu produto. Aprenda técnicas para vencer o medo  
Leia mais +

DO INÍCIO AO FIM – O PROCESSO DE VENDA DO SEU NEGÓCIO

Qualquer que seja o seu ramo de atuação, para ter sucesso é fundamental conhecer e realizar  todas as etapas essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.
Leia mais +

SANDO CAKE, OPÇÃO JAPONESA PARA O PALADAR BRASILEIRO

O sanduíche de frutas é uma febre no Japão, mas também é a cara do verão brasileiro e, além de fácil de fazer, é colorido e delicioso
Leia mais +

Cardápio via QR Code

Cardápio via QR Code, adotado pela maioria dos estabelecimentos de gastronomia durante a pandemia da Covid-19, não satisfaz clientes, mas deve permanecer
Leia mais +

Casais que trabalham juntos – dá certo?

O que fazer para separar o relacionamento profissional do amoroso?
Leia mais +

ALÉM DO CHOCOLATE - AS TRADIÇÕES DA PÁSCOA NO BRASIL

As diferentes regiões do Brasil têm suas tradições de Páscoa e comidas que fazem parte da cultura regional para celebrar essa data
Leia mais +

De carrocinha a food truck famoso

Sem saber nada de cozinha industrial, Camila se juntou à família em 2016 e hoje o Pastel di Mainha vende quase 2 mil unidades por mês
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!