É possível começar uma pequena fábrica na cozinha de casa, mas é indispensável estar em conformidade com as exigências legais para operar o negócio com segurança
O antepasto é uma receita original da Itália, para ser consumido antes do prato principal – daí o nome que, em italiano, significa “antes do prato”.
Por aqui, o sabor incomparável dos antepastos artesanais conquistou um público diversificado, e uma das principais vantagens é que eles não dependem da sazonalidade, sendo possível comercializá-los em todas as épocas do ano.
“Os antepastos têm saída o ano inteiro, mas o mercado fica mais aquecido quando o tempo esfria”, afirma Erica Lobão Coscarella, sócia da Bendita Compota, do Rio de Janeiro.
É importante lembrar que, assim como qualquer empresa do setor de alimentos, a higiene e o cuidado no preparo são indispensáveis para oferecer produtos de qualidade.
Se possível, o empreendedor deve oferecer um diferencial. “Nossos antepastos são conservados apenas no azeite extravirgem, sem adição de conservantes químicos”, conta Erica. A Bendita comercializa, em média, 300 potes de antepasto por mês.
“Os antepastos têm saída o ano inteiro, mas o mercado fica mais aquecido quando o tempo esfria” - Erica Lobão Coscarella, sócia da Bendita Compota
COMO MONTAR UMA FÁBRICA DE ANTEPASTOS ARTESANAIS
A produção dos antepastos artesanais envolve algumas etapas e cuidados importantes. O processo geral funciona da seguinte maneira:
Cardápio: Defina quais antepastos serão comercializados, teste receitas, textura e conservação. Uma dica é fazer uma pesquisa da concorrência e, preferencialmente, oferecer algumas opções diferentes para atrair consumidores.
Ingredientes: Compre itens frescos e de boa procedência, passo indispensável para conquistar a clientela. Isso serve para vegetais, óleos e azeites, temperos e condimentos. Conte com bons fornecedores para manter a qualidade.
Preparo: A higiene e o preparo adequado são essenciais para o sucesso do negócio. Por isso, verifique a necessidade de conseguir autorização da Vigilância Sanitária, por exemplo, junto à prefeitura de sua cidade.
Embalagem: Capriche na embalagem do produto. É uma medida atraente, porém, mais que garantir embalagens bonitas, é preciso utilizar vidros esterilizados e rotular com data de validade, ingredientes e conservação.
Armazenamento: Cada antepasto, por causa da receita, pode ter uma necessidade específica de armazenamento. Estude, entenda e garanta a segurança alimentar de seus clientes oferecendo produtos próprios para consumo.
Distribuição: As vendas podem ser feitas diretamente ao consumidor final, mas o antepasto também pode ser distribuído para lojas de produtos naturais, empórios, feiras e mercados, por exemplo, para aumentar o alcance.
Exigências legais
A produção de antepastos artesanais tem uma vantagem: pode começar na cozinha de casa, já que não se trata de uma operação complexa. No entanto, o ideal é garantir que a estrutura do negócio esteja adequada às exigências legais, que podem mudar conforme a cidade.
Por isso, procure a prefeitura do seu município para obter informações sobre a necessidade de adquirir:
CNPJ, alvará de funcionamento, autorização da Vigilância Sanitária, registro do produto na Anvisa, selo ARTE, certificado de identidade e qualidade para produtos artesanais.