As diferentes regiões do Brasil têm suas tradições de Páscoa e comidas que fazem parte da cultura regional para celebrar essa data

O chocolate é o alimento mais tradicional da Páscoa, praticamente no mundo inteiro. Porém, tirando esse símbolo tão conhecido, quais são as tradições da Páscoa no Brasil?
No país, até mesmo pela tradição de não comer carne vermelha no período da Quaresma, é comum, em todas as regiões, o consumo de pratos com peixe como o bacalhau – uma iguaria introduzida pelos portugueses -, e uma das receitas mais conhecidas é a bacalhoada.
Mas não é só o bacalhau não. Onde tem rio, também se consomem pescados de água doce. No Mato Grosso, uma receita tradicional é a mujica, feita com cubos de pintado salteados no azeite e mergulhados em um caldo de tomates, urucum e mandioca.
Já no Nordeste, a moqueca é a queridinha, feita com óleo de dendê e leite de coco. No Espírito Santo, a moqueca capixaba é sem dendê. Em Belém e região, o costume é utilizar nas receitas o filhote de peixe, espécie abundante nos rios locais.
SUL
Impossível não citar os chocolates famosos de Gramado (RS), que já fazem sucesso no ano inteiro, quem dirá na Páscoa.
No Paraná, onde existe uma colônia muito grande de imigrantes poloneses e ucranianos, há a tradição de praticamente um banquete no café da manhã do domingo de Páscoa, com pães, ovos, linguiça, carne defumada e a “paska” – pão feito em casa e que deve ser benzido na primeira missa do domingo antes de ser consumido.
CENTRO-OESTE
Nessa região, principalmente no Mato Grosso do Sul, a gastronomia tem forte influência do país vizinho, o Paraguai.
Na data, são consumidas as famosas “chipas”, basicamente uma variação do pão de queijo, mas com temperos de ervas.
Também é tradicional uma torta à base de milho – a sopa paraguaia –, que pode ser preparada de diferentes formas, desde a versão tradicional até a cremosa, com fubá ou milho-verde.
NORTE
Não adianta. No Norte, a tradição, com muita influência dos índios, continua sendo consumir os pratos com peixes.
Um exemplo é o pirarucu à casaca, feito com peixe, temperos, manteiga e colorau, consumido durante o ano todo, porém com muito mais frequência na Páscoa.
Já no Pará, o costume é preparar o peixe no tucupi.
NORDESTE
Acredita-se que o Nordeste seja a região do Brasil que, fora o peixe, tenha pratos mais diferentes para a data.
O mais representativo é o feijão de coco (feijão carioquinha com coco e temperos, batido no liquidificador). Há também o arroz de coco.
Outro prato tradicional da região é o quibebe – algo como um purê de abóbora –, servido na Sexta-Feira Santa para substituir a carne vermelha.
SUDESTE
Em São Paulo, o prato mais consumido é a bacalhoada acompanhada de um bom vinho.
No Rio de Janeiro, uma sobremesa muito comum na Páscoa é a canjica de milho.
A moqueca capixaba é uma tradição muito forte, também na data, no Espírito Santo.
PÁSCOA JUDAICA
A Pessach, festa mais antiga do calendário judaico, também é muito celebrada pelos judeus aqui no Brasil, e representa o nascimento do povo judeu como um povo livre e independente.
As comidas típicas e a simbologia da data são muito especiais. O prato típico mais tradicional para a data é a Sopa de Kneidlach (em português, sopa de bolas), feita com farinha de matza para matze ball, com caldo de carne.
Também não pode faltar em uma comemoração judaica o bolinho de peixe - Gefilte Fish –, um bolinho de carpa moída com especiarias.