Dia do cliente: 3 segredos para o bom atendimento
15/09/2023 - 08h
Melhore o atendimento ao cliente com as dicas que separamos para você, empreendedor!
Um negócio é uma via de mão dupla, em que tanto o empreendedor quanto o cliente precisam se beneficiar.
Para garantir que os dois lados saiam ganhando, é necessário investir em diversos aspectos, como:
● planejamento estratégico
● soft e hard skills
● produtos e serviços conforme a demanda
● estudo do público e mercado
E um atendimento de qualidade, claro!
Afinal, as pessoas só se tornam clientes regulares onde se sentem bem.
Para te ajudar a melhorar o atendimento do seu negócio e ganhar a confiança dos clientes, trouxemos 3 conselhos importantes para empreendedores.
Confira logo a seguir!
1 - O cliente nem sempre tem razão
Contrariando o pensamento popular, sabemos que, na prática, não é bem assim.
Inclusive, você sabia que a frase “o cliente sempre tem razão” surgiu em 1909?
Ela foi dita pelo empresário varejista Harry Gordon Selfridge, como um incentivo aos lojistas e empreendedores da época para agradar à clientela em troca de boas vendas.
Mas, como falamos na introdução, a relação entre um negócio e seus clientes deve ser amistosa, não submissa e dependente.
Por isso, muito cuidado ao dar toda a razão a um cliente, principalmente se ele não estiver agindo respeitosamente!
O consumidor tem seus direitos e deveres, bem como o empreendedor.
Para não ser pego de surpresa em situações delicadas, estude bem sobre o assunto para conhecer os seus direitos como empreendedor.
A melhor forma de lidar com situações em que o cliente não está certo é se mostrar disposto a ouvi-lo e ajudá-lo a resolver o problema.
Veja os passos básicos para isso:
1 - Entenda se os conflitos são racionais (causados por uma situação que pode ser mensurada) ou se é emocional.
2 - Agradeça o feedback do cliente com sinceridade para que ele sinta que sua opinião é valorizada.
3 - Mantenha a calma e respire fundo antes de responder qualquer coisa, principalmente se o cliente está sendo ofensivo.
4 - Entenda que, por trás da raiva do cliente, está a dor e a frustração de não ter uma expectativa atendida. Exerça sua empatia para entender essa dor.
5 - Investigue e utilize argumentos para explicar para o cliente o motivo da falha humana ou técnica.
6 - Peça desculpas sinceras e diga as ações que você tomará para evitar que aquele erro/problema volte a acontecer no futuro.
Claro que, na prática, é mais complicado do que esse roteiro!
Por isso, ressaltamos que a equipe do seu negócio precisa estar capacitada para utilizar técnicas de comunicação adequadas para conter a situação.
Sendo assim, invista em cursos, palestras, workshops e aulas para capacitar o seu pessoal e garantir que a sua equipe está realmente prestando um atendimento de qualidade.
Lembre-se que ser coerente e justo vale mais a pena do que manter um cliente que não respeita seu negócio, seus funcionários, seu trabalho, etc.
Por isso, é essencial estar preparado, pois, caso você não consiga contornar um conflito e acabe perdendo um cliente, você terá a consciência limpa de que deu o seu melhor e estará protegido juridicamente.
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2 - Mantenha a educação com o cliente
O respeito é a base de um atendimento de qualidade para o cliente!
Novamente, invista na capacitação da sua equipe para ter certeza de que eles estão tratando a clientela com o respeito que ela merece.
Mas, caso o desrespeito venha da parte do cliente, será necessário ter muita paciência para “educá-lo” e fazê-lo entender que essa não é a melhor forma de resolver a situação.
Dito isso, evite “bater boca” com o cliente.
Se possível, explique a situação de um ponto de vista neutro, demonstrando que seu negócio não quer que ninguém saia prejudicado.
Confira esta matéria: Entenda a importância das habilidades sociais para os negócios
3 - Garantindo a satisfação do cliente
Manter os clientes satisfeitos o tempo todo nem sempre é possível, mas isso não significa que seu negócio não pode tentar!
E uma das formas eficientes de garantir a satisfação da clientela é conhecer o comportamento dos seus consumidores.
Isso significa que, além de oferecer produtos, serviços e um atendimento de qualidade, você precisa surpreendê-los, oferecendo sempre a mais do que eles precisam.
Calma, o ponto não é “dar presentes de graça” e, sim, superar as expectativas dos clientes.
Estar sempre um passo à frente faz parte de um atendimento de sucesso.
Mas, afinal, como fazer isso? A resposta é mais simples do que parece: conheça e ouça seus clientes.
Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
● pesquisa de satisfação
● ações de marketing e pós-venda
● promoções e ações de fidelização
● esteja aberto as sugestões de melhorias e feedbacks
Por fim, o conjunto de tudo isso vai ajudar o seu negócio a cultivar um bom relacionamento com os clientes a longo prazo.
Você também pode gostar da seguinte matéria: Como construir um relacionamento com o cliente?
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