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Dia do cliente: 3 segredos para o bom atendimento

Melhore o atendimento ao cliente com as dicas que separamos para você, empreendedor!

 

Um negócio é uma via de mão dupla, em que tanto o empreendedor quanto o cliente precisam se beneficiar.

Para garantir que os dois lados saiam ganhando, é necessário investir em diversos aspectos, como:
 

  • ● planejamento estratégico

  • ● soft e hard skills

  • ● produtos e serviços conforme a demanda

  • ● estudo do público e mercado
     

E um atendimento de qualidade, claro!

Afinal, as pessoas só se tornam clientes regulares onde se sentem bem.
 

Para te ajudar a melhorar o atendimento do seu negócio e ganhar a confiança dos clientes, trouxemos 3 conselhos importantes para empreendedores.

Confira logo a seguir!
 

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1 - O cliente nem sempre tem razão

Contrariando o pensamento popular, sabemos que, na prática, não é bem assim.
 

Inclusive, você sabia que a frase “o cliente sempre tem razão” surgiu em 1909?

Ela foi dita pelo empresário varejista Harry Gordon Selfridge, como um incentivo aos lojistas e empreendedores da época para agradar à clientela em troca de boas vendas.
 

Mas, como falamos na introdução, a relação entre um negócio e seus clientes deve ser amistosa, não submissa e dependente.
 

Por isso, muito cuidado ao dar toda a razão a um cliente, principalmente se ele não estiver agindo respeitosamente!
 

O consumidor tem seus direitos e deveres, bem como o empreendedor.

Para não ser pego de surpresa em situações delicadas, estude bem sobre o assunto para conhecer os seus direitos como empreendedor.
 

A melhor forma de lidar com situações em que o cliente não está certo é se mostrar disposto a ouvi-lo e ajudá-lo a resolver o problema.
 

Veja os passos básicos para isso:
 

1 - Entenda se os conflitos são racionais (causados por uma situação que pode ser mensurada) ou se é emocional.

2 - Agradeça o feedback do cliente com sinceridade para que ele sinta que sua opinião é valorizada.

3 - Mantenha a calma e respire fundo antes de responder qualquer coisa, principalmente se o cliente está sendo ofensivo.

4 - Entenda que, por trás da raiva do cliente, está a dor e a frustração de não ter uma expectativa atendida. Exerça sua empatia para entender essa dor.

5 - Investigue e utilize argumentos para explicar para o cliente o motivo da falha humana ou técnica.

6 - Peça desculpas sinceras e diga as ações que você tomará para evitar que aquele erro/problema volte a acontecer no futuro.
 

Claro que, na prática, é mais complicado do que esse roteiro!

Por isso, ressaltamos que a equipe do seu negócio precisa estar capacitada para utilizar técnicas de comunicação adequadas para conter a situação.
 

Sendo assim, invista em cursos, palestras, workshops e aulas para capacitar o seu pessoal e garantir que a sua equipe está realmente prestando um atendimento de qualidade.
 

Lembre-se que ser coerente e justo vale mais a pena do que manter um cliente que não respeita seu negócio, seus funcionários, seu trabalho, etc.
 

Por isso, é essencial estar preparado, pois, caso você não consiga contornar um conflito e acabe perdendo um cliente, você terá a consciência limpa de que deu o seu melhor e estará protegido juridicamente.
 

Leia também: Conheça a história de um café com um atendimento impecável
 

2 - Mantenha a educação com o cliente

O respeito é a base de um atendimento de qualidade para o cliente!
 

Novamente, invista na capacitação da sua equipe para ter certeza de que eles estão tratando a clientela com o respeito que ela merece.
 

Mas, caso o desrespeito venha da parte do cliente, será necessário ter muita paciência para “educá-lo” e fazê-lo entender que essa não é a melhor forma de resolver a situação.
 

Dito isso, evite “bater boca” com o cliente.

Se possível, explique a situação de um ponto de vista neutro, demonstrando que seu negócio não quer que ninguém saia prejudicado.
 

Confira esta matéria: Entenda a importância das habilidades sociais para os negócios
 

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3 - Garantindo a satisfação do cliente

Manter os clientes satisfeitos o tempo todo nem sempre é possível, mas isso não significa que seu negócio não pode tentar!
 

E uma das formas eficientes de garantir a satisfação da clientela é conhecer o comportamento dos seus consumidores.

Isso significa que, além de oferecer produtos, serviços e um atendimento de qualidade, você precisa surpreendê-los, oferecendo sempre a mais do que eles precisam.
 

Calma, o ponto não é “dar presentes de graça” e, sim, superar as expectativas dos clientes.

Estar sempre um passo à frente faz parte de um atendimento de sucesso.

Mas, afinal, como fazer isso? A resposta é mais simples do que parece: conheça e ouça seus clientes.
 

Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
 

  • ● pesquisa de satisfação

  • ● ações de marketing e pós-venda

  • ● promoções e ações de fidelização

  • ● esteja aberto as sugestões de melhorias e feedbacks
     

Por fim, o conjunto de tudo isso vai ajudar o seu negócio a cultivar um bom relacionamento com os clientes a longo prazo.
 

Você também pode gostar da seguinte matéria: Como construir um relacionamento com o cliente?

 

Ganhe variedade, qualidade e prêmios com o Assaí

Quem é cliente do Assaí Atacadista já está acostumado com os mimos!

Afinal, oferecemos qualidade em todos os aspectos, mas, principalmente, nos produtos e no atendimento.
 

E, falando em produtos, temos um mix de categorias para que sua casa e seu negócio tenham uma variedade para escolher, como:
 

  • ● açougue no Assaí Atacadista

  • ● mercearia no Assaí Atacadista

  • ● padaria no Assaí Atacadista

  • ● bazar automotivo no Assaí 
     

E muito mais! Clique aqui para conhecer todas elas.
 

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